Como acostumar seu shih tzu com o nome

Ter um cachorro em casa é sempre gratificante porque eles trazem paz, carinho e muito amor. Mais assim como nós os shih tzu precisa de um nome,  e isso pode ser uma das coisas mais desafiadoras que você pode fazer. No entanto, é gratificante quando ele começa a atender. Entretanto, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes para que de fato, seu cão atenda pelo nome.


A primeira coisa a entender é que isso dificilmente acontecerá do dia para a noite. Ou seja, é de suma importância que você dê tempo ao tempo e respeite o tempo do seu cão. Não exija muito dele no início nem entenda como frustrante caso seja difícil. Pois, por mais que demore, vai acontecer.  Por ser uma questão muito comum na vida de diversos tutores de shih tzu, separamos algumas dicas de como fazer para o seu cachorro atender pelo nome assim que for chamado. De acordo com especialistas, é simples acostumar o shih tzu com um nome. Para isso, o tutor vai precisar de técnica e muita paciência.


 Acostumando seu shih tzu com o nome





“Para acostumar temos que primeiro entrar em um acordo com os membros da família, para saber qual será o nome do cachorro. Para que aí possamos chamá-lo e motivá-lo cada vez mais com o seu novo nome. Sempre com recompensas e alegria. Assim logo logo ele atenderá aos chamados”, explica o adestrador.


É importante lembrar que para acostumar seu shih tzu com o nome é preciso trabalhar desde os primeiros dias em casa. De preferência, é importante ensinar o nome do cachorro desde filhote. De uma forma geral, é preciso que o tutor entenda que o nome para o shih tzu deve servir como um comando de atenção. Assim, sempre que for utilizada, a palavra escolhida para nomear o pet, deve ser aplicada para direcionar a atenção do cachorro.

“Um exercício fácil de ser feito é jogar a bolinha e toda vez que seu shih tzu for buscá-la, chame o nome dele em tons de felicidade e alegria. Para que cada vez mais ele goste e associe aquilo como o nome dele”, indica o especialista em comportamento animal.

Outra dica dada por um adestrador para ensinar seu shih tzu a acostumar com o nome, é escolher uma opção curta. “O nome do cachorro deve ser pequeno tipo duas sílaba no máximo, para a resposta dele ser mais rápida e atender melhor aos comandos”, ensina.

Isso  indica que o nome não seja semelhante a outras palavras comuns do dia dia. Por exemplo, um shih tzu chamado João pode ter dificuldade em distinguir o nome do comando “não”. Aliás, esse é um comando muito importante em qualquer treinamento. Por essa razão, é melhor prevenir problemas de entendimento com o seu cachorro. “Evitar nomes parecidos com os dos familiares“, é outra dica sugerida pelo especialista em comportamento animal.


Shih tzu demora para aprender o nome?


Como já dito anteriormente, cada shih tzu recebe o treinamento de forma diferente. Nesse sentido, quando se questiona com quanto tempo o shih tzu aprende o nome, a resposta é “depende”.

“Na realidade cada cachorro tem seu tempo de aprendizagem e seu ritmo. Com o tempo ele vai saber que quando ouvir aquele tom (palavra) é porque seu dono quer chamar a atenção dele. Assim ele logo se aproximará”.

Além do ritmo de cada shih tzu, o tempo de aprendizagem depende também do tutor. Para o adestrador, a persistência é o segredo para o sucesso no treinamento. O dono deve se dedicar aos treinos, repetir o adestramento e ter atitude dentro do relacionamento com o seu shih tzu. E aqui entra a questão de liderança dentro de casa.


E se meu shih tzu  não atender pelo nome?


Muitas pessoas, mesmo tentando as dicas dadas anteriormente, relatam que seu shih tzu não atende pelo nome. E então se perguntam o que pode ser feito para que o cachorro consiga compreender o nome e atender por ele.

“Existem vários exercícios que estimulam o shih tzu  a atender pelo nome. Então só cabe a nós observar a melhor opção que vai ser a mais interessante para o cachorro. Por exemplo, além do exercício da bola, o tutor também pode usar um barulho para chamar a atenção do cão. Contudo, esse tipo de técnica só deve ser feita se o cachorro não possuir medo de ruídos, para não associar o nome a sentimentos ruins.

Nesse sentido, o tutor precisa conhecer bem o seu shih tzu. “Nunca devemos chamar o nome dele quando estiver brigando, usar sempre o não para correções é o melhor”.

E, ao contrário do que muitos possam imaginar, shih tzu adultos também podem aprender seus nomes. Para isso,  recomendamos  chamar o cachorro pelo novo nome e sempre recompensá-lo. Além disso, uma dica muito importante é evitar chamar seu shih tzu por qualquer motivo. O uso contínuo e diariamente do nome do cachorro, sem razões específicas, pode dessensibilizar seu shih tzu.

Dessa forma, é recomendado que o nome seja mencionado em momentos específicos. Por exemplo, o nome deve ser utilizado na hora da refeição; pode ser aplicado nos treinos diários; quando o tutor vai se despedir ou então quando chegar. Todos os momentos marcantes para o cão são ideais para chamá-lo pelo nome.


Os Shih Tzu sabem quem são seus donos?


A relação entre Shih Tzu e seu tutor deve ser bem esclarecida para ambas as partes. Quando o cachorro reconhece você como “líder da matilha”, todo e qualquer treinamento fica difícil de ser concluído com êxito. Isso significa dizer que, para conseguir resultados positivos durante o adestramento, o tutor precisa se posicionar como líder. 


“A liderança da casa está relacionada a alimentação, passeios e limites dentro de casa. Onde todos os membros da família têm que saber como fazer as correções para evitar futuros vícios que podem acontecer.”

Desta forma, o tutor precisa mostrar ao cachorro quem “manda” na família. Criar rotinas para o animal é essencial, por exemplo: hora da refeição, momento certo do passeio, controle durante as caminhadas 



Dicas de nomes para seu shih tzu 


Depois de tantas dicas de como acostumar seu shih tzu com o nome, é hora de escolher aquele que mais combina com o pet. Lembrando das dicas dadas pelo adestrador e pensando na personalidade do cachorro, deve-se optar por um nome legal e divertido.


Sugestões de nomes para shih tzu 



● Flash

● Trovão

● Eros

● Falcão

● Daiana

● Michel

● Boby

● Maia

● Oscar

● Ariel

● Lucy

● Meg

● Babi

● Marrie

● Pandora 


Diante de algumas opções de nomes, fica mais fácil escolher o nome que mais combina com seu shih tzu. Além disso, as dicas anteriormente mencionadas vão ajudar a acostumar seu shih tzu com o nome escolhido pela família.


Importante: Lembre-se tenha sempre paciência durante esse processo de acostumar seu shih tzu com o novo nome, faça isso nos primeiros meses de vida do cachorro, e cada vez que ele atender der uma recompensa e fale de modo Alegre.

Comentários