Seu shih tzu come cocô? Saiba como resolver

Coprofagia vem do grego copro, que significa “fezes” e fagia, que significa “comer”. É um hábito dos Shih Tzu que todos achamos nojento, mas como costumamos dizer, Cães são Cães.


Agora porque os Shih Tzu  comem cocô?

 

Muitas teorias já surgiram para tentar explicar este comportamento. Será que falta algo em sua dieta? Normalmente não. Shih Tzu com este comportamento normalmente não tem nenhuma deficiência em sua nutrição. Alguns problemas de saúde podem, entretanto, contribuir para a coprofagia, incluindo distúrbios severos no pâncreas (insuficiência pancreática) ou no intestino, anemias graves causadas pela infestação de parasitas, ou se o Shih Tzu estiver passando fome. Estes casos são raros, mas levar seu Shih Tzu a um veterinário para descartar esta hipótese pode ser uma boa ideia.


Alguns Shih Tzu, especialmente os que estejam sendo mantidos em canis, podem comer fezes porque estão se sentindo ansiosos ou estressados. Um pesquisador sugeriu que os Shih Tzu que são punidos pelo dono por defecar em lugares errados começam a pensar que o ato de defecar é errado, e por isso tentam esconder a prova.


Outra teoria é que a coprofagia é algo passado de geração em geração. Os primos dos cães – lobos e coiotes – muitas vezes comem suas próprias fezes se estiver difícil de conseguir comida. Fezes de herbívoros (animais que comem plantas) são ricas em vitamina B e alguns pesquisadores acreditam que lobos (e alguns cães) podem comer fezes para ingerir este tipo de vitamina.




 


Em alguns casos a coprofagia pode ser um comportamento aprendido ao observar outros animais. Pode também se tornar um hábito durante brincadeiras, quando um filhote tenta experimentar qual é o gosto de tudo o que encontra.

 

Existe um período na vida de um Shih Tzu no qual a coprofagia é comum e esperada. Você sabe dizer qual é? Cadelas geralmente comem as fezes de suas crias. Isto é provavelmente uma tentativa de esconder a sujeira de predadores.

 

Além de tudo, alguns Shih Tzu podem comer fezes por que o sabor é bom (para eles).

 


Como impedir que o seu Shih Tzu coma cocô? 


A melhor maneira de prevenir este problema é manter seu quintal ou canil livre das fezes. Limpe tudo assim que seu Shih Tzu defecar. Uma boa tática é limpar o cocô do Shih Tzu sem que ele veja. Ao ver você limpando, ele pode pensar que aquilo que “sai dele” deve ser limpo o quanto antes, e assim come as fezes. Procure limpar fora da visão do seu Shih Tzu.  

 

Alguns donos conseguem evitar o problema colocando algo nas fezes que as façam ter um sabor horrível, como pimenta em molho ou pó. Infelizmente, alguns Shih Tzu podem começar a gostar disso. Existem ainda alguns produtos que podem ser colocados na comida do animal do qual o Shih Tzu está comendo as fezes (o próprio Shih Tzu ou um gato, por exemplo) que modificam o sabor das fezes para que tenham um gosto muito ruim. Estes métodos podem funcionar melhor se seu Shih Tzu acabou de começar a comer fezes, mas uma vez que isto tiver virado um hábito, vai ser bastante difícil de quebrar. O veterinário também pode receitar um remédio manipulado em sachês para ser acrescentado à ração do seu Shih tzu por 1 mês, para quebrar o hábito de comer o cocô.

 

Quando levar seu Shih Tzu para passear, mantenha-o sempre na coleira. Desta forma, você poderá ter o controle se cruzar com um apetitoso monte de fezes. 


Colocar brinquedos e outras distrações no ambiente pode ajudar. Precisamos achar algo que atraia mais a atenção do Shih Tzu do que comer suas fezes. Um brinquedo lambuzado com algo gostoso pode parecer uma alternativa bem melhor para ele. Também faça com que ele se exercite bastante para que ele possa se sentir mais relaxado.

 

Em situações onde este comportamento parecer ser culpa do estresse, a causa deve ser eliminada ou reduzida. Em alguns casos de ansiedade, ou se o comportamento se tornar obsessivo-compulsivo, remédios podem ser necessários para quebrar o ciclo. Promova entretenimento e atividade adequados para seu Shih Tzu, brinquedos, ossinhos e coisas pra ele se distrair. Passeie bastante, de preferência pela manhã e à noite.

 

Mudar a dieta para uma que use proteína hidrolisada pode ajudar. Seu veterinário poderá lhe indicar uma.

 

Alguns Shih Tzu podem melhorar se forem alimentados mais vezes ao dia, por isso você pode aumentar o número de refeições e reduzir quantidade de comida, mantendo o total que seu Shih Tzu come por dia. Dar a ração usando um brinquedo dispenser também pode ajudar.

 

Um treinamento com uso de um clicker, para treinar o Shih tzu para se afastar de fezes, juntamente com uma recompensa, tem ajudado em alguns casos.

 

Para Shih Tzu que se sintam atraídos por caixas de areia, é preciso um pouco de criatividade. Usar caixas fechadas e apontar a abertura para uma parede pode ajudar. Outros colocam a caixa em um armário e deixam a abertura pequena demais para um Shih tzu. Lembre-se que se o seu gato não conseguir entrar, ele deixará de usar a caixa.

