Espirro reverso em Shih Tzu: O que fazer?

 O espirro reverso (Respiração Paroxística Inspiratória) é um problema muito comum de acontecer com nossos shih tzu,  porém muitos donos acreditam que eles estejam  engasgados ou tendo algum ataque asmático. Para os donos, os poucos segundos de um episódio podem parecer eternos.


O nome desse fenômeno observado em cães, principalmente em braquicefálicos (braquicefálicos são os cães que possuem o focinho achatado) como o shih tzu por exemplo.




A respiração paroxística inspiratória ou também comumente conhecido como espirro reverso, já que de fato parece que o shih tzu está querendo segurar o espirro. Em um espirro normal, o ar é empurrado para fora do nariz. Em um espirro reverso, o ar é puxado rapidamente para dentro do nariz, fazendo um som caraterístico.


Apesar de poder acontecer em todas as raças de todos os tamanhos, os eventos acontecem mais em raças de porte pequeno.


Quando acontece dos shih tzu terem espirro reverso, a maioria volta a respirar normalmente depois dos episódios. Pode ocorrer diversas vezes na vida do seu shih tzu e geralmente acontece aleatoriamente.


Espirros reversos são causados por um espasmo na garganta e no palato mole. Pode ser causado por uma irritação na área da garganta, faringe ou na laringe. Isso pode ser de excitação, puxões na coleira, alergias (pólen, cheiros fortes de produtos de limpezas), infecções respiratórias, gotejamento pós-nasal, ou para alguns shih tzu, as mudanças bruscas de temperatura.


 Há razão para se preocupar?


Segundo o Dr. Hiebert para o VetStreet, o espirro reverso é como uma tosse ou um espirro. O espirro reverso serve para liberar o que quer que esteja irritando, como um objeto estranho. Quando acontece de forma ocasional, é perfeitamente normal.


Se a frequência e severidade aumentarem, vindo acompanhados de um estranho corrimento nasal, leve o seu shih tzu ao veterinário. Só ele poderá descartar disgnósticos como um corpo estranho no trato respiratório, câncer nasal, pólipos ou tumores , ácaros nasais, colapso na traqueia ou uma infecção respiratória.


Em todos os casos, é imprescindível que você converse com o médico veterinário sobre os eventos para que ele possa julgar a condição física do seu shih tzu e, se necessário, passar exames para averiguar mais afundo as causas.


Como esses eventos ocorrem de maneira aleatória, é provável que durante a consulta o seu shih tzu não apresente nenhum sintoma. Por isso, se possível, grave um evento para que o seu veterinário possa ver como são os episódios de espirro reverso.


Sintomas


Quando o cão está tendo um episódio de espirro reverso, ele:


1. Fica parado


2. Estica o pescoço


3. Cotovelos afastados


4. Olhos arregalados.


5. Movimentos rápidos inspiratórios com a boca fechada.


6. Sons vindo das passagens nasais. 


7. Tosse


O que fazer na hora de um espirro reverso?


1. Tapar com os dedos as narinas, obrigando o cão a respirar pela boca. 


2. Uma massagem de leve na área da garganta.


3. Assoprar delicadamente no nariz do cão.


4. Cheque se as gengivas e língua do cão estão na cor normal.


5. Tente fazer ele beber um pouco de água. 


6. Mantenha a calma – É comum que durante os episódios, os cães fiquem estressados. Porém, muitos ficam ainda mais estressados em consequência da reação dos donos.

Comentários