A frequência nos banho nos shih tzu e os cuidados

 A frequência dos banhos depende essencialmente do tipo de pelagem e de como é a sua convivência. Cachorros que vivem dentro de casa, sobem em sofás e camas merecem atenção semanal em relação aos banhos. Cães de pelagem densa como os da raça Akita ou Pastor Alemão podem tomar banho em intervalos maiores.


Normalmente a dúvida em relação aos banhos dos cães surge entre os proprietários de primeira viagem: de quanto em quanto tempo posso dar banho em meu cachorro? Cães de pelagem longa ou de apartamento, como a raça shih tzu ou Yorkshire merecem uma atenção no mínimo Semanal em relação aos banhos para manter o pelo bonito.




A frequência ideal fica entre uma semana em relação as rança Shih Tzu.  


Essa regra de higiene vale para a grande maioria dos cachorros de pelo curto também, que ficam em contato direto com o tutor dentro de casa. Se você deixa seu cachorro subir na sua cama ou no sofá, essa atitude, associada a uma boa escovação, ajuda a evitar o excesso de pelos soltos pela casa.

Saiba que cães já podem (e devem) tomar banho também quando ainda são filhotinhos!


Mas meu cachorro está cheirando… “a cachorro”!


Por mais íntima que seja a convivência, eles ainda são cachorros e têm cheiros (e fluidos!) característicos da espécie, e isso você não vai mudar.

Em caso de acidentes (ou seja, ele resolveu rolar na terra molhada e te pedir um abraço…), você pode apelar aos banhos a seco.


Vale lembrar que em excesso, os banhos podem acabar levando a problemas de pele. Não aplique xampu ou sabonete de uso humano no banho do seu pet. Os condicionadores utilizados para finalizar o banho em cães de pelos compridos deve ser próprio para animais.


Pode parecer dar certo quando usado nas primeiras vezes, mas, devido às diferenças químicas essenciais entre a pele dos humanos e dos cães, essa atitude pode podem resultar em dermatites, alergias e pelo ressecado. Em alguns casos especiais, cães podem tomar banho duas vezes por semana quando em tratamento para algum problema de pele, com xampu à base de medicamentos prescritos por um médico veterinário.


O pelo úmido por longos períodos pode facilitar o aparecimento de fungos e proliferação de alguns tipos de bactérias que podem causar problemas de pele.


Veja aqui uma sugestão dos intervalos e frequência para os banhos entre cães de diferentes tipos de pelagem e raças:


Alguns cachorros podem parecer detestar água e dar bastante trabalho na hora do banho. Associe o banho a um momento positivo: os cães podem, sim, gostar do momento e aprender que é relaxante serem massageados.


A partir de quantos meses o Shih tzu pode tomar banho e o que precisamos para dar banho em casa?


Um Shih-Tzu pode tomar banho a partir dos 45 dias de vida em casa (Não e aconselhável dar banho em petshop até após da 3 vacina, Quando já são maiores podem dar banho 1 vez por semana. São vários fatores que influenciam para dar banho semanalmente, se o seu cachorro sai na rua, tem contato com jardins, qualquer lugar que possa deixar ele sujo, etc… Não é recomendável dar banho com frequência, temos que esperar pelo menos 7 dias para dar banho de novo; então tudo depende do lugar onde mora o teu cachorrinho, com que frequência ele sai na rua, etc… Nós damos banho a cada semana pois os nossos cachorros saem 2 vezes ao dia para passear.


Para dar banho em casa precisamos


Algodão- (Muito importante! Temos que proteger muito bem os ouvidos, e secar bem as orelhas após o banho, caso contrário poderá ocasionar otite ou algo mais grave).


Shampoo- Nós usamos um shampoo para pele sensível, o mais aconselhável para essa raça, pois eles são cães de pele delicada.


Condicionador (desembaraçador )- Se vocês querem desembaraçar os pelos do seu cachorro com facilidade é importante usar condicionador, além de ajudar a deixar o pelo mais bonito, liso e suave.


Secador- (Importantíssimo secar muito bem o seu cachorrinho, nunca deixe de secar bem ele para não ficar molhado, já que isso pode ocasionar fungos na pele).


Creme hidratante- Nós humanos usamos creme para hidratar o cabelo, porque eles não? É importante que os nossos cachorros usem creme hidratante, isso vai ajudar para um melhor crescimento e vai manter o pelo hidratado e lindo! O creme que a gente usa se aplica após o banho e ante de secar completamente o pelo.


Escovas- Existem escovas especiais para cachorro de pelo longo, sem bolinhas nas pontas. Nós usamos 3: Pente de aço , escova sem bolinhas nas pontas (Para mim a melhor de todas e a ideal para pelagem lisa) e rascadeira.


Toalha- Usar uma toalha que absorva bem a água.

Laços- Não devemos deixar que o pelo tenha muito contato com os olhos, pode ocasionar doenças, rompimento de córnea etc..


