A chegada do filhote em casa

 É oficial: você vai ter um shih tzu! É muita alegria, muita emoção, muita fofura! Mas também dá um certo frio na barriga… Filhotes são tão pequenos, tão indefesos! É de assustar até quem já tem cachorro, que dirá uma “mãe” de primeira viagem! Mas não tema: todos já passaram por isso, você também será bem sucedido. Filhotes requerem, sim, um pouco mais de cuidados, mas nada que um dono responsável e apaixonado não consiga fazer.


Antes da chegada da bolinha de pelos é bom montar um pequeno enxoval: coisas que trarão conforto, saúde e diversão para ele. Um enxoval básico incluiria:


1. Cama


2. Ração de preferência uma super premium. Eu indico essas daqui:




(super primium raças específica, Royal canin raças especifica)   porque é necessário dar sempre essas ração de raças especifica?  Porque elas tem a nutrição necessária que seu pet precisa desde filhote até sua fase adulta!   Eu e indiquei essas 2 marcas de ração porque meu shih tzu layon se deu muito com elas.


Depois irei fazer um poster sobre essas ração.


 3. Petiscos (opte por aqueles que não têm corantes e conservantes.  sugerimos as marcas Organact e Pet Active)


4. Pote de comida (o melhor é o de aço inox; evite comedouros de plástico, pois podem acumular sujeira e liberar substâncias indesejadas na comida. 


5. Bebedouro de bilha (é o mais recomendado para o shih tzu, pois evita que molhem o focinho)


6. Soro fisiológico ou líquido especifico para limpeza dos olhos (Ou a solução especifica de limpeza dos olhos)

Vou falar dela em outro poster.


7. Brinquedos de diferentes texturas, para aliviar a coceira dos dentes nascendo/caindo/nascendo de novo lenços umedecidos (prefiro os de bebê aos de cachorro) ou banho à seco.


8. Escova de pinos sem bolinhas nas pontas e pente (para acostumá-lo à escovação)


9. Tapetes higiênicos ou jornal (e, se quiser, um Pipi Dog)


10. Shampoo para filhotes, condicionador, toalhas e secador (o filhote não pode ir ao pet shop antes de estar completamente imunizado)


Só leve o filhote para casa quando ele tiver, no mínimo, 60 dias. Ele precisa desse tempo para socializar com outros cães e isso fará muito bem não apenas para a saúde física dele, mas também a mental. Faça isso no início do final de semana, assim você poderá dar bastante atenção para ele nessa fase de adaptação.


No dia em que for buscá-lo, leve um paninho e deixe com a mãe um pouco, para pegar o cheiro dela. Ou então durma com uma camiseta velha ou algum outro pano junto a você por uns dois dias, para pegar seu cheiro, e deixe-o na caminha do filhote, para que ele não se sinta tão sozinho durante a noite. Brinque bastante durante o dia, faça muita festa, canse-o bem. Na hora de dormir, coloque-o em sua caminha junto com o pano/blusa e deixe também, próximo a ele, um relógio analógico. O tic-tac se assemelha às batidas do coração da mãe. Como estará cansado, dormirá um sono pesado e tem menos chances de acordar à noite e se sentir muito sozinho.


Se quiser trocar a comida que ele come no canil, espere alguns dias, até que ele já tenha superado a fase de adaptação no novo lar. O filhote já terá que se acostumar com um novo ambiente, uma nova rotina, a separação da mãe e dos irmãos e novas pessoas. Isso já é novidade demais, melhor dar um descanso pra ele! Você pode comprar um pacote pequeno da ração que ele vem comendo ou pedir um pouco pro criador, que dê para alguns dias e para a troca (que deve ser gradual, misturando as duas rações progressivamente).


Uma coisa muito importante, principalmente se você quiser deixar o pelo do seu cão crescer, é acostumá-lo à escovação diária. Quando pequeno, isso pode ser feito com menos frequência, uma vez a cada três dias. Acostume-o a ser escovado, faça dessa hora um momento seu com seu cachorro. Converse e faça carinho enquanto o escova. Como o pelo é curto e não apresenta muitos nós, isso vai ser bem rapidinho, nem cinco minutos. Mas esse treino vai ajudar MUITO quando ele precisar ser penteado diariamente, no futuro.


Se quiser, já pode começar a adestrá-lo; comandos como o senta e o deita são fáceis de ser ensinados em casa e isso fortalece a relação de vocês. Filhotes podem ser adestrados desde pequetitos! E quer coisa mais linda que um toquinho de cão sentando e deitando quando você manda.

Comentários