Shih Tzu arfar ofegante: é normal?

 Se você tem estado com o seu Shih Tzu por um bom tempo, você já deve ter notado que o seu cão gosta de arfar muito. Talvez você esteja se perguntando por que eles fazem isso. É normal? É seguro? Para sua informação, arfar ofegante é uma atividade normal para cães. É o seu mecanismo contra o excesso de calor. Com isto em mente, é normal para o seu cão arfar depois de um treino pesado ou quando está extremamente quente no exterior.


Mas sendo normal, quando se torna anormal? Arfar ofegante se torna anormal quando é feito por causa de diferentes razões que não o calor . Você vai saber que a respiração ofegante de seu cão é anormal quando apresenta as seguintes características: ânsia excessiva, em comparação com o padrão de respiração ofegante normal do cão, ocorre mesmo quando é perfeitamente frio lá fora, tem um som mais alto e mais duro, quando seu cão parece exercer mais esforço com cada respiração.





Shih Tzu ofegante e cansado depois de um estímulo não é motivo para preocupação


Shih Tzu cansado e ofegante, principalmente depois de um passeio ou brincadeiras nos dias mais quentes, é muito normal. Ainda assim é preciso observar a frequência e duração. “Ele simplesmente pode estar ofegante por causa de agitação, estresse ou calor. O proprietário deve observar se a respiração é normal, sem aparentar dificuldade e mantê-lo em local calmo e evitar o calor. Se não houver melhora, o veterinário deve ser notificado”, pontua o veterinário.


Esse tipo de sintoma, geralmente não vem acompanhado de limitações no comportamento do cão. “Ao contrário de cães com doenças respiratórias, cães ofegantes movimentam-se naturalmente, sem restrição de posição e, apesar do aumento da frequência respiratória, os movimentos do tórax são normais e não aparentam esforço anormal para respirar”, acrescenta.


Shih Tzu tremendo e ofegante: o que isso quer dizer? 


Se você perceber um seu shih tzu ofegante e tremendo, é melhor ficar atento, principalmente se ele não tiver recebido nenhum estímulo para ficar mais cansado. Cães podem tremer por muitas razões e nem sempre são indicativos de doenças mais graves: é o caso de cachorros ansiosos, que manifestam mais agitação durante alguma brincadeira ou antes do passeio. Nesse caso, a tremedeira é mais psicológica e o adestramento de cães pode ajudar.


Shih Tzu muito ofegante e com tremedeira pode indicar doenças, principalmente se surgirem outros sintomas. Se há uma frequência na tremedeira, pode ser que ele esteja doente. Você deve observar se há outros sinais junto da tremedeira - como vômito, diarreia, febre, apatia e perda de apetite. 


Você pode perguntar por que o meu shih tzu tem arfar anormal. Bem, aqui estão algumas respostas:


Stress e ansiedade


Uma das razões mais comuns por que seu cão está ofegante é porque ele está estressado ou ansioso. Você vai saber que a respiração ofegante é provocada pelo stress e ansiedade e quando é acompanhado pela cauda encolhida, chorar ou lamentar-se, tremendo, orelha baixa, e o pior de tudo perda de controle urinário e intestinal. Se for esse o caso, você tem que proporcionar conforto para o seu cão, porque ele precisa dele nesse momento.


Dor


Quando o seu cão está passando por muita dor, ele tenta lidar com ela através da respiração excessiva. Na verdade, este é um dos primeiros sinais de que o seu cão vai mostrar quando está com dor. Além disso, cadelas grávidas que estão parindo cachorrinhos também mostram ofegante pesado.


Problemas cardíacos


É uma das razões mais graves porque seu cão está ofegante. Você saberá que o seu cão está sofrendo de insuficiência cardíaca quando está associada a tosse e tolerância reduzida para o exercício. Se esta é a razão da respiração pesada, então é recomendado que leve o seu cão ao veterinário imediatamente.


Anemia


Como os seres humanos, os animais podem sofrer de anemia também. Essa condição é definida como a diminuição de células vermelhas do sangue. Uma vez que as células vermelhas do sangue são responsáveis pelo transporte do oxigénio para os diferentes tecidos do corpo, a anemia pode resultar de privação de oxigénio no corpo.


Medicação


Existem alguns medicamentos que podem levar a respiração ofegante anormal pesada em cães. Alguns destes medicamentos incluem esteróides como prednisona e prednisolona. Com isto em mente, é recomendável que observe a respiração do seu cão depois de lhe dar tais medicamentos.


Às vezes, pode ser bastante difícil determinar se a respiração ofegante de seu cão é normal ou não. É por isso que é recomendado manter um olhar atento sobre a forma como o seu cão respira para que possa agir quando a assistência médica é necessária.


Comentários