Você sabe como vermifugar seu shih tzu? Aprenda aqui!

 A vermifugação é um procedimento de extrema importância para a saúde dos pets, ela evita problemas que causam complicações intestinais e, quando não tratadas, podem desencadear sintomas como anemias, até mesmo graves hemorragias. Em termos gerais, ela combate os parasitas intestinais comuns em cães e gatos.


A vermifugação deve ser constante ao longo da vida do animal. A dosagem e o espaçamento de tempo dependem da idade e do risco de exposição do pet. Se ele vive em situações de risco de contagio ou se vive em espaços protegidos. A forma de contaminação pode ocorrer tanto por via oral quanto pelo contato direto da pele com ovos e larvas que são depositados pelas fezes deixadas no meio ambiente.


Os vermes podem sugar o sangue, alimentar-se do que foi ingerido pelo shih tzu ou simplesmente causar prurido e desconforto anal. Não devemos esquecer que filhotes e animais debilitados devem receber atenção e cuidados redobrados.





O médico veterinário é a pessoa indicada para especificar a dose, a data e o tipo de vermífugo que o seu animal deve receber. Genericamente devemos vermifugar nossos animais a cada 4 ou 6 meses, é importante para evitar a disseminação da doença e a contaminação de outros pets.


Os principais vermífugos são por via oral, podendo ter apresentação em comprimidos, suspensão líquida ou mesmo vermífugos de pingar na nuca em forma de pipetas.


Fique atento, também, aos sintomas de presença de vermes no organismo do seu shih tzu, tais como:


●Diminuição do apetite.


● Sangue nas fezes.


● Presença de vermes nas fezes.


● Mudança na textura das fezes.


● Perda anormal de peso.


● Fraqueza.


● Barriga distendida.


● Vômito.


● Começar a esfregar o bumbum no chão.


Ao aparecer algum desses sintomas, leve seu shih tzu para uma consulta com veterinário de confiança, verificando se o problema é mesmo uma verminose e, assim, realizar os tratamentos ou descartando outros problemas que também podem levar aos mesmos quadros.


Pelos sintomas apresentados, podemos perceber o quanto os parasitas afetam o sistema imunológico do animal. E, principalmente os filhotes, precisam ter cuidado para que isso não os afete, já que dependem de estarem bem de saúde para que possam se desenvolver adequadamente e se transformarem em lindos adultos saudáveis.


Realizando a vermifugação


Em primeiro lugar, é essencial que você saiba a data de nascimento (mesmo que aproximada)  Isso é importante para saber como controlar a medicação, sabendo o momento correto de dar o medicamento.


A primeira dose pode ser aplicada aos 15 dias após seu nascimento, segundo as especificações da bula do medicamento escolhido. As demais doses deverão ser aplicadas no primeiro mês e assim, seguir-se mensalmente, até o sexto mês de vida. Isso garante maior proteção e evita a reincidência do problema.


Após a fase adulta, ele pode ser aplicado em três doses anuais, segundo as estações:


● Dose de verão: janeiro a abril.


● Dose de inverno: maio a agosto.


● Dose de primavera: setembro a dezembro.


É importante ressaltar que os vermífugos são tanto terapêuticos (ou seja, eliminam os vermes presentes) quanto profiláticos (previnem que os parasitas se instalem no organismo do pet).


Porém, também é preciso tomar alguns outros cuidados para se certificar de que não haverá contaminação posterior, como:


● Controle de ambiente.


● Remoção de fezes imediatamente.


● Não permitir que os animais façam fezes em locais úmidos.


● Combata piolhos e pulgas, que também transmitem vermes.


Anote quando foi dada a primeira dose e se organize para aplicar as demais nos prazos certos, ou correrá o risco ter que lidar novamente com todos os problemas citados.


A importância de produtos de qualidade na hora de vermifugar seu Shih Tzu 


Escolher um produto de qualidade é essencial na hora de vermifugar seu pet. Você pode perceber que há uma série de produtos dessa espécie que estão disponíveis para venda. Porém, nem todos são recomendados ou farão o efeito desejado para seu animal.


Alguns protegem apenas contra as verminoses mais básicas, descartando outros problemas que também são graves e que, caso atinjam seu animal, podem causar uma série de problemas.


Lembre-se de adquirir o vermífugo indicado para a idade do seu shih tzu e respeitar as doses recomendadas na bula do medicamento escolhido. É importante, também, conversar com seu médico veterinário, já que substâncias encontradas em alguns vermífugos (como a Ivermectina) podem ser fatais para algumas raças.


Muitas vezes, o mais recomendado para animais pequenos é o medicamento líquido, já que os comprimidos precisam ser fracionados em muitas partes e, assim, correm o risco de perder quantidades consideráveis de suas propriedades no processo.


Saber como vermifugar um filhote é importantíssimo para que os amantes dos pets possam oferecer o melhor para o crescimento e saúde dos bichinhos. E por isso a escolha do melhor medicamento é uma forma de amor e carinho para com eles.

Comentários