Pet shops não podem mais expor ANIMAIS em vitrines ou gaiolas

A exposição de cães e outros animais de estimação em vitrines e gaiolas em pet shops está proibida em todo o território nacional.


quem descumprirem essa regra devem responder a um processo ético do Conselho Nacional de Medicina Veterinária.




A nova norma é fruto de uma resolução do Conselho, publicada em outubro dos anos passados, que passou a valer na semana passada. As regras servem para garantir o bem-estar do animal “em relação as suas tentativas de se adaptar ao meio ambiente, considerando liberdade para expressar seu comportamento natural e ausência de fome, sede, desnutrição, doenças, ferimentos, dor ou desconforto, medo e estresse”,


Isso é um grande motivo para comemoração! Já escrevemos aqui no blog a respeito da venda de animais em Pet Shops, orientando vocês a jamais comprarem um Shih Tzu vendido dessa forma: Não compre seu Shih Tzu em Pet shops. Finalmente uma medida foi adotada para diminuir o sofrimento desses animais.


A Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária foi publicada em outubro de 2015, mas passou na segunda quinzena de janeiro de 2016. A resolução CFMV 1.069/2014 foi publicada no dia 12/01/2016 no “Diário Oficial da União”, com prazo de três dias para entrar em vigor.


Agora, a exposição de cães e outros animais em vitrines, gaiolas em pet shops e outras condições de estresse, sem o acompanhamento veterinário, está proibida em todo o Brasil. Os veterinários responsáveis por esses animais que não cumprirem essas regras vão ter que responder um processo ético do Conselho Nacional de Medicina Veterinária.




 As regras existem agora para garantir o bem-estar do animal, ou seja, as pet shops não podem mais deixar o animal confinado, com fome, sede, sujeitos à doenças, ferimentos e dores, além do medo e do estresse.

 

Inclusive, a resolução diz que os profissionais dos pet shops devem orientar os clientes sobre o estresse dos animais vendidos no momento da venda.

 

A venda ou doação de fêmeas gestantes fica proibida assim como a comercialização de animais que tenham tido as caudas cortas, garras extraídas ou tenham passado por cirurgias para retirar as cordas vocais.

 

Além disso, as pessoas não podem mais tocar nos animais à venda, apenas se forem realmente comprar e levar pra casa. Isso para evitar doenças e contaminações nos animais. Essas medidas afetam as pet shops que vendem animais e também as feiras de filhotes, que é outro local onde você jamais deveria comprar um cachorro.

 

As pet shops ainda podem vender animais, mas não podem mais deixá-los expostos em vitrines, gaiolas e espaços confinados. No Canadá, não é permitida a venda de animais em pet shops.

Comentários