Origem da raça Shih Tzu

 O nome “Shih Tzu” significa “cão leão” e é uma das raças mais apreciadas na China por causa da sua associação com o budismo. Embora o Shih Tzu seja mais comumente associado à China, ele foi provavelmente originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O Shih Tzu que conhecemos hoje, se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (Tzu-shi, 1861-1908). O Shih Tzu e o Pequinês compartilham de histórias parecidas, entretanto, conseguimos diferenciar o Shih Tzu na arte chinesa porque ele tem um topete na cabeça.

 

O Shih Tzu foi o animal de estimação preferido durante a dinastia Ming e foi altamente valorizado pela família real. Quando os ingleses saquearam o Palácio Imperial, a maioria dos cães foram perdidos, e a raça sofreu um grande revés. O Shih Tzu foi exibido pela primeira vez na China como o Lhasa ou Poodle tibetano. Em 1935, ele foi exibido como o cão leão Lhasa; Por esse tempo, ele foi se tornando muito popular. Um estado de confusão semelhante existia na Inglaterra, onde o Lhasa Apso e o Shih Tzu foram agrupados como o Apso (que significa desgrenhado). Em 1934, logo após a Lhasa ser exibido pela primeira vez, foi dividido em duas raças separadas, com os de focinho achatado se chamando Shih Tzu, o seu nome chinês coloquial. Em 1952, uma única cruza com Pequinês foi autorizada para melhorar certos pontos, mas nunca foram novamente autorizadas essas cruzas. Nos Estados Unidos, a raça começou a tornar-se extremamente popular na década de 1960, levando ao reconhecimento AKC em 1969. Sua popularidade tem continuado a crescer e hoje o Shih Tzu é um dos cães mais populares do Brasil.






 Características


Fisicamente possuem olhos grandes e escuros, pelagem exuberante e podem chegar a atingir os 28 cm na cernelha e pesarem de 4,5 a 8,6 kg. É considerado um típico animal de companhia, apesar de menos ativo que outros de mesmo porte. No livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, ocupa a 70ª posição das 79. Apesar da baixa classificação, o índice desta publicação considera como mais inteligentes as raças que obedecem mais facilmente a comandos e respondem mais rapidamente ao adestramento, considerado um ponto fraco do Shih-Tzu, pois é um cão que manifesta comportamento bastante dominante. Em aspectos cognitivos no entanto, a raça apresenta uma inteligência acima da média, sendo os exemplares quietos e bastante observadores, curiosos, exploradores do ambiente e buscam grande empatia emocional com os donos. 


No geral, o Shih Tzu se adapta muito bem à companhia de crianças e outros animais de estimação. Além disso, ele é um cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses são cães que se acostumam facilmente a barulhos e vivem bem em apartamentos - local mais apropriado. Já no campo, eles exigem muito mais cuidado, devem ser mantidos dentro de casa e tomar banho regularmente.


Em relação a saúde, há registros da ocorrência de coprofagia, alergias e dermatites, problemas oculares, hérnia umbilical, otite e pré disposição ao desenvolvimento de câncer de útero ou testículo. Assim, é imprescindível o acompanhamento periódico da saúde de exemplares da raça por profissionais veterinários capacitados.



Expectativa de vida


12 a 16 anos


Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.


Grupo: 9 – Cães de Companhia


Padrão da Raça: 


Cor: preto, marrom ou branco são os mais populares. É comum serem bicolor.


Pelo: longo


Padrão da Raça 

Tamanho: Toy/pequeno

Tosa: requer pouca tosa

Altura (macho e fêmea): até 28cm


Peso (macho e fêmea): entre 4kg e 7kg


Ambiente ideal: O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa. São um dos cachorros mais apropriados para apartamento.


Temperamento e personalidade do Shih Tzu

 

Shih Tzu filhotinho Shih Tzus são alegres e extrovertidos. Eles são bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. Eles são bem teimosos e podem ser difíceis de educar. Os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina. Eles também são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Atenção aos vizinhos, pois seus latidos podem ser indesejáveis. Eles também costumam ser dóceis com outros animais, mas como todas as raças, devem ser socializados desde cedo, tanto com outros cães quanto com crianças e gatos. Ao apresentar um novo ser para um Shih Tzu, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça!). É importante manter a raça ativa e com constante carinho e companhia. Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Shih Tzus ficam felizes em te seguir pela casa. Eles são muito carinhosos, apegados e amigos, adoram um colo e não ficam muito bem sozinhos.


Comentários