Gengivite e periodontite em shih tzu

Gengivite e periodontite em shih tzu é uma doença silenciosa, progressiva, que além de causar distúrbios locais na boca do cachorro, pode causar doenças em outros órgãos.


A gengiva é a mucosa, geralmente de cor rosa ou avermelhada, que envolve os dentes. Periodonto é formado por estruturas pequenas ou microscópicas que são responsáveis pela fixação do dente na mandíbula ou na maxila. Portanto, gengivite é a inflamação da mucosa e periodontite é a inflamação das estruturas que dão suporte a fixação dos dentes.




Como ocorre a gengivite e periodontite em shih tzu?


gengivite e periodontite na boca de qualquer espécie viva, inclusive os cães, existe uma grande quantidade de bactérias. Elas se fixam na superfície dos dentes, gengivas e estrutura periodontais, formando camadas. O processo não para e outras camadas de bactérias tem um tropismo pelos dentes, gengiva e estrutura de sustentação (periodonto). Camada sobre camada de bactérias vão se fixando nessas estruturas, se não ocorrer a remoção mecânica dessa placa bacteriana por ocasião da escovação. 


Várias camadas de bactérias formam uma placa bacteriana. Essa placa bacteriana começa a causar inflamação na gengiva e no tecido periodontal. Causando edema, aumento da perfusão sanguínea e aumento da chegada do sistema imunológico do organismo do cachorro tentando combater a infecção. Essa reação inflamatória foge do controle e começa a destruir as estruturas da gengiva, periodonto e em casos mais extremos pode causar a reabsorção e destruição do osso ao redor dos dentes.


Consequências da gengivite periodontite em shih tzu 


No momento da inflamação podemos observar sangramento da gengiva quando o shih tzu morde ossinhos. Se o proprietário não costuma observar com detalhe a boca do cachorro, pode perceber nessa hora o mau hálito. 


Com a evolução do quadro observamos uma retração gengival expondo parte da raiz dos dentes, nesse momento podemos ter reações dolorosas quando o shih tzu bebe agua ou se alimenta. Quanto mais a inflamação avança, parte do osso e dos ligamentos periodontais vai sendo destruídos e podemos ter mobilidade dentaria até a queda dos dentes.


Consequências orgânicas da gengivite e periodontite em shih tzu 


A queda dos dentes é o resultado local da doença gengivite periodontite. Entretanto existem consequências prejudiciais para o resto do organismo. Parte das bactérias podem entrar na corrente sanguínea pela inflamação da gengiva e causar infecção a distância ou sobrecarregar órgãos importantes causando insuficiência desses órgãos. As principais consequências da doença gengival ou periodontal é a insuficiência cardíaca geralmente por alteração nas válvulas cardíacas, insuficiência renal por destruição das unidades filtrantes do rim (os nefrons).


Como prevenir a gengivite e periodontite em shih tzu 


A única forma de prevenir a gengivite e periodontite em seu shih tzu é a escovação dental diária para remover mecanicamente o inicio da deposição das bactérias. Para isso usamos escovas dentárias e creme dental específico para cachorro. Ossinhos duros, petiscos resistentes, líquidos e rações com substâncias para prevenção do tártaro, fazem uma ação importante, porém secundária na prevenção da gengivite periodontite, sendo a escovação dentaria diária a única forma de prevenir.

Comentários