Sopro cardíaco em Shih Tzu

 Quando o nosso veterinário está examinando o animal auscultando o coração dele e descobre que tem um sopro no coração, ficamos assustados e já imaginamos algo muito grave.


Sopro é encontrado em shih tzu com problemas no fluxo de sangue para o coração. O sopro cardíaco podem ser de diferentes intensidades e do tratamento depende da mesma. O tipo leve de sopro cardíaco é geralmente resolvido naturalmente como o shih tzu cresce, enquanto o tipo sério tem que ser tratada com medicamentos e cirurgia.


Sopro cardíaco é um problema que ocorre em cães, como resultado da turbulência no fluxo sanguíneo. Esta doença é encontrada principalmente em shih tzu jovens. O “sopro no coração” pode ser ouvido na forma de fluxo de sangue no coração e os vasos sanguíneos adjacentes a ele. 




O grau ou intensidade do problema é influenciado por vários fatores, como o estado físico e a saúde do cão. É geralmente visto que o murmúrio no coração pára, como o cão cresce. O sopro cardíaco, em muitos casos, também pode exigir medicamentos e tratamento cirúrgico.


Causas do sopro no coração canino


Vazamento nas válvulas presentes no coração, é uma das principais razões por trás de sopro cardíaco em shih tzu. Displasia da válvula mitral é uma condição em que a válvula de vazamentos  resulta em sopro no coração. Defeito do septo ventricular é uma condição em que os furos estão presentes nas paredes das câmaras de bomba de sangue. 


Quando um shih tzu está na fase de crescimento rápido, o nível do débito cardíaco é aumentado, o que resulta em um aumento na velocidade do fluxo de sangue. A turbulência que é criada devido ao aumento da velocidade,dá os resultados em sopro no coração. Existem muitas outras razões por trás da turbulência provocada pelo aumento do fluxo sanguíneo.


O valor da viscosidade do sangue torna-se elevado, devido à anemia ou febre. Também é uma causa por trás da turbulência. Estenose pulmonar é uma condição na qual o fluxo de saída do ventrículo direito que cria turbulência como resultado do estreitamento da artéria pulmonar. Uma condição semelhante em que a aorta torna-se estreita é conhecida como a estenose aórtica.



Shih Tzu com sintomas de sopro no coração


Shih Tzu com sopros cardíacos não apresentam qualquer tipo de sintomas bem definidos. Os sintomas gerais que aparecem neste distúrbio cardíaco, são desmaios, falta de oxigênio que pode fazer com que o shih tzu a entrar em colapso, uma desaceleração nas atividades regulares e aumento ofegante, mesmo quando o cão está em repouso. A língua e as gengivas desenvolvem um tom azulado, se o shih tzu está sofrendo de sopro no coração. O cão também pode apresentar problemas em respirar e tosse, por vezes, também é observada.


Diagnóstico de sopro no coração


Na maioria das vezes, um exame físico completo é suficiente para compreender a condição do shih tzu e confirmar a ocorrência de sopro no coração. No entanto, alguns testes, como a radiografia de tórax, ultra-som do coração e exames de sangue precisam de ser conduzidos. O teste de ultra-sons do coração prova ser de uma grande ajuda, pois permite uma visão sobre a causa real e a profundidade do problema. Qualquer tipo de causas que resultam em grandes problemas, também são detectadas com a ajuda de ultra-som de um coração.


O tratamento canino Sopro do Coração


Os sopros cardíacos caninos podem ser benignos ou adquiridos. Para o tratamento adequado da doença, uma análise aprofundada do cão é realizada. Ela determina se o sopro cardíaco é benigno ou adquirido. O sopro cardíaco benigno não precisa de nenhum tipo de tratamento. 


Esta forma menor de sopro no coração é tratada através de uma dieta baixa em sódio para o cão. Medicamentos usados ​​para o tratamento de sopro no coração são Enalapril, Lasix ou Benazepril. Os medicamentos são utilizados para baixar a pressão sanguínea e para aumentar a força das contracções do coração. Em situações críticas, a cirurgia continua a ser a única opção para tratar as válvulas danificadas presentes no coração.


Sopro cardíaco encontrado em shih tzu mais jovens, é principalmente congênita, enquanto que os cães mais velhos apresentam sopro cardíaco associado com doenças valvares. É das doenças comuns em shih tzu,  sopro no coração pode ser curado com a ajuda de tratamento adequado e cuidados.

Comentários