Saiba escolher os bebedouros e comedouros do seu Shih Tzu

 Uma das dúvidas dos tutores de shih tzu tem, principalmente os de primeira viagem, é: como escolher o pote certo para seu cachorro? Tudo isto porque existe no mercado do mundo pet uma variedade de modelos, materiais e tamanhos dos comedouros. Os recipientes para colocar comida e água são dois dos itens mais básicos na vida de um cãozinho. Mas, nem sempre os tutores acertam o tipo de pote ideal para cada animal. Principalmente os Shih Tzu que são de porte pequeno e tem focinho curto, Portanto, é importante ficar atento na hora da escolha.


Neste guia definitivo vai ajudar você a saber escolher corretamente um pote e um bebedouro para seu Shih Tzu.


Qual o melhor comedouro para Shih Tzu? 


Antes do filhote shih tzu chegar em casa, os tutores se prepara e faz todo o “enxoval canino”. Na hora das compras, os itens básicos são os primeiros da lista.


Caminha, para o cãozinho se sentir confortável e em casa; brinquedos simples, para estimular o físico e o mental dos pets; coleira, guia e medalha de identificação, para garantir a segurança do animal; e, claro, os potes para comida e água. Estes últimos utensílios são de extrema importância para o seu shih tzu, pois eles são os responsáveis pela experiência do animal na hora de se alimentar e de se hidratar.





Por existirem diversos tipos de comedouros, os tutores precisa levar em consideração as características do cachorro e assim comprar o modelo que mais se adapta ao animal. Por isso, é necessário levar em consideração o porte do seu shih tzu que é pequeno e a velocidade com que ele se alimenta.


Tamanho do comedouro


Comprar um comedouro grande demais para a comida do seu shih tzu não é uma boa ideia. Ao comprar um comedouro muito grande, a tendência é o dono encher esse pote e acabar dando mais comida que o necessário, causando até a obesidade no cão. Comprando um comedouro de comida do tamanho adequado, você não tem a impressão de que está dando “pouca ração”.


Para saber a quantidade da ração que deve ser colocada, sempre é bom verificar no verso do pacote da ração, pois geralmente os fabricantes coloca a quantidade certa por peso e tamanho atrás do pacote da ração. para ajudar na hora de colocar a ração você pode usar uma balança para ver o peso certinho e meça essa quantidade em um copo de requeijão. Visualize quanto do copo você precisa encher e use sempre essa medida. Lembre-se: a quantidade é diária, então você precisará dividir por dois, para dar de manhã e à noite no caso de adultos e três vezes por dia no caso dos filhotes.

 

O pote de água é aconselhável usar os bebedouros de bilha para os cães de porte pequenos e que tem o focinho curto, exemplodo shuh tzu. Porém lembre-se de trocar sempre a água do seu cão mesmo que não tenha acabado a água.


Comedouro automático ou normal


Os comedouros automáticos tanto de comida quanto de água podem ser muito úteis, porém, eles tem algumas desvantagens. Primeiramente, deixar a comida à disposição do seu shih tzu não é bom pra ele, pois ele come à vontade e pode ficar obeso ou perder os nutrientes. Além disso, você perde o controle do quanto ele está comendo e não sabe se ele aumentou ou diminuiu a quantidade de comida.


Tipos de comedouros


Aço Inoxidável: é a melhor opção. São duráveis, resistentes, podem ser lavados com esponja ou na lava-louças. Duram a vida toda do cachorro e se necessário podem ser flambadas para eliminação de bactérias. Custam um pouco mais caras mas o valor vale à pena no final. Podem ser encontrados com ou sem borracha anti-derrapante. Avisamos que apesar do pote durar a vida toda, essa borracha vai ficando velha e desgastada. Porém não há problema, basta removê-la e colocar os potes em cima de um tapetinho, que aliás, recomendamos para não molhar o chão da casa.


Alumínio: uma opção barata e resistente, porém o alumínio vai criando ranhuras (vincos no material) e soltando partículas de alumínio na comida e na água do seu cão, o que não é bom pra ele.


Cerâmica: são fáceis de limpar e além disso podem ser encontradas em vários modelos e designs fofos que combinam com a sua casa. Mas, são frágeis e podem se quebrar com facilidade.


Plástico: é o material mais usado e mais barato do mercado. Precisam ser repostos com certa frequência pois criam ranhuras e soltam partículas de plástico na comida e na água. Além disso, alguns animais são alérgicos a plástico, o dono fica pensando que é a ração mas o problema está no potinho.


Como fazer um comedouro para seu Shih Tzu?


Além de comprar os potes, o tutor pode ainda montar um comedouro para o cachorro. As duas ideias neste artigo são especialmente para cães que fazem muita sujeira quando comem e para facilitar a refeições do seu shih tzu.


Fazer comedouro para shih tzu que suja muito


Esta primeira ideia é feita com tigelas já prontas, especialmente desenvolvidas para os cães e um sousplat – espécie de prato raso que serve de apoio para um prato convencional. A proposta é colar o fundo das bacias nesse prato de maior diâmetro, feito para  ornamentar a mesa de janta.



5 Melhores Bebedouros Automáticos para Shih Tzu 


Um bebedouro automático para shih tzu pode ser um grande diferencial para o seu animalzinho! Com ele é possível oferecer para o animal uma água sempre fresca e saudável. Marcas como Torus, Truqys e Vida Mansa trazem bebedouros diferentes e que podem surpreender. Pensando em ajudar você a escolher o produto ideal, fizemos este guia de compra. Além disso, produzimos uma lista com os 10 melhores bebedouros automáticos para cachorros do mercado.


