Shih Tzu diabético: qual é a dieta?

 Nossos bichinhos deveriam ser imunes a todo e qualquer tipo de problema, né? Mas infelizmente, como seres vivos que são, algumas doenças são inevitáveis por mais que você cuide sempre muito bem da saúde do seu amigo. 


A diabetes é uma das doenças que podem acontecer nos shih tzu e ela surge por diversos fatores, o mais comum é predisposição genética. Os cães diabéticos não produzem a quantidade de insulina necessária para controlar a glicose no sangue.




Sintomas de shih tzu diabéticos


Essa doença é de certa forma discreta e exige uma atenção maior para ser detectada rapidamente.


Shih Tzu diabéticos tomam muito mais água do que o de costume e urinam muito mais, também. Além disso, o animal tem bastante fome e, mesmo comendo muito, apresenta perda de peso.


No entanto, para comprovar a presença da diabetes, é preciso fazer alguns exames como de sangue e urina.


Quando diagnosticado com a doença, seu cãozinho vai ter que sofrer uma adaptação na rotina. Diabetes não tem cura, mas pode e deve ser controlada através de medicamento, exercício e principalmente alimentação.


Dieta para shih tzu diabéticos 


No mercado existem inúmeras rações especiais para os mais diversos motivos: obesidade, pelagem, alergias, shih tzu filhotes, adultos, idosos e também para os diabéticos.


Shih Tzu diabéticos devem ter uma alimentação rica em fibras e carboidratos complexos, que desempenham uma absorção mais lenta prolongando a sensação de saciedade e mantendo sob controle os níveis de glicose no sangue.


Se você é adepto da alimentação natural, você deve procurar os alimentos com as mesmas características das descritas a cima além de controlar a quantidade. Mas, como sempre, leve ao médico veterinário antes de introduzir a nova alimentação, para que ele possa direcionar melhor mantendo a alimentação equilibrada com todas as fontes de vitaminas necessárias.


Os legumes continuam liberados, pincipalmente a cenoura. Frutas também, mas nunca em excesso já que possuem açúcar natural. Dê preferência para carnes magras e alimentos integrais.


Hora da alimentação 


Além da alimentação controlada e diferenciada, Shih tzu diabéticos devem manter uma rotina bem rígida na alimentação. A comida deve ser sempre servida na mesma quantidade e nos mesmos horários, para evitar picos e descontrole da glicemia. Petiscos, dentro da dieta, podem ser servidos com moderação.


Provavelmente seu cachorrinho terá que tomar injeções diárias de insulina. Sendo assim, os horários da alimentação variam de acordo com a hora e as doses da medicação. Seu médico veterinário irá te instruir corretamente sobre esse procedimento.


Muita água, exercício físico e, como sempre, amor! Mesmo com essa doencinha chata, seu amigo terá uma longa e feliz vida!

Comentários