Por ultimo você tem que ter cuidado com os choques térmicos, se você quer sair na rua com o seu cachorrinho aguarde pelo menos 30 minutos e não esqueça de limpar os ouvidos, aparar um pouco os pelos que fica dentro da orelha e não esquecer de escovar os dentes  do seu Shih tz!


CUIDADOS COM O PELO E OS OLHOS


É muito importante escovar o Shih Tzu todos os dias. Se você acostumar seu cãozinho a ser escovado diariamente, pode se tornar uma atividade muito prazerosa para ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio e principalmente sem nós. Além disso, prender a franja do Shih Tzu evita que os pelos da testa caiam em seus olhos, irritando ou causando algum tipo de lesão nos olhos do cão.


Mantenha seus olhos bem limpos usando lenço umedecido para limpar a região. Não deixe de secar bem depois para evitar fungos. Como eles tem pouco focinho, cuidado quando for passear na rua com ele, para que espinhos não entrem em seus olhos.


CUIDADOS PARA EVITAR ALERGIAS E DERMATITES


Para evitar alergias e dermatites, procure secar bem o Shih Tzu depois do banho com um secador na temperatura morna. Alguns Shih Tzu costumam apresentar sensibilidade a picada de pulga. Outras alergias podem se desenvolver devido a alimentação.


Algumas vezes é difícil identificar a causa da alergia, pois os agentes causadores são inúmeros: produtos de limpeza, pó, ou até mesmo algum ingrediente da ração (mesmo sendo ração de boa qualidade). Procure um veterinário se perceber vermelhidão, queda de pelos, pelagem opaca ou coceira no seu cão.


O Shih tzu é um cão com grande tendência a desenvolver alergias e sofrer de dermatites. Esses cães podem desenvolver alergias tanto de pele quanto respiratórias ou alimentares. 


As alergias mais comuns nos cães dessa raça, são as que causam problemas de pele ou dermatites. 


Os sintomas são bem claros, pois o cão começa a se coçar bastante em uma ou mais áreas do corpo, podendo desenvolver feridas bem “feias”.


Quando o cachorro começa a se coçar muito, mesmo estando sempre limpo e  protegido contra pulgas e carrapatos, devemos levá-lo ao veterinário para que o doutor possa fazer um exame no cão e diagnosticar o problema.


As dermatites podem ser causadas pelos mais variados motivos. Algumas substâncias comuns em nossa casa podem causar reações alérgicas no seu amiguinho, entre as quais temos os produtos de limpeza e materiais sintéticos com os quais tenha contato direto o cachorro, como por exemplo carpetes e cobertores. Outras causas podem ser: fumaça de cigarro, perfume, pólen, mofo, remédios, picadura de uma pulga. 


Lambeduras frequentes também podem desenvolver alergias.


Desta maneira, devemos ficar alertas quando o problema começar, para que assim possamos identificar com rapidez a causa ou as causas que estejam contribuindo para o surgimento das dermatites.


As dermatites causam “rachaduras” e vermelhidão na pele, podem ser apenas um indicio de um processo alérgico, mas o mais importante é ver se o cão não apresenta outros sintomas como: vômitos, perda de peso, diarreia, entre outros. Podemos evitar as dermatites secando bem o Shih-tzu depois do banho, usando toalhas secas e com um secador de cabelos elétrico. 


Mantendo a casa limpa, usando produtos de limpeza que não cause alergia. Eles também podem desenvolver alergias pela alimentação, por isso verifique a ração que você está comprando para ele, pois muitas rações contém ingredientes que são alérgicos para cachorros como o milho e a soja por exemplo, mas esses são apenas dois dos muitos ingredientes que fazem mal ao seu cão. 


Um simples detalhe que pode evitar que o seu cachorro sofra de alergias. Já vi donos que fizeram de tudo para resolver a alergia do cachorro, tanto exames, como troca de shampoo, produtos de limpeza e nada funcionou, até que trocaram a alimentação do seu cachorrinho, tanto por uma ração que não tenha ingredientes que sejam alérgicos para cachorros em sua fórmula ou até mesmo que trocaram para uma alimentação natural e assim o cachorrinho melhorou e não teve mais alergias!!.


Muitos cachorros sofrem com o problema de alergia e deixam seus donos preocupados, saiba como agir nessas situações


Quem é dono de um cão que já sofreu com dermatite canina sabe os incômodos que vem com a doença, como coceira excessiva, vermelhidão da pele e pequenas feridas. A doença está entre as mais comuns nos cães e, normalmente, os primeiros sinais de problema aparecem entre três meses e seis anos.


Passo 1:  Testes para alergias


O primeiro passo é a prevenção. Leve seu cachorro até o veterinário, ou algum outro lugar especializado em saúde dos cachorros, e realize um exame de sangue para detectar possíveis problemas futuros.


