Shih Tzu pode comer brócolis?

 Shih Tzu pode comer brócolis? Umas das perguntas mais frequentes em relação a alimentação natural para cães é se o brócolis pode fazer mal aos shih tzu.


Rico em antioxidantes, o brócolis é um alimento importante para a nossa alimentação, pois fornece uma série de nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras. Mas os shih tzu também se beneficiam das qualidades do brócolis assim como nós?





Assim como os seres humanos, os shih tzu também são propensos a doenças e enfermidades e a melhor maneira de prevenir a doença é a boa alimentação. No que diz respeito a nutrição natural, a variedade de alimentos é um dos fatores importantes para melhorar a qualidade de qualquer dieta.


O brócolis é um alimento rico em antioxidantes, que são conhecidos por serem capazes de combater as células causadoras do câncer. Outro elemento que também protege o nosso organismo contra a exposição a agentes cancerígenos é a clorofila, pigmento que está presente em vegetais de folhas verdes como o brócolis. Podemos citar outros nutrientes importantes no brócolis, como os bioflavonóides, que também desempenham a função de agentes antioxidantes, maximizando os efeitos antioxidantes da vitamina C. Rico em minerais como cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio, o Brócolis é composto por várias vitaminas, como a vitamina A, C, B1, B2, B6 e K. Mas para responder a nossa pergunta inicial, o mais importante é saber se o brócolis não faz mal para os cães, e se esse vegetal também oferece os mesmos benefícios aos shih tzu.  


Shih Tzu pode comer brócolis?


Ele podem sim mas com moderação, as florzinhas do brócolis contém uma substância que pode ocasionar leve ou até grave irritação gástrica em alguns shih tzu, assim como gases e inchaço quando consumido em excesso, o brócolis é uma boa opção de petisco para substituir esses biscoitos processados, pois é um vegetal verde com pouquíssimas calorias e contém muitas fibras.


As fibras contribuem para um bom funcionamento do intestino, agora já sabe se o seu filho de quatro patas adora brócolis dê com moderação.


Como preparar o brócolis para seu Shih tzu? 


1. Descarte a ponta da raiz brócolis


2. Cozinhe o brócolis  (ATENÇÃO apenas águas! Não adicione sal ou tempero)


3. Após ter cozido, coloque na água gelada, (ATENÇÃO NÃO REFOGUE)


4. Corte em pequenos pedaços e der em pequenas porções. 


Qual a quantidade segura de brócolis por refeição?


O brócolis é uma excelente fonte de fibras para os shih tzu, e por ter baixíssimas calorias, é um petisco perfeito para oferecer ao seu shih tzu entre as refeições. No entanto, a quantidade de brócolis oferecida para os shih tzu deve ser controlada para evitar a intoxicação por isotiocianato, que pode causar irritação gástrica.


A porção de brócolis que se considera perfeitamente segura para o consumo canino é de 5% da sua alimentação diária. Qualquer quantidade superior a 10% da alimentação diária do seu cachorro pode causar irritação no estômago, e doses de aproximadamente 25% da aliementação podem ser até fatais.


É importante entender, no entanto, que se os shih tzu receberem a porção na quantidade correta, o brócolis é perfeitamente seguro para o consumo e traz inúmeros benefícios. Portanto não há nenhum risco em oferecer brócolis ao seu shih tzu, desde que seja em pequenas quantidades.


Nunca deixe de considerar, que no caso dos cães de porte pequeno, o cuidado tem que ser redobrado, já que uma quantidade relativamente pequena pode ser considerada excessiva. Outro ponto que vale a pena mencionar, é que, conforme explicado inúmeras vezes aqui no blog, os shih tzu não são vegetarianos e nem podem ser.


A dieta normal para qualquer cachorro deve ser formulada com base em proteínas de origem animal, mesmo que ele também consuma vegetais, como cereais e legumes. Os vegetais, de maneira geral, devem ser uma pequena parte da refeição de um shih tzu.

Comentários