Anemia em Shih Tzu: Causas, sintomas e tratamentos

 Seu Shih-Tzu está indisposto, sem vontade de comer e muito cansado? É preciso ficar atento, pois esses sinais podem querer te contar que seu cão está com anemia! Diferentemente do que muita gente pensa, a anemia em cães existe e precisa ser tratada para evitar complicações. Por isso, preste atenção ao comportamento dele, assim notará prematuramente qualquer mudança.


A anemia em cachorros é caracterizada pela redução do volume sanguíneo, consequência de uma provável doença ou distúrbio genético. O diagnóstico de anemia sinaliza que o animal está com baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e isso pode acontecer por diversos motivos.


Causas da anemia em cachorros




Quando falamos sobre anemia em cães, já pensamos na perda de ferro do sangue, certo? É comum esse pensamento, mas devemos destacar que essa doença canina pode ser provocada por diferentes razões. Esse tipo de anemia em cachorros causada pela baixa quantidade de ferro no sangue é rara, desenvolvida apenas em animais muito debilitados.


A principal causa da anemia em cachorros é o aumento anormal da destruição dos glóbulos vermelhos pelo organismo. Além disso, pode ser causada por:


■ Acidentes: considerada anemia hemorrágica, devido à perda de sangue.


■ Doença transmitida pelo carrapato: a doença do carrapato leva à destruição de células sanguíneas.


■ Má alimentação: deficiência de vitaminas e ferro, essenciais para a produção de sangue. Por isso, fique sempre atento ao escolher a ração para cães que oferecerá ao seu amigo. Ela deve ter todas as vitaminas e nutrientes essenciais para proporcionar um desenvolvimento saudável do animal.


■ Venenos ingeridos de maneira acidental


■ Parasitas: carrapatos, vermes intestinais e pulgas em cães, que se alimentam do sangue do animal


■ Doença renal crônica: a medula óssea não é estimulada para produzir células vermelhas.


Sintomas da anemia em cachorros


Os sintomas da anemia em cães podem te ajudar a descobrir a doença logo no início. Portanto, para saber se seu cãozinho está com anemia é preciso ficar de olho nos sinais clínicos mais comuns:


● Perda de apetite em cães


● Urina escura


● Palidez nas mucosas


● Indisposição para brincadeiras e passeios


● Perda de peso


● Aparência triste.


Destacamos que esses sinais não determinam o diagnóstico, apenas o exame de sangue é capaz de afirmar se o cachorro está realmente anêmico. Por isso, se identificar algum desses sinais, leve seu amiguinho ao veterinário o quanto antes!


Tratamento da anemia em cachorros




O veterinário irá indicar o melhor tratamento, de acordo com a anemia que foi identificada. Em casos de anemia hemorrágica, o tratamento pode exigir uma intervenção cirúrgica. Já em outras situações, como a anemia causada por parasita, é necessário que os cuidados sejam direcionados para acabar com o agente causador.

O tratamento da anemia em cachorros é feito com medicamentos que estimulam a produção de sangue na medula, ração para cães adequada com suplementos de vitaminas, vermífugos e, nos casos mais graves, transplante de medula óssea e transfusão de sangue.


Fique de olho no seu pet, se aparecer os sintomas leve seu amiguinho ao veterinário o mais rápido possível.  

Comentários