Veja também:  Conheça os todos os testes de alergia para cachorros 


Há dois tipos de exames de sangue a serem feitos, o RAST (radioallergosorbent), que identifica anticorpos ligados a alimentos que desencadeiam a alergias, e o ELISA (enzyme-linked immunosorbent assay), que se baseia nas reação entre os antígenos e anticorpos. Ambos são bastante parecidos, mas, a maior parte dos especialistas indicam o ELISA.


Outra possibilidade é conversar com o seu veterinário sobre a possibilidade de fazer um exame intradérmico, em que um agente é injetado na pele do seu cão e a área injetada fica em observação. Deste modo, é possível detectar se o animal é alérgico ao agente injetado na pele dele, dependendo das reações observadas.


Na mesma linha, só que com uma demanda financeira maior, um exame de alergia também pode prevenir a dermatite canina. O teste identifica os tipos de alergia que seu cão possa ter, resultando em uma melhoria na qualidade de vida ao identificar e tratar alergias.


Dentro de casa, algumas atitudes simples podem ajudar, como eliminar componentes alérgicos do cotidiano do seu pet, como mofo, pólen, poeira e alérgenos vindos de pulgas, alimentos e ácaros.


Outra possibilidade é dar anti-histamínicos ao cão. Por ter efeitos variados, se o tratamento inicial não apresentar resultados é recomendado que o uso desse tipo de medicamento seja feito com no mínimo outros três tipos de anti-histamínicos diferentes antes do descarte total do tratamento.


Alguns dos anti-histamínicos mais comumente usados são hidroxizina, difenidramina, clemastine, clorfeniramina, prednisolona e metil prednisolona.

Também é possível utilizar, sempre com o aval do seu veterinário, a terapia antimicrobianos e antifúngicos para combater a dermatite canina.


O tratamento de imunoterapia a longo prazo é outra possibilidade, que embora eficaz, pode demorar de seis a 12 meses até surtir efeito. As injeções podem ser feitas para cada caso específico, com os componentes alérgicos do cão.


Passo 2: Restrições alimentares


Primeiramente, é importante entender que uma alergia alimentar pode se desenvolver ao longo do tempo e o “culpado” pode ser algo que seu cachorro já comeu, esporádica ou frequentemente, em sua vida sem apresentar sintomas.


Outro engano comum é relacionar a dermatite canina apenas a alimentos de baixa qualidade, sem ser premium. A alergia independe deste fator, e é causada por ingredientes específicos. Saber o que seu cão pode ou não poder comer  é de extrema importância. A única vantagem que este alimento premium tem para a saúde dos cães é que muitas marcas já não trabalham com elementos como laticínios, carne e trigo, responsáveis por 80% das alergias alimentares caninas.


Passo 3: Uso de medicação


Uma vez que a prevenção não foi possível, é possível usar medicamentos para tratar a dermatite canina. Uma boa opção é a utilização de xampus medicinais, que possuem compostos que acalmam a pele inflamada. Além disso, o próprio banho, ao ser realizado de maneira frequente (semanalmente), ajuda a eliminar alérgenos dos pelos.


Outra saída é o consumo de proteína hidrolisadas, pois deste modo elas são tão pequenas que não seriam capazes de desencadear uma reação alérgica no cão. Se ainda assim a alergia alimentar persistir, converse com o seu veterinário e monte um cardápio adequado para ser feito e servido em casa.


Parte 4: Controle de pulgas durante o tratamento


Para garantir a eficiência do tratamento contra a dermatite canina, é extremamente importante manter a casa limpa e livre de pulgas. Limpe diariamente os locais de grande movimentação e semanalmente os demais pontos. Embaixo de cortinas, bordas de móveis e o local onde o cão dorme são cruciais na limpeza. Em casos extremos, é indicado o uso de vermicidas contra as pulgas e dependendo da situação até mesmo o auxílio profissional. 


Também é importante não se esquecer da parte de fora de casa, principalmente onde o seu cão tem costume de passar tempo.


Leia mais:  Como dar remédio para o cachorro sem ter muitos problemas 

E claro, tire as pulgas do seu cachorro. Produtos de banho específicos e um pouco de paciência são essenciais para livrar de vez o seu cão da dermatite canina.


DENTIÇÃO


É importante cuidar dos dentes do seu cão para evitar problemas periodontais. A doença periodontal é uma infecção na gengiva e nos tecidos de sustentação dos dentes, provocada pela presença da placa bacteriana e tem caráter progressivo (se não tratada, não regride). Pode ter períodos de atividade e inatividade, apresentando sintomas mais evidentes e agudos quando há queda no sistema imunológico.


Muito comum, a doença periodontal só é possível ser tratada cirurgicamente. Não existem medicamentos específicos. O procedimento é realizado por médico-veterinário especializado, sob anestesia geral. O tratamento é feito em ambiente cirúrgico, com todos os recursos para conferir segurança e conforto ao paciente. Leva de 50 a 60 minutos, podendo chegar a duas horas dependendo da gravidade. O paciente recebe alta no mesmo dia e já pode voltar para sua rotina normalmente, inclusive podendo se alimentar sem alterações na dieta.

Comentários