Aqui está a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso

 Shih Tzu e Lhasa Apso:  Tão parecidos e tão diferentes- Quando o assunto é cachorro, as duas raças mais confundidas são exatamente estas:


Lhasa Apso e Shih Tzu. Muitas pessoas ficam até espantados quando percebem que eles não são exemplares da mesma raça. 




As semelhanças são claras: Olhos grandes, pelo longos e macio, porte pequeno e cores que não se diferenciam de uma raça a outra.   Mas é as diferenças, você sabe enumerar?  


A origem 


Confusões a parte, as raças se tornaram destaque quando o assunto é cão de companhia. 

Mas a origem das duas é a primeira das muitas diferenças que envolvem os dois grupos.


O Lhasa Apso surgiu primeiro!  Ele era mantido como guardião no Tibete, tendo a função de cão de alerta. Já o Shih Tzu surgiu depois, a partir do cruzamento do Lhasa com o pequinês. 


Ao contrário do Lhasa, que tinha a função de cão de alarme, o Shih Tzu foi criado para ser um cão de companhia, o que nos leva as diferenças comportamentais entre eles.


Diferenças comportamentais 


Como todo cão que originalmente foi desenvolvido para ser um cão de alarme,  o Lhasa não se dá bem com estranhos, ele desconfia, late e demora até criar confiança. Já o Shih Tzu,  puramente um cão de companhia, é mais dado com todos ao seu redor, abanando o Rabinho para quem quer que chegue.


O Shih Tzu é dado, expansivo e encantador com todos a sua volta.  O Lhasa costuma eleger um dono, com quem é profundamente apegado e amoroso.  Já o Shih Tzu é um cão voltado a toda familia, ele pede carinho, pede colo e não se cansa de interagir com todos ao seu redor.



É verdade que eles possuem semelhança.  Mas depois que você descobrir as diferenças, será muito mais fácil identificar as duas raças. 


A diferença mais gritante é o focinho.  O do Shih Tzu é extremamente retraído, quase inexistente - lembra que ele possui, possivelmente, um pouquinho de pug? Já  O Lhasa tem o focinho mais fino e um pouco mais alongado.


O Lhasa ainda tem olhos um pouco menores e mais ovalados, enquanto o Shih Tzu tem olhos maiores e bem redondos.  A testa também é diferente: a do Lhasa é  reta e a do Shih Tzu é arredondada.


A pelagem não pode ser diferenciada pela cor - já que ela varia nas duas raças.  O Lhasa, porém,  tem um pelo mais áspero e Grosso, enquanto no Shih Tzu ele é mais fino e suave.


Seja qual for sua escolha, ela deve ser definida pelo comportamento que você procura em um cão. 

De maneira geral, ambos são excelentes companheiros, muito dóceis e afetuoso.



Até a próxima matéria

Comentários