Shih Tzu com Coceira mas sem Pulgas - CUIDADO!

 Sem pulgas, mas com muita coceira - Meu Shih tzu não têm pulgas, então porque coça? Você já trocou diversas vezes de xampu, mas seu Shih tzu continua se coçando muito.


Ai você se pergunta “Isso pode ser alergia a xampus ou a picadas de insetos, como mosquitos e formigas?”Segundo o professor de dermatologia veterinária da Pontifícia Uni­­­versidade Católica do Paraná (PUC-PR) e coordenador da Uni­da­de Hos­pi­­talar de Animais de Companhia da instituição, a alergia é a principal causa de coceiras nos Shih tzu. 




Isso acontece porque a pele dos Shih tzu é mais pobre em gordura, o que faz com que existam uma quantidade maior de espaços vazios entre as células, expondo mais os nervos.


Porque meu Shih tzu coça sem ter pulgas e nem carrapatos 


A coceira dos Shih tzu pode ser fruto de vários fatores, mas,  a alergia tem explicação genética: o Shih tzu já nasce com predisposição a desenvolver hipersensibilidade, que pode ser a alimentos, saliva de artrópodes (pulga e carrapato), fungos e bactérias. Mas a alergia também pode ser resultante de uma dermatite de contato irritante: o Shih tzu é sensível a substâncias como xampus, perfumes, talcos e até a produtos de limpeza utilizados para higienizar o chão de casa. “Qualquer coisa pode causar alergia no Shih tzu. É necessário que o médico veterinário examine, para constatar qual substância está irritando a pele do seu Shih tzu”.


Como descobrir o que provoca alergia no meu Shih tzu


Para descobrir o que provoca alergias no Shih tzu, é necessário um teste parecido ao realizado com humanos. “O médico veterinário colhe o sangue do Shih tzu e o distribui em vários tubos de ensaio. Cada um deles contém uma substância diferente a qual o Shih tzu é exposto cotidianamente. Se a substância do tubo se conectar ao anticorpo imunoglobulina IgE (presente no sangue), significa que ele é alérgico àquela substância”.Mas, antes de testar qualquer produto para o tratamento da coceira no seu Shih tzu, é necessário levar o shih tzu ao médico.


Como evitar a coceira do Shih tzu 


Para evitar a coceira causada pela diminuição de gordura na pele, chamada de prurido asteatósico, Marconi Rodrigues de Farias recomenda que os banhos sejam dados uma vez a cada 10 ou 15 dias, com produtos mais neutros e água morna.

Comentários