Febre em Shih Tzu: Causas, Sintomas e o que fazer

 A febre em shih tzu, assim como nos humanos, não é uma doença em sí, mas sim um sintoma de algum problema que possa estar acontecendo no organismo do animal. 


Neste caso, toda febre precisa ser investigada mais a fundo, e não apenas tratada. De qualquer forma, entender quais são os sintomas da febre em seu shih tzu pode ser muito importante para conseguir ajudar ele de forma mais rápida caso o problema de saúde seja mais grave.




Antes de tentar entender se seu shih tzu está com febre ou não, é importante que os donos saibam que os dados relativos a temperatura em um cachorro não são os mesmos. 


Geralmente nos humanos a febre aparece quando estamos com uma temperatura corporal acima dos 36 graus. No caso dos shih tzu, a temperatura normal do corpo deles é de 38,5 a 39,5 graus.


Portanto, um shih tzu apresenta febre realmente quando sua temperatura está acima dos 40 graus.


Principais sintomas


Alguns sinais físicos surgem nos animais quando eles estão com febre. Nos shih tzu, o focinho pode ser um excelente indicador de febre quando ele está seco ou quente demais. 


Além disso, os shih tzu também apresentam olhos lacrimejantes, nervosismo e falta de apetite quando estão com febre.



Medindo a temperatura do shih tzu 


Para medir a temperatura de um shih tzu não é necessário comprar um termômetro específico, pode ser um utilizado em humanos também.


O primeiro passo para medir a temperatura é garantir que o nível do mercúrio está mercando, pelo menos, 35 graus. Passe vaselina ou gel lubrificante e introduza o termômetro no anus do cão, espere pelo menos 1 minuto e meio para conseguir checar a temperatura. Caso o seu shih tzu seja muito agitado, peça para alguém ajudar segurando ele para você.


Alguns termômetros especiais podem medir a temperatura diretamente na orelha do shih tzu Mas estes aparelhos geralmente custam mais caro do que os termômetros convencionais.


Algumas das causas que podem causar um aumento da temperatura são:


1. Infecções 



2. Parasitas



3. Reação a uma vacina



4. Envenenamento



5. Insolação



6. Outras doenças




O que fazer em casa?



O ideal é que você leve-o ao veterinário se confirmar que a temperatura do seu cão está acima dos 40 graus. Caso queira tentar diminuir a temperatura, veja o que você pode fazer:


faça seu shih tzu beber bastante água. Se ele não aceitar água normal, tente água de coco natural.


se ele estiver com tremores, cubra-o com uma manta leve, fique ao seu lado o máximo possível para ele se sentir reconfortado.


um banho quebrado (morno quase frio) pode ajudar a diminuir a temperatura do corpo.



Sempre é melhor consultar um médico do que ficar tentando coisas caseiras. Nunca sabemos o que pode estar acontecendo no corpo do nosso shih tzu.  

Comentários