 

Acima de tudo, não castigue seu Shih Tzu por comer fezes, pois isso pode encorajar este comportamento. Trabalhar sua obediência geral sempre pode ajudar. Se o Shih Tzu souber o que você espera que ele faça, ele pode se sentir menos ansioso e terá menor chance de começar ou continuar a ter este comportamento.


Comer as fezes faz mal pra saúde?

 

Muitos parasitas podem ser transmitidos através de fezes. Geralmente, herbívoros tem parasitas que não infestam carnívoros. Mas O Shih Tzu que comem fezes de outros cães ou de gatos podem repetidamente ser infestados com parasitas como giárdias, coccídeos, e se as fezes forem antigas, áscaris e tricurídeos. Estes Shih Tzu devem ser examinados e tratados com os medicamentos adequados com frequência.

 

 

Resumindo

 

Não se sabe com certeza o motivo de certos Shih Tzu comerem as próprias fezes ou as de outros animais. O que se sabe com certeza é que quando demonstram este comportamento, quanto mais cedo forem tomadas medidas para corrigi-lo, maior a chance de sucesso.


Tratamento opcionais 


O COPROVET é um anticoprofágico consagrado no mercado, fabricado pelo Laboratório Coveli. Recomendado para cães de pequeno porte ou filhotes, seu uso é extremamente simples e não apresenta efeitos colaterais. O COPROVET é composto de ingredientes naturais, que deixam as fezes com um sabor e odor nada atraentes para o cão, além de possuir vitamina B1, que age quando a causa do problema é digestiva.


Mas vamos entender por que os shih tzu apreciam esta atividade gastronômica tão desagradável.


Embora o ato de comer as próprias fezes, ou de outros animais, nos pareça totalmente nojento, para os cães esta não é uma atitude “escandalosa”.


Claro que isso não quer dizer que todos os cachorros estão pensando em servir canapés de “patê du cocô” para os convidados caninos, mas com certeza a cadelinha do prédio ao lado não vai deixar de namorar o seu garanhão só porque ela o viu fazendo uma “boquinha” pouco ortodoxa.


Falando sério. O ato de comer fezes deve ser tratado, mas não fique pensando que o seu Shih Tzu é nojento ou anormal por causa disso.


Nem sempre as causas para um cachorro desenvolver o hábito de ingerir fezes são claras, ou fáceis de serem identificadas.


Um exemplo de situação natural onde o cão, ou melhor, a cadela come fezes é quando ela está com os filhotes recém-nascidos. Uma boa cadela nunca vai deixar que seus filhotes fiquem num lugar sujo de fezes e urina. Como consequência ela vai lamber os filhotes após cada mamada, não só para estimulá-los a fazer o xixi e cocô (shih tzu muito novinhos precisam de estímulos, na forma de massagens, para poder fazer xixi e cocô), como também para limpar a sujeirinha e deixar o “ninho” o mais limpo possível, evitando que o local fique contaminado.


Assim que os filhotes estiverem mais crescidinhos a cadela usará de outros meios para ensiná-los a defecar longe da área aonde eles dormem e são alimentados. Ela passará a se levantar do ninho alguns minutos antes deles estarem totalmente saciados. A procura das “mamadeiras” gostosas da mamãe os filhotes irão acompanhá-la para fora do ninho e acabarão fazendo as caquinhas (o que normalmente ocorre logo após o fim da mamada) do lado de fora, e não na cama.


Embora nesta época já não se espere que a mãe e os filhotes procurem fezes para comer, é comum que alguns filhotes continuem explorando suas fezes, para brincar com elas, ou para comê-las, por conta dos seus impulsos exploratórios. Se isso estiver ocorrendo é preciso, antes de mais nada, levar o filhote ou o cachorro adulto num veterinário para afastar qualquer possibilidade de problema nutricional.


A coprofagia em filhotes mais velhos e em cachorros adultos pode estar relacionada com problemas que interferem na absorção normal dos alimentos. Peça para o seu veterinário checar todas as possibilidades, como verminose, pancreatite, deficiência de enzimas digestivas, ou outros problemas no aparelho digestivo.


Um outro fator é alimentar. Uma dieta inadequada, pobre em fibras e/ou proteínas pode fazer com que o seu cão vá buscar estas substâncias nas fezes de um outro animal. Estudos também apontam que cachorros alimentados uma única vez no dia tendem a comer as próprias fezes mais dos que os cães alimentados duas ou mais vezes por dia. A explicação de tal relação está no fato de que alguns cachorros possuem uma dificuldade maior de absorver os nutrientes se eles forem oferecidos em uma única grande porção de alimento. Os nutrientes, nestes casos, acabam passando direto para as fezes do animal que, mais tarde, sentindo-se mal nutrido, acaba voltando nas próprias fezes para se alimentar.


É o que parece ocorrer também quando mais de um cachorro é alimentado ao mesmo tempo, muitas vezes no mesmo prato, e um cão é muito mais dominante do que o outro. O cachorro mais dominante pode até mesmo “impedir” que o cachorro mais submisso se alimente com um simples olhar. O cachorro mais submisso só irá se aproximar do prato quando o cão mais dominante permitir e estiver totalmente saciado.


Comentários