 1. Bebedouro Inteligente JetaPlast


Descrição: O Bebedouro Inteligente JetaPlast , tem um sistema automático de reposição de água com o uso de Garrafas pet que pode variar entre 600ml e 2 litros. Por ter um formato cônico interno com ranhuras circulares totais, ajuda ao ingerir a água, sendo projetado com uma base superior em material transparente de acrílico que imita a água, pois faz com que o animal não rejeite o produto. A água mesmo sendo reposta automaticamente, se mantém sempre limpa no centro com um pequeno diâmetro, evitando a exposição de sujeiras e insetos.


 2. Bebedouro Automático


Descrição:Combinando beleza e praticidade, o Bebedouro Automático Ideal para Cães Mini foi desenvolvido especialmente para animais independentes ou que ficam sozinhos por períodos de horas ou até mesmo de dias, como nas férias. Tem capacidade para 3l.


O que achei:   A abertura é muito grande, na hora de virar ele sempre derramava e não dava pra deixar meu shih tzu beber os 3 litros de água, pois o lado que fica para ela beber ficava sujo e consequentemente a água que ia descendo também. Combinemos que deixar o cachorro sozinho por dias não é adequado né? E a ideia de um bebedouro de 3 litros também é muito exagerada, talvez funcione se você quiser colocar menos água, como a gente fazia, já que sempre desperdiçava.


 3. Bebedouro Furacão Pet para Cães de Pelo Longo


Descrição: O Bebedouro Furacão Pet para Cães de Pelo Longo Azul evita que seu pet molhe os pelos e as orelhas em excesso na hora de beber água, a peça de plástico no centro limita o acesso do pet ao bebedouro. Também possui fundo emborrachado para que o recipiente fique firme no chão.


O que achei: Entre todas as opções essa foi uma das que me deixou na duvida.  Não sei se esse plástico do meio seria fácil de adaptação, mas achei interessante que nas bordinhas também há aberturas, então até poderia ser adaptável. Se você usa ou já usou conta pra gente a sua experiência ok.


4. Bebedouro Chalesco Drinker (O famoso de bilha)


Descrição: O Bebedouro Chalesco com Suporte e Comedouro Azul tem um design diferenciado e super atraente, além de tornar a vida dos donos dos animais muito mais conveniente. A ração pode ser colocada na base inferior do bebedouro, e é recomendável que ela fique disponível apenas durante as refeições para que seu pet possa comê-la quando ainda estiver fresca.


O que achei? Na descrição é falada sobre a particularidade de ter a base inferior para colocar a ração, ok, mas o que é mais importante nesse quesito é como os nossos bebês vão beber água certo? De inicio eu queria esse, pois é OBVIO que não vai molhar o cachorro de jeito NENHUM. Só que como boa consumidora eu pesquisei a respeito e pedi opiniões. Em um grupo do facebook, fui informada de que como as minhas cadelas não são mais bebês seria sofrido e difícil a adaptação. O buraquinho já é pequeno e ainda tem uma bilha, elas ficariam horas tentando beber a água e não sairia quase nada. Causaria problemas renais, ou elas morderiam o bico, ou simplesmente ficariam muito cansadas por uma ação tão simples: se hidratar.


5. Bebedouro Vida Mansa


Descrição: Bebedouro Vida Mansa foi desenvolvido especialmente para os pets beberem água confortavelmente e a vontade sem a molhança geral dos que contem pelos longos, barbas e jubas. Fabricado em alumínio material nobre e totalmente reciclável. Pintura em pó eletrostática não contendo solvente, portanto inodora. Água protegida, fresca, limpa e a vontade. Fácil e prático de ser higienizado.


O que achei? MARAVILHOSO. Ele atende as necessidades de não molhar os pelos das minhas shih tzus e por ser de alumínio a água permanecerá fresca durante um tempo maior. O que me chamou atenção foi o potinho que fica a água para o cachorro beber é do tamanho ideal para que elas bebam e não se molhem! Outro fato importante é que há 3 tamanhos, dependendo da necessidade do seu cãozinho.



Conclusão


Tanto as rações como a água,  devem ser colocados em um comedouro e um bebedouro adequado para seu shih tzu.


não deve ser colocados em um recipiente inadequado para eles, pois devemos levar em conta que eles são de porte pequeno e focinho curto, tento dificuldade para beber água normalmente sem ter que colocar o,focinho dentro da água.



Observação


Ao consultar o veterinário sobre a ração e a água de nosso Shih Tzus, ele aconselhou fazer um seguinte em termo de duração que vão ficar para o cachorro.


A ração tem ver servida fresca aos shih tzus e deve ser observada se ele vai ou não comer na hora, caso ele não coma na hora que você colocar, deve-se ser retirado no tempo máximo de 15 minutos. Para que os nutrientes e as vitaminas não seja perdida.


Já a água em dias quentes devem ser trocadas 3 vezes ao dia para ficarem sempre frescas para nossos Shih Tzus. Já em dias que tem muito frio, devem ser trocadas no maximo 2 vezes para manter a água sempre limpa e livre de bactérias.



Comentem ai a suas experiências com comedouros e bebedouros, e quais vocês acham melhor para seus seus Shih Tzu.

Comentários