Convivência entre shih tzu e grávidas

 Quando um casal descobre uma gravidez, logo vem a dúvida: e o cachorro? Como vai ser isso? A vida desse casal irá se transformar por completo, afinal, agora terá um bebê em casa. 


E nesse novo mundo e nessa nova rotina, tem o seu shih tzu, que sempre vai precisar da sua atenção e do seu carinho. É comum o shih tzu ser deixado de lado quando nasce o bebê, mas a família precisa fazer um esforço redobrado para que isso não aconteça e assim não gere problemas para seu shih tzu, que antes era o centro da casa e agora não é mais.


Os shih tzu sabem quando a mulher está grávida?




Sim, eles sabem. Os cães percebem a alteração hormonal da dona pelo olfato e a partir de então, criam um laço ainda mais profundo com ela. Algumas mulheres grávidas relatam que o comportamento dos shih tzu muda quando percebem que a dona está grávida: param de pular, ficam mais tranquilos, mais carinhosos e mais protetores.


Benefícios de ter um shih tzu quando se está grávida


Uma pesquisa feita na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, revelou que as mulheres grávidas que tem shih tzu tem 50% mais chances de fazer a quantidade de exercícios ideal, que são 3 horas por semana. O cachorro é um estímulo para o exercício, pois ele próprio precisa ser levado pra passear todos os dias. A ideia é passear todos os dias durante 30 minutos. Mas antes, fale com um obstetra para que ele libere a prática dessa atividade.


Aquela teoria de que os animais são “sujos” e fazem mal para as crianças. Há casais que não permitem que o cão chegue perto do bebê, o que é uma atitude equivocada. Ambos precisam se acostumar um com o outro desde cedo.


Como lidar com o shih tzu na época da gravidez e depois


Alguns cuidados precisam ser tomados para que a convivência seja a melhor possível. Isso vale também para pessoas que não tem planos de ter filhos.


Manter limpo o ambiente do animal: evite deixar fezes ou urina, pois além de contaminantes, podem atrair mosquitos e moscas.


A saúde do seu shih tzu deve estar em dia: faça check-ups anuais no seu pet, mantenha em dia a vermifugação e a vacinação e dê banhos regulares.




Estude onde seu shih tzu poderá ter acesso: se o cachorro não vai poder entrar no quarto do bebê, por exemplo, ensine-o desde antes para que ele não associe essa limitação com a chegada do bebê.


Uma atitude difícil, mas necessária, é se distanciar um pouco do seu shih tzu. Quando a criança nasce, a mulher passa a ter pouquíssimo tempo pra cuidar dela mesma, quem dirá do cão. Ela não conseguirá dar a mesma atenção de antes enquanto estiver com uma criança pequena em casa. 


 O shih tzu vai acabar associando o distanciamento à chegada do bebê e isso vai gerar muito ciúmes. Portanto é importante que ele se acostume com a nova rotina antes do bebê chegar. Por exemplo, quando for ver TV, deixe o shih tzu onde ele estiver em vez de levá-lo junto. Evite dormir com o pet na cama. Atitudes como essa vão desligar um pouco a dependência emocional que o shih tzu tem com a dona.


 Os primeiros momentos do shih tzu com o recém-nascido


Assim que chegar da maternidade com o neném, faça uma grande festa pro seu shih tzu. Deixe ele cheirar os pezinhos do neném e dê um petisco pra ele. Nas primeiras semanas, seu shih tzu pode querer chamar a sua atenção, roendo seus objetos ou fazendo xixi e cocô fora do lugar. 




Não brigue com ele! Recolha sem que ele veja e continue fazendo o que estava fazendo. Se você brigar com ele, olhar pra ele ou falar com ele, ele vai ver que conseguiu chamar sua atenção e continuará fazendo coisas erradas. Ignore completamente e esse comportamento irá parar.


 Criar um bebê e um filhote ao mesmo tempo


Se você está grávida e está pensando em ter um shih tzu agora, talvez seja melhor esperar até seu bebê ter pelo menos 1 ano. Cuidar, educar e ensinar um filhote de shih tzu não é uma tarefa fácil e demanda muita atenção e trabalho. É praticamente impossível educá-lo corretamente e ter um neném ao mesmo tempo. Um shih tzu requer muito nosso tempo e é melhor adquirir um quando a criança já estiver maior e dando menos trabalho.

Comentários