Shih Tzu correndo atrás do próprio rabo

Você provavelmente já flagrou seu shih tzu correndo atrás do próprio rabo, certo? É uma atitude bem engraçada de se ver e comum entre os exemplares da espécie, mas você já parou para pensar no porquê eles fazem isso? É preciso prestar atenção quando isso acontece e descobrir as razões por trás da ação, pois os cachorros não fazem nada sem um motivo específico. Existe mais de uma justificativa para esse comportamento, que varia entre problemas de saúde e comportamento. Desde um simples incômodo até a tentativa de chamar atenção do dono.

 

É importante saber a causa do problema para poder saber o que fazer em cada situação. Por isso que pesquisamos e consultamos alguns especialistas em comportamento animal. Será sábio da nossa parte como tutores dos cães identificar os motivos e tentar ajudar nossos shih tzu da melhor maneira possível, trazendo para eles uma vida saudável. Confira a lista! 



Comportamento compulsivo 





Engana-se quem acredita que o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um problema exclusivo dos humanos em tempos marcados pelo estresse. De acordo com pesquisa desenvolvida na Universidade de Helsinque, na Finlândia, a mania dos cachorros de perseguirem o próprio rabo, se repetida de forma excessiva, pode ser considerada também um transtorno neuropsiquiátrico. Essa prática pode abordar perseguir o próprio rabo ou sua sombra e lamber compulsivamente as patas. A compulsão é um distúrbio que tem fundo genético e é deflagrada por vários fatores que surgem ao longo da vida do cachorro, como ansiedade, agressividade, tédio.


O que você pode fazer


Para lidar com um shih tzu compulsivo, é muito importante aumentar a frequência de exercícios e atividades físicas, pois o tédio e a ansiedade em excesso podem ser gatilhos para o surgimento desse problema. Os shih tzu precisam usar a boca de vez em quando. Por isso, disponibilize brinquedos, como bolinhas, para que eles os acessem nos momentos de ansiedade. Do contrario, podem acabar preferindo perseguir o próprio rabo. Deve-se também descartar alguma outra causa relacionada à saúde, que justificaria a coceira ou a dor e que levam à perseguição do rabo, sob orientação de médico veterinário. 


Algumas ações das pessoas podem piorar a situação. Quando o seu shih tzu está perseguindo o rabo e os tutores falam com ele, pedindo para parar, podem estar reforçando o comportamento, pois o cachorro entende essa comunicação como uma forma de chamar a atenção. Isso estimula ainda mais a atitude ruim, especialmente quando o cachorro estiver sozinho. 


Por isso, para os shih tzu que têm essa tendência, deve-se dar outra atividade, mas sempre com cuidado para não recompensar e oferecer algo legal (como um osso) exatamente quando o comportamento estiver ocorrendo.  É melhor bater palmas e sair do ambiente para que o cachorro não associe o comportamento com atenção. 


Busca por atenção do tutor

 

Os shih tzu que não brincam muito e que não interagem muito com seus donos acabam achando formas de chamar atenção. Se você notar que seu shih tzu faz isso pra chamar sua atenção, experimente ignorar quando ele estiver correndo atrás do rabo. Simplesmente ignore, sem olhar, falar ou tocar o cão. Repreender ou brigar também é uma forma de atenção.


Quando são filhotes 


Nos primeiros meses de vida do shih tzu, quando os níveis de energia e disposição do animal ainda estão a todo vapor e eles ainda não sabem muita coisa sobre o que funciona ou não na vida, correr atrás do rabo é divertido. Seu mini amigo de quatro patas pode ser capaz de ficar minutos seguidos fazendo isso simplesmente porque é muito legal tentar pegar aquele pedaço dele mesmo que quase nunca vê. 


Ansiedade


Correr atrás do rabo também pode ser um sintoma de ansiedade. O comportamento normalmente começa com o shih tzu  perseguindo ou mordendo o rabo depois de algum machucado ou irritação. Depois que o cão fica sarado, ele continua fazendo isso pois se acostumou com o comportamento e o alívio que isso gerava durante a irritação. É difícil de tratar quando essa é a causa, o cão precisa focar sua ansiedade para outras coisas. Passeios e brinquedos interativos com petisco dentro podem ajudar.

 

Coceira 


O incômodo de ter alguma coisa fora do comum numa região do corpo de alcance tão difícil também pode ser o que faz o seu animal o ficar correndo atrás do rabo. A ação de pulgas e carrapatos que geram muita coceira no shih tzu  é uma delas: é comum que ele queira morder para tentar causar alívio. O mesmo acontece com machucadinhos e feridas diversas. A vontade de resolver o problema é o que vai fazer o cachorro correr atrás do rabo com tanta insistência.


Shih Tzu entediado 


Se o seu shih tzu passa muito tempo sozinho em casa, não pratica exercícios físicos e tem bastante energia para gastar, toda forma possível de aliviar esse desequilíbrio vai ser abraçada por ele. Além de ficar correndo por todos os cantos da casa e possivelmente atacar seus móveis e sapatos, pode ser que a perseguição ao rabo se torne uma de suas atividades preferidas, já que pode durar para sempre. Nesse caso, passear com cachorro já é algo que ajuda bastante a aliviar a questão. 


Energia acumulada


Os cachorros que se sentem entediados acabam fazendo várias coisas como destruir móveis e perseguir o próprio rabo. Isso significa que esse cão não está gastando energia suficiente e precisa passear mais tempo e brincar mais, para gastar toda a energia acumulada.


Dor


Como os shih tzu podem nos comunicar sobre qualquer causa de dor que não seja óbvia, como pequenas fraturas, dores musculares, dor nos órgãos internos.?  A intensidade da dor sofrida pode levar o cachorro a querer chamar nossa atenção a partir de comportamentos que não são usuais. Sim, eles são inteligentes a esse ponto e nós somos péssimos em entender o recado. Apenas um bom veterinário e exames podem ajudar a descobrir o que há de errado. Em tempo: a capacidade de resistir à dor dos shih tzu é bastante grande, ou seja, quando eles gemem, choram, se esfregam em paredes e móveis ou se mordem é preciso correr para o veterinário.


Diagnóstico

 

Para alguns shih tzu, esse comportamento irá desaparecer naturalmente, mas para outros, é necessária a ajuda de um veterinário para que ele faça o diagnóstico correto. Como regra, se esse comportamento estiver ficando mais frequente e persistir por mais de uma semana, vá ao veterinário. O médico irá fazer vários testes de diagnóstico para descobrir se trata-se de um problema neurológico, algum problema no rabo ou alergia.


Conclusão


Sempre observe seu shih tzu quando eles fizerem isso, porém não demonstre isso a ele, caso precise leve ao veterinário ele saberá dar o diagnóstico correto. Durante esse período aumente sua atividade do tipo: Passeios, ou brincadeiras em casa com brinquedos específicos para cães, principalmente aqueles de morder. Pois isso fará com que ele gaste toda energia. 

Comentários