Ensine seu shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo

 Como ensinar meu filhote de shih tzu a fazer xixi no lugar certo?


Como ensino meu shih tzu a fazer xixi no jornal?


Como faço para o meu shih tzu filhote fazer xixi e coco no lugar que eu quero?


Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre isso, mas iremos tirá-las passo a passo.




Primeiramente, é preciso entender que o filhote não    sabe o que é certo e errado para nós, logo, tenha muita paciência até que ele consiga aprender o que você quer ensinar.


Bem, é importante que tenhamos uma coisa em mente: os cães não gostam de defecar ou urinar próximo dos locais que comem e dormem, portanto, a primeira dica é:


1)  Separe um lugar distante de onde o filhote come e de onde ele dorme para ser o “banheiro” dele, dando preferência para locais de fácil limpeza (como pisos de azulejo). 


Abaixo, segue um esquema demonstrativo:



Neste local, forre com jornais ou mesmo com os chamados tapetes higiênicos (vendidos em pet shops) que têm maior poder de absorção e com isso os filhotes dão preferência. Abranja uma área de aproximadamente 2m².  Esta área inicialmente grande é para que o animal se acostume com o local e tenha maior chance de acertar. Após a primeira semana, deve-se diminuir essa área pela metade.




Outra informação importante é que os filhotes não conseguem ficar muito tempo sem urinar, por exemplo, um shih tzu com 3 meses de idade urina em média a cada 3 horas.


Sabendo disso, é preciso estar atento, pois se o filhote urinou há mais de 2 ou 3 horas atrás, provavelmente ele já estará precisando urinar novamente. Logo, a segunda dica é:


2)  Deixe-o próximo do local escolhido até que ele faça as suas necessidades. Se ele acabou de beber água ou comeu, pode demorar de 10 a 20 minutos para que ele já tenha vontade de fazer alguma coisa.  Deixar uma folha de jornal ou um tapete higiênico sujo com um pouco xixi no local onde ele deve fazer, ajuda o filhote a lembrar-se do lugar certo.


Delimitar um espaço para que ele fique durante esse processo de aprendizagem é importante também. Pois se o animal tiver acesso a toda a casa, a chance dele errar o local vai ser maior, afinal de contas, ele pode estar muito distante do lugar certo e não vai conseguir segurar até lá.


3) Portanto, quando filhote, limite o espaço dele em apenas uma ou duas áreas da casa, como cozinha e sala, por exemplo. Isso ajudará o animal a aprender mais rápido o local correto.


Uma observação para qualquer treinamento é o sistema de recompensa!


 4)   Sempre que o filhote fizer o xixi ou coco no local certo, faça festa e muito carinho, pois com o tempo ele vai perceber que sempre que fizer as necessidades naquele local ele será recompensado! Prefira sempre a recompensa com carinho e afeto do que com petiscos.


No entanto, se você observar o filhote fazendo as necessidades fisiológicas no lugar errado, simplesmente diga: NÃO! Com um tom de voz mais sério (não precisa berrar), pegue-o e coloque-o no local certo (mesmo que durante o caminho ele vá fazendo xixi, afinal de contas, ele ainda não consegue segurar).


Outras dicas importantes são:


5) Nunca limpe o xixi ou coco feitos no local errado na frente do seu animal, pois ele pode associar que basta fazer xixi que você vem dar atenção.  Procure limpar bem esses locais errados, de preferência com produtos enzimáticos (vendidos em pet shop) que vão remover totalmente o cheiro do xixi.


6) Não esfregue o focinho do filhote no xixi ou coco feitos no lugar errado, pois isso só vai fazer confusão na cabeça dele.


Alguns shih tzu podem ficar traumatizados com esse tipo de atitude e podem passar a comer o próprio coco, como forma de escondê-lo de você. Esse comportamento é conhecido como Coprofagia e muitas das vezes a culpa é do dono e não do shih tzu. 


Shih Tzu que ficam muito tempo sozinhos e confinados, também podem apresentar este hábito, como forma de deixar o seu ambiente mais limpo. Outros motivos como má alimentação, fome e estresse também podem levar a isso.


7)  Aprender o momento exato que o filhote vai urinar ou defecar, ajuda a evitar acidentes.


A maioria dos filhotes, antes de fazer xixi ou coco, ficam cheirando o chão, rodam e procuram uma posição mais confortável antes de fazer as necessidades. Se você vir o seu shih tzu fazendo este ritual, pegue-o na mesma hora, leve-o para o local do “banheiro” e deixe-o lá, mesmo que a princípio ele possa ter perdido a vontade. Em pouco tempo ele vai querer fazer alguma coisa, portanto, fique vigiando!


Normalmente, os shih tzu filhotes demoraram cerca de 1 a 3 semanas para aprenderem a fazer xixi e coco no local certo. Este período vai estar diretamente relacionado com o tempo que você e sua família têm para gastar com essas práticas todos os dias. 


É muito importante que todos os membros da família estejam cientes desses cuidados, para que todos ajam da mesma forma. Desta maneira, o filhote aprenderá muito mais rápido! Paciência, dedicação e amor são as palavras chaves para o sucesso de qualquer treinamento!


Após ter tomado todas as vacinas e estar liberado por seu médico veterinário para ir à rua, (com cerca de 5 meses), seu shih tzu filhote vai naturalmente preferir fazer xixi e coco lá.

Comentários