Adestramento em shih tzu

 Ao comprar um shih tzu sempre queremos ensiná-lo truques como deitar, sentar, rolar, fingir de morto e dar a pata, através do adestramento. Ficamos muito orgulhosos do nosso shih tzu quando estas tarefas são cumpridas e adoramos vê-lo feliz.


Estas atividades, conhecidas como adestramento, são ações baseadas na repetição do movimento com a finalidade de condicionar um comportamento favorável.

Os cães domésticos são descendentes dos lobos e, por isso tem o comportamento coletivo como se estivesse em uma matilha. 





Neste contexto, ou ele é o dominante ou é o dominado. Nas matilhas existe sempre o Alfa, que é o líder dos demais lobos. Portanto, desde o início, você deve deixar claro que é você quem manda.



Os primeiros passos


Existem alguns passos iniciantes para quem quer adestrar um shih tzu desde seu nascimento. Para dar início ao treinamento comece com passos pequenos.


• Os truques são as primeiras indicações para o seu shih tzu ser adestrado. Para instiga-lo a sentar segure um petisco na frendo do animal e faça movimentos levantando a mão até que ele se sente.


• Para que dê a pata, bata com os dedos em uma das mãos, indicando que a pata dele deve ser colocada no lugar apontado.


• E para deitar vá abaixando a mão até que o shih tzu se deite. Para ele entender que isto é o que você espera deles, dê o petisco ao seu shih tzu no fim da ação. Mas somente no fim.




Se o animal late excessivamente ele pode estar muito agitado. Portanto para diminuir os latidos, procure fazer atividades que esgote a energia do pet. Leve-o para passear ou para correr e sempre faça estímulos negativos aos latidos para que ele saiba que você recrimina o latido.


• Se o seu shih tzu fica muito agitado quando vê outra pessoa, ou até mesmo você, e começa a pular enfaticamente pise na coleira dele ou jogue um pouco de água no seu rosto, em repreensão.


Preparando o ambiente para adestramento do shih tzu 


Adestrar um animal de estimação não é tarefa fácil quando não somos profissionais do ramo. É comum que aqueles que não têm condições de pagar um profissional tentem fazer, de forma amadora, o adestramento de seu animal, mas muitas dúvidas podem surgir no meio deste processo. 


No caso dos shih tzu, por exemplo, qual a melhor forma de preparar o ambiente? Qual o melhor local? Não basta a paciência e a dedicação, outras medidas, se tomadas, podem tornar o treino mais eficiente, por isto, é fundamental tê-las em mente.


O seu shih tzu tem que se sentir bem


No que se refere ao ambiente, escolha um local com poucas distrações. Caso, em meio ao treino, o Shih Tzu receba outros estímulos do ambiente, isto pode afetar sua concentração distraindo-o dos comandos. Um tapete plano, dentro de casa, um jardim com um gramado plano, enfim, um lugar tranqüilo, são locais adequados para o adestramento. Deixe o shih tzu brincar um pouco antes de começar, para que esteja descansado e sem energia acumulada.


Sabendo que as dificuldades virão


Caso tenha um filhote de shih tzu ou um animal novo em casa, é importante que respeite a fase de adaptação do pet. Para tal, procure saber de seus hábitos anteriores, como a ração ingerida, e mantenha da mesma forma, por alguns dias, até que o shih tzu se adapte ao novo lar. Neste período é inevitável que algumas coisas lhe fujam ao controle, como o animal acertar o local onde fazer as necessidades.


Tenha paciência, aos poucos, ele vai aprender, de acordo com seu comando, onde e quando deve ir. Brinque com o cão para acalmá-lo e sempre tenha água limpa e sempre. Alimente-o bem, regularmente e dê a ele um lugar confortável para dormir.


A atenção a estas observações fará com que seu shih tzu se sinta bem e confortável no ambiente em que se encontra e com você, fator de maior importância para o bom resultado do adestramento. Ter confiança no lugar onde está e com quem está faz do cão, um melhor aprendiz.


Brinquedos que ajudam no adestramento dos shih tzu 


Os brinquedos, muitas vezes, são considerados ferramentas ótimas para divertimento do cão. Contudo, os brinquedos também ajudam na adestração do shih tzu. Por isso é um assunto que deve ser tratado aqui. Existem brinquedos que os shih tzu gostam tantos, que passam a idolatrá-lo.


Esses brinquedos idolatrados podem servir como recompensa no adestramento, para quando o shih tzu fizer algo que lhe agrade. Além disso, os brinquedos também fazem o pet não sentir-se tentado em roer coisas da sua casa, como seu controle e o pé da sua mesa. Este artigo visa expor quais brinquedos recomendados para os cães, além disso irá também expor alguns cuidados necessários ao dar o brinquedo ao cão, principalmente os naturais. 


Brinquedos recomendados para os shih tzu 


Antes de citas alguns brinquedos que servirão como exemplo para você entregar para seu shih tzu, é necessário explicar a importância de sempre estar variando os brinquedos entregues para o seu pet, principalmente se ele não se apegar rápido a um deles. Assim como as crianças, os cães enjoam rápido de um brinquedo. Por isso é importante fazer um rodízio de brinquedos para o cão sempre sentir-se animado.


Os brinquedos mais recomendados para o seu cãozinho são brinquedos moles ou macios, como por exemplo brinquedos de borracha. Além disso, é extremamente recomendável que os brinquedos não sejam tão pequenos, pois corre o risco do shih tzu engolir e lhe trazer dor de cabeça mais tarde, além de poder custar a vida do cão.  Os melhores brinquedos são aqueles que proporcionam certo tipo de jogo ao shih tzu,  aumentando assim sua atenção e aliviando o estresse.


Brinquedos como bola de tênis, ossos de náilon, brinquedos de borracha e etc., são os brinquedos mais recomendados para seu shih tzu. Se você tiver a sorte dele se apaixonar por algum desses e começar a carregar para todo lado que andar, comece a usar esses brinquedos para o adestramento. Principalmente na fase filhote, é aconselhável você congelar esses brinquedos antes de dar para o Shih Tzu, pois isso alivia a dor que o pet irá sentir quando estiver trocando de dentes.


Agora brinquedos como bola de gude, bichos de pelúcia, brinquedos pequenos e etc., devem ser evitados. Além de serem pequenos, a maioria possuem materiais resistentes. Se o seu shih tzu, acidentalmente, engolir esses brinquedos (e, acredite, isso é muito comum), pode trazer sérios problemas digestivos para o seu shih tzu 

Comentários