Esquema de vacinação e vermifugação para Shih Tzu

 Quais vacinas meu shih tzu precisa tomar? E se ele nunca foi vacinado? Quando são essas vacinas? Saiba mais e veja o calendário de vacinação para o seu shih tzu 


É importante saber que as vacinas que seu shih tzu deve receber quando são filhotes e os intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que cuida do seu shih tzu.  


Esquema de vacinação e vermifugação para Shih Tzu 


Os shih tzu devem ser vacinados logo após o desmame, com 45 dias de vida.




A vacinação dos shih tzu protege contra diversas doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Hepatite, Parainfluenza, Leptospirose e Raiva.


Primeira dose: 45 dias de vida;

 Segunda dose: 75 dias de vida;


Terceira dose: 105 dias de vida;


Raiva: 135 dias de vida.


A partir do término desse esquema, o reforço deverá ser anual!!!


Existem outras vacinas para shih tzu também, que são para: Tosse dos canis, Giardíase e Leishmaniose Visceral Canina.


A vacina contra giardíase deve ser aplicada em shih tzu com 8 semanas de idade ou mais a 1ª dose, sendo que essa vacina não tem utilidade para shih tzu que já estiverem infectados pela Giardia lambia. Os shih tzu que nunca foram vacinados contra a giardíase deverão receber 2 doses da vacina. 


A segunda dose da vacina deverá ser aplicada entre 14 dias e 28 dias após a 1ª dose. Os shih tzu só estarão protegidos 15 dias depois de terem recebido a 2ª dose da vacina. Após as 2 doses, a vacinação segue 1 vez por ano.


A vacinação contra leishmaniose deve ser aplicada em shih tzu a partir de 4 meses de idade, saudáveis e soronegativos para Leishmaniose Visceral Canina. O protocolo completo deve ser feito com 3 (três) doses, respeitando o intervalo de 21 a 30 dias entre cada dose (aplicação). Após isso, a revacinação ocorre anualmente para manter a resposta imune.


A vacinação contra Traqueobronquite Infecciosa ("Tosse dos Canis") causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica de ser aplicada em shih tzu sadios, a partir de 8 semanas de idade, repetindo uma 2ª dose com intervalo de 2 a 4 semanas. A imunidade se inicia 21 dias após a administração da segunda dose. Recomenda-se a revacinação anual, em dose única.


Atenção!!!


Enquanto o filhote não tiver com todas as vacinas V6/V8 em dia e raiva ele não deve sair na rua, e deve tomar o cuidado para que ele não tenha contato com outros animais.


Vermifugação para Shih Tzu


Muitos parasitas que acometem os animais são zoonóticos, ou seja, causam enfermidadades nos seres humanos, por isso devemos sempre vermifugar nossos animais, para que mantenhamos a saúde dos nossos cães e a nossa também.


Shih Tzu filhotes: 1ª dose aos 15 dias de vida, com reforço após 15 dias. Após este esquema, a vermifugação é mensal, até o sexto mês de vida. Em animais adultos, a vermifugação deve ocorrer de 4 em 4 meses.


Shih Tzu prenhas: devem ser vermifugadas antes da cobertura, depois a partir de 45 dias de gestação. Posteriormente deve ser tratata simultaneamente com os filhotes, no 14º a 15º dia pós-parto.


Obs: Durante a formação do feto até os 45 dias, não é aconselhável administrar vermifugo para a cadela, pois pode atrapalhar na formação do feto.


Comentários