Gravidez psicológica em Shih Tzu, porque acontece?

 O que é gravidez psicológica canina?


Produção de leite, aumento no volume abdominal, organização de ninho e mudanças comportamentais bruscas. Essas são algumas das indicações mais comuns da gravidez psicológica em cadelas. Também chamada de pseudociese, ela consiste na combinação de comportamentos e sintomas clínicos da gestação mesmo sem a fêmea estar prenhe. Algumas pessoas acham gracioso, engraçado ou divertido ver a Shih-Tzu agindo como mãe de uma pelúcia ou outro objeto, mas a cadela com gravidez psicológica pode ter complicações sérias como inflamações e infecções no útero, a conhecida piometra, e tumores no sistema reprodutor. Nos primeiros sinais da gravidez psicológica de Shih-Tzu procure um médico veterinário.


Porque acontece a gravidez psicológica?


Durante o cio, ocorrem muitos estímulos hormonais. Algumas fêmeas, no entanto, são mais sensíveis às oscilações hormonais, apresentando sinais clínicos de gestação. 




Mas como saber se sua cachorra está mesmo tendo uma gravidez psicológica? Confira abaixo.


Sintomas de gravidez psicológica em Shih-Tzu 


Os sintomas de gravidez psicológica em Shih-Tzu são facilmente confundidos com uma prenhes verdadeira. Uma combinação de comportamentos estranhos e sintomas clínicos aumentam as suspeitas de ser uma cadela com gravidez psicológica. Porém, apenas um médico veterinário pode avaliar e diagnosticar a pseudociese. Os possíveis sintomas são variados e aparecem em diversos níveis. 


Confira algumas das principais indicações da gravidez psicológica de Shih-Tzu :


Sintomas clínicos


– Aumento das glândulas mamárias


– Dores nas mamas


– Produção de leite


– Aumento no volume abdominal


Alterações comportamentais


– Organização do ninho


– Adoção de objetos como cria


– Agressividade


– Depressão


– Uivos incessantes


– Falta de apetite


A grande produção de leite pode levar à inflamação das glândulas mamárias. Neste caso, é comum observar a fêmea lambendo o local devido às dores.


Alguns animais sofrem durante este período, apresentando comportamento depressivo, como uivar e parar de comer.

Os sinais acompanham o período de ação do hormônio responsável, portanto pode durar de uma a duas semanas.

Entenda a gravidez psicológica em Shih-Tzu fêmeas.


A gravidez psicológica em Shih-Tzu fêmeas acontece em decorrência de alterações hormonais. Apesar da condição ser bem conhecida dos médicos veterinários, as causas dessas mudanças hormonais ainda não são unanimidade. Assim como na prenhes verdadeira, o principal hormônio atuante é a progesterona e seu descontrole resulta em comportamentos como adoção de cria e produção de leite.


O desequilíbrio hormonal resulta em oscilações de comportamento podendo aumentar a agressividade da cadela com gravidez psicológica. A conduta pode piorar com a aproximação de pessoas e outros animais em seu ninho principalmente quando ela elege uma cria improvisada. No campo físico, as principais alterações ocasionadas pelos hormônios são aumento e dores nas glândulas mamárias e a produção de leite, como se a fêmea realmente estivesse se preparando para receber e amamentar as crias.

Quando selvagens, os cães viviam em grupos e assim cuidavam dos filhotes. A gravidez psicológica em cadelas possibilitava a produção de leite e a criação comunitária dos filhotes, aumentando as chances de sobrevivência. Atualmente, este comportamento além de desnecessário, também é prejudicial para a fêmea. Apesar das atitudes alteradas e dos sintomas regredirem e sumirem totalmente em poucas semanas, a cadela com gravidez psicológica pode desenvolver doenças graves. Por isso, não ignore a gravidez psicológica em cadelas e leve seu animal ao veterinário.


Gravidez psicológica em Shih-Tzu x gravidez psicológica em gatas


A cadela ovula espontaneamente, dando início à fase lútea, que é caracterizada pelo aumento da progesterona. Sendo assim, em todo cio ela corre o risco de desenvolver a pseudociese, ou seja, a gravidez psicológica.

Já as gatas ovulam apenas por estímulo durante a cópula, sendo poucas as vezes em que não há fecundação e, consequentemente, havendo menor incidência de gravidez psicológica.


Diagnóstico da gravidez psicológica canina


O diagnóstico é feito através dos sinais clínicos (citamos anteriormente), histórico de cio recente, palpação abdominal e 

exames de imagem para se ter certeza de que não há gestação.


Tratamento e prevenção


Uma das formas mais eficazes de tratar e prevenir a gravidez psicológica em cadelasé realizar a castração do animal. O procedimento cirúrgico impede que a cadela engravide e também reduz a produção de hormônios fundamentais para o desencadeamento da gravidez psicológica em cães. A castração é indicada tanto para animais que já tiveram a pseudociese, quanto para fêmeas que nunca estiveram nessa condição. Além de prevenir a gravidez psicológica de cachorro, a castração evita diversas doenças, além de crias indesejadas.


Riscos da gravidez psicológica em Shih-Tzu 


O desequilíbrio hormonal causa a gravidez psicológica em cadelas e pode desencadear diversas doenças, como câncer, endometriose, piometra, mastite, entre outras. A produção de leite e o aumento das mama, gera infecções graves, pois sem a presença de filhotes, o leite empedra ou é absorvido pelo organismo do animal. O sistema reprodutor passa por alterações que favorecem o surgimento de canceres e infecções. Os danos comportamentais também são graves já que o Shih-Tzu com gravidez psicológica pode desenvolver depressão e se tornar agressiva. Seja sempre orientado por um médico veterinário, utilize os medicamentos indicados e castre seu animal.


Prevenção da gravidez psicológica canina


A castração (saiba mais sobre a castração no nosso blog) previne essa “falsa gravidez”, sendo indicada principalmente para as fêmeas que apresentam estes episódios com frequência ao final dos cios. Prevenindo assim, todas as consequências citadas e proporcionando alívio para sua Shih-Tzu 

Comentários