Tosar ou não o shih tzu no verão

 Alguns dos donos de shih tzu gostam de manter o pelo do  cachorro comprido, mas quando chega o verão ficam na dúvida de tosar ou não por causa do calor.


O pelo do shih tzu protege eles do sol, alergias, doenças na pele e nos olhos. Como todos sabemos o shih tzu tem a pele sensível e o pelo mais longo protege eles, por isso que alguns tutores não corta os pelo do seu shih tzu.




Muitas pessoas falam tadinho do cachorro está morrendo de calor e que é egoismo do dono deixar o pelo comprido no verão mais lembre-se que os cachorros não suam pela pele como a gente, eles fazem a regulação da temperatura pela boca, ficam afegantes, expulsando o ar quente e diminuindo assim a sua temperatura interna. Além disso existem vários produtos que ajudam a manter o cachorro fresco e diminuir o calor que eles possam sentir no verão.


O shih tzu é um cachorro de origem tibetana, e lá no Tibet é  quente de dia e frio a noite, por isso que o shih tzu pode-se adaptar a certas temperaturas, o pelo do shih tzu tem fácil mobilidade e esse é outro fator pelo qual não sentem tanto calor, ao contrário de um chow-chow por exemplo.


Outro fator pelo qual muitos tutores não gosta de tosar os meus shih tzu é porque eles podem ficar deprimidos quando a gente corta os pelos deles, toda raça é feita, criada dessa maneira por alguma razão e não é a toa que o shih tzu tenha o pelo comprido, o pelo além de proteger a pele também protege os olhos (sabemos que o shih tzu tem muitos problemas com os olhos por estarem mais expostos ao ambiente do que outros).


Todos os cachorros sentem calor seja com pelo curto, pelo longo, tosado ou não tosado.


Então pense bem antes de tosar o seu cachorrinho, se você decidir deixar o pelo comprido existem produtos que ajudam ao shih tzu a se manter fresco e diminuir o calor, também uma série de cuidados que vou compartilhar com vocês:


Fazer tosa higiênica é muito importante, uma por saúde e outra porque vai ajudar a diminuir o calor do cachorrinho, a barriguinha vai estar lisinha sem pelo e isso deixa eles muito mais confortáveis. Existe uma tosa higiênica especial para cachorros de pelo comprido.


Colocar uma garrafa de água pra eles na geladeira, assim a cada vez que você puder trocar a água do cachorro para gelada troca, isso incentiva ao cachorro a beber água e mantem ele hidratado e bem mais fresco.


Tapete gelado, que quando o cachorro deita nele, ele fica gelado devido a um gel que tem dentro.


Deixa o seu cachorrinho em um local ventilado e com sombra quando você sair de casa.


Se estiver dentro do seu orçamento compra um bebedouro térmico especial que deixa a água fresca por muito mais tempo.


Evite sair com ele na rua quando o sol estiver forte (principalmente entre 10h a 17h).


Dar banho nele pelo menos uma vez por semana.


Isso vai ajudar muito eles a se manterem frescos e poderão passar o verão  numa boa!. 


Dicas geladas para refrescar seu Shih Tzu 


1. Coloque água de cocô em cubinhos de gelo, coloque no congelador, depois  sirva ao seu Shih tzu um delicioso e refrescante picolé de água de cocô. 


2. Você pode fazer o mesmo com o suco da melancia. 


3. Melão cortado em pequenos pedaços (sem sementes) e gelado


4. Água gelada ( não constantemente) 

Comentários