Acupuntura para Shih Tzu

 As terapias naturais estão no auge e não apenas para nós, felizmente também para os nossos shih tzu. Neste artigo vamos falar da acupuntura para shih tzu, uma prática antiga da Medicina Tradicional Chinesa, completamente natural e bastante eficaz.


Por este motivo, hoje em dia já vemos algumas clínicas veterinárias apostando neste serviço, por isso sem dúvida que o deve conhecer para se informar de tratamentos naturais para o seu shih tzu. Informe-se e descubra o mundo da acupuntura, neste caso para cães.


Como funciona a acupuntura nos shih tzu 




A acupuntura trata-se de uma terapia natural reconhecida tanto por faculdades de médicos como por faculdades de veterinários. De fato, atualmente os veterinários contam com uma formação de pós-graduação em acupuntura.


A acupuntura está baseada em uma das principais crenças da Medicina Tradicional Chinesa: o organismo dos seres vivos está repleto de um fluxo de energia constante e quando ocorre uma alteração ou bloqueio neste fluxo vem a doença. Para equilibrar este fluxo energético utiliza-se a aplicação de agulhas em certas áreas anatômicas que são chaves para um bom equilíbrio da energia dos seres vivos, chamados meridianos.


Ao aplicar as agulhas nos meridianos o fluxo de energia vital restabelece-se e a saúde recupera-se. Funciona exatamente da mesma forma nos cães, aplicam-se estas agulhas nos pontos meridianos adequados (dependendo do problema presente no pet) e as agulhas permanecem na pele durante um tempo aproximado de 20 minutos.


Deve saber que não ah incômodo para o seu shih tzu, não se tratando de um processo especialmente doloroso. O shih tzu deve se encontrar calmo para que a sessão possa ser levada a cabo do modo correto.


Como fazer uma sessão de acupuntura a um Shih Tzu 


Se quer que o seu shih tzu se beneficie de todas as propriedades da acupuntura, é importante que o faça com profissionais capacitados para isso. A acupuntura não se realiza em qualquer clínica veterinária, deve ir a um centro específico.


Portanto, o veterinário deve ter também uma formação específica em acupuntura que o acredite para utilizar esta técnica. Se tiver dúvidas, pergunte sobre que qualificações específicas tem, pois como já referimos existe uma formação pós-graduação em acupuntura para aquelas pessoas já licenciadas em ciências veterinárias.


O que se pode tratar com acupuntura para Shih Tzu 


A acupuntura pode ser uma terapia de apoio para qualquer condição, mas a verdade é que se recomenda especialmente nos casos de alergia, problemas dermatológicos, artrite e osteoartrose.


A partir disso, podemos deduzir que os shih tzu podem se beneficiar bastante desta técnica, uma vez que é capaz de acalmar todos os sintomas que resultam de articulações envelhecidas (problemas de mobilidade, inflamação, dor,..) de uma forma natural, livre de fármacos e sem consequências adversas.

Comentários