Dicas de veterinária para proteger os shih tzu dos fogos de artifício

O período de ano novo é de muita festa para as pessoas, mas os animais de estimação não costumam gostar muito da barulheira na hora da virada. O caso é tão sério que em São Paulo, por exemplo, só poderão ser utilizados fogos de artifício silenciosos na Avenida Paulista. 


Os rojões com estrondo foram proibidos a partir de uma nova lei, aprovada pela Câmara Municipal no ano de 2018. O objetivo é evitar transtornos para idosos, crianças, pessoas com deficiências e animais, que sofrem tanto com o barulho provocado pelos fogos. 


Julia Oliveira de Camargo, médica veterinária e proprietária do Hospital Dog Saúde diz que os shih tzu têm o aparelho auditivo mais forte do que o dos humanos. “Como a audição é mais sensível, o barulho faz com que eles fiquem mais estressados, sintam medo e ansiedade”, explica a especialista.




Rojões são um risco aos Shih tzu 


Segundo a veterinária, em alguns casos mais graves, os shih tzu ficam tão nervosos que chegam a se jogar da sacada dos apartamentos onde moram. Shih tzu idosos podem, inclusive, sofrer infarto. Há shih tzu que se debatem, ficam extremamente inquietos e chegam a pular do canil ou pular o muro de casa. “Já ouvi também relatos de animais que sofreram convulsões”, conta.


Por isso, a veterinária acredita que essa lei vai beneficiar diversos animais, principalmente os de rua, que não têm ninguém para ajudá-los, com apoio e amor nesses momentos. “Espero que o Brasil inteiro implemente essa lei, pois embora os fogos sejam bonitos e façam parte de um ritual nas festividades no final do ano, os animais não deveriam ter que passar por esse sofrimento”, declara.


Veterinária dá dicas para proteger os shih tzu 


Essa não será a primeira vez que o show a Virada na Avenida Paulista terá fogos silenciosos. Outras cidades de São Paulo já baniram o uso de fogos de artifícios barulhentos em festas de Ano Novo; no entanto, muitas cidades do país continuarão com a tradicional queima de fogos, causando o mesmo barulho de sempre  


Para quem mora nesses locais, Julia Oliveira de Camargo dar algumas orientações que podem ajudar a proteger os Shih Tzu. “Uma dica é colocar tampões nas orelhas, antes mesmo dos fogos começarem”, alerta a profissional. “Além disso, é recomendável deixá-los em um local onde o som externo seja abafado e ligar a televisão ou música em um volume bem alto”, completa. 


Ela chama a atenção para que os tutores fiquem atentos e não deixem que os pets fiquem próximos de objetos pontudos ou cortantes, pois quando eles ficam muito agitados devido ao barulho dos fogos, eles podem se machucar.


Sedativos e medicações naturais podem ser recomendados


Atualmente, existem sedativos específicos que podem ser dados aos shih tzu, que ajudam a acalmar e relaxar. Porém, nem todos os animais podem tomar esse tipo de medicação. “Os riscos aumentam em algumas situações e precisam ser verificados, principalmente com shih tzu idosos”, afirma Julia.  


Por isso, o ideal é que eles passem por um veterinário antes, para verificar se estão realmente aptos a tomar sedativos. “Existem também outras medicações que são mais naturais, como florais e remédios feitos de flores e frutas”, esclarece a veterinária.  


Tutores devem ficar atentos às reações dos shih tzu 


Julia afirma que as reações mais comuns dos shih tzu são ficarem bastante agitados, pularem e latirem muito, como se estivessem muito estressados. Porém,  há casos mais graves, que os animais chegam a se debater e a se cortarem. “Há relatos ainda de rojões que caem dentro de algumas casas, os donos nem percebem, os animais colocam o rojão na boca e ele estoura; causando ferimentos extremamente graves ou até mesmo a morte”, lamenta.


Por isso, se o seu shih tzu tiver alguma reação extrema por causa dos fogos, o ideal é não deixá-lo sozinho e tentar acalmá-lo.


Infelizmente muitos querem se divertir sem se preocupar com os cães, mais você pode ajudar eles a ficarem mais calmo na noite da virada do ano.


Confira agora 10 maneiras de você ajudar seu shih tzu a ficarem mais calmos durante a queima de fogos na noite da virada do ano:


1. Prepare o seu shih tzu para lidar com o ruído


Os shih tzu precisam se acostumar com sons que não sejam tão comuns a eles, e isso tem que ser feito o quanto antes. A dessensibilização de ruídos ajuda a prevenir uma fobia de ruídos altos. Use um CD com sons que ele não esteja acostumado a ouvir, bem antes da temporada de fogos de artifício.


2. Deixe o seu shih tzu “se esconder”


Provavelmente, na hora dos fogos, seu cachorro vai querer um lugarzinho mais seguro para ficar, pois estará assustado. Prepare um cantinho para ele, coloque ração, água e uma caminha para ele deitar. Deve ser um lugar que você possa fechar para evitar que o animal saia correndo pela casa, se ferindo e destruindo os móveis.


3. Ligue a televisão ou o ventilador


Às vezes, o som da televisão ou do ventilador pode ajudar a amenizar o barulho dos fogos que estão soltando na rua. Assim, o animal não se assustará tanto.


4. Mantenha as janelas fechadas


Mantenha as janelas e cortinas fechadas para que o som dos fogos de artifício não fique tão alto, e depois que o barulho desagradável acabar você poderá abrir novamente.


5. Mantenha a calma


Animais são influenciados pelo comportamento dos seus donos. Mantenha a tranquilidade na hora do barulho, assim você passará confiança para o seu cãozinho.


6. Fique perto do seu shih tzu 


Fique de olho no seu shih tzu e mantenha-se por perto dele, se possível. Você pode distrair e acalmar o seu cachorro, evitando que ele fique com tanto medo.


7. Evite deixar seu shih tzu sozinho


O ideal é não deixar seu shih tzu sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos nas proximidades de sua residência. A companhia dos donos geram mais confiança para animais domésticos, principalmente quando eles estão com medo de alguma coisa.


8. Coloque algodão no ouvido do animal


Você pode colocar um algodãozinho no ouvido do shih tzu para que o barulho dos fogos não o incomode tanto, e tirar o algodão assim que os fogos terminarem.


9. Olhe o portão da sua casa


Sempre confira se o portão da sua casa está fechado, pois na hora do barulho, muitos cachorros ficam nervosos e acabam fugindo.


10. Consulte um veterinário


Se o seu cão fica com medo exagerado de fogos e até passar mal, o veterinário pode indicar um tranquilizante para que o seu cãozinho mantenha a calma nesses momentos.

Comentários