Como secar corretamente seu Shih Tzu em casa

 Como secar um Shih-Tzu em casa? Após dar banho no seu Shih-Tzu, é muito importante secar bem os pelos do Shih-Tzu.  Veja como secar o seu pet da maneira correta em sua casa. Um dos cuidados básicos com o Shih-Teu é o banho, não é mesmo? Mas a etapa posterior ao banho também é  muito importante: a hora de secar os pelos do Shih-Tzu. 


Após deixar o Shih-Tzu limpinho, é importante secar bem os pelos do Shih-Tzu,  quando a secagem não é bem feita, a pele e a pelagem ficam úmidas, o que Cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, que levam ao mau cheiro e podem causar doenças, como as dermatites.




Apenas a toalha não é suficiente para deixar a pelagem do seu Shih-Tzu completamente seca e, por este motivo, recomenda-se o uso cuidadoso de um secador.


Por que os Shih-Tzu não Gosta de Secador?


Além de não ser natural de forma alguma para o Shih-Tzu, ainda o irrita ou intimida. O motivo é bem simples: Secadores de cabelo fazem um barulho que para a maioria dos Shih-Tzu é insuportável ou no mínimo extremamente irritante.  Os Shih-Tzu possuem ouvidos mais sensíveis, podendo ouvir sons que nós não ouvimos.


Cuidados com o secador nos Shih-Tzu 


Existem secadores (de pedestal e aspirador) que são feitos especialmente para cães, os quais podem ser visto em Pet shops e em clínicas veterinárias.  Mas se você quer dar banho no seu Shih-Tzu em casa mesmo, pode usar um secador de cabelos comum para secar, desde que siga alguns cuidados básicos para manter a saúde do seu Shih-Tzu. 


O aparelho deve ser manuseado cuidadosamente, mantendo uma distância de 10 centímetros do seu pet, para não queimar a pele do Shih-Tzu. 


Confira algumas dicas a seguir.


Usar a toalha antes


Antes de começar a secar o seu Shih-Tzu é importante retirar o excesso de água com uma toalha. Com isto, o processo de secagem será mais rápido. 


Verificar a temperatura e manter a distância ideal 


Ajuste a temperatura do secador para morno e tranquilize o seu Shih-tzu verbalmente, caso ele não esteja acostumado com o som alto do aparelho. Se o seu Shih-Tzu for propenso a coceira, tente usa pouco o secador,  pois o calor acentuará o problema. 


A distância entre o Shih-Tzu e o secador deve ser de 10 centímetros, para evitar a irritação e o aparecimento de a alergia. 


Algodão ou toalha para as orelhas 


Seque as orelhas do seu Shih-Tzu com algodão ou toalha,  tomando cuidado com a parte interna para não correr risco de provocar lesões. 


Proteção dos olhos


Na hora de secar o Shih-tzu, proteja os olhos do seu bebê, cobrindo com as mãos ou direcionado o secador para parte de trás da cabeça. 


Escovação dos pelos


Lembre-se de escovar os pelos do seu Shih-Tzu durante a secagem, pois, neste momento será fácil desfazer os nós.

Comentários