Cães da raça shih tzu: Cuidados redobrados no calor

 Os Cães da raça shih tzu são carismáticos, únicos e especiais. Porém são braquicefálicos! Essa condição física especial – focinho achatado – torna esses companheiros originais, porém, eles demandam um cuidado extremo e um amplo conhecimento sobre as particularidades da braquicefalia e os sinais que esses animais mostram quando estão desconfortáveis. Antes de tudo, é necessário entender que se tornar tutor de um cão braquicefálico é coisa séria e requer muita responsabilidade.


Uma das principais pontos é entender que os braquicefálicos sofrem com o calor. Por possuírem o focinho achatado, o processo de respiração é comprometido. Eles tem dificuldade para inspirar e expirar o ar, ou seja, a liberação de calor – que nos cães é realizada pela respiração – torna-se muito mais dificultosa. Além do aumento da temperatura corporal, essa condição pode trazer aos nossos companheiros braquicefálicos um grande sofrimento físico (paradas cardiorrespiratórias, problemas cardíacos, desmaios, entre outros).


Ou seja, cuidado redobrado com o calor quando o assunto são animais braquicefálicos. Sabe aquele sol do final de semana? Pense duas vezes antes de sair com o seu amigão.


10 Cuidados para ajudar seu Shih Tzu durante o calor





Com essa explicação toda, deu para perceber como é difícil para os nossos amigos perderem calor, não? e para os velhinhos, a situação é ainda mais complicada, já que muitas vezes os seus sistemas circulatórios já estão deficitários. Se não forem tomadas precauções, e surge a questão: quais precauções podemos tomar para manter os nossos shih tzu confortáveis e seguros?


1. Alimentação leve – Fique atento a quantidade de comida que o seu cão está ingerindo, pois o calor pode culminar em problemas de digestão.


2. Muita água fresca disponível é o segundo requisito. A evaporação da saliva pelo arquejamento pode facilmente levar à desidratação. Além disso, se a água estiver fria ou gelada, ao entrar no organismo ela ajuda a resfriar o corpo. Por isso, cuide para que nunca falte água para o seu cãozinho! Para ficar frequinha, a água deve ser sempre trocada, e, se estiver muito calor, pode por um gelinho nela!


3. Ventilação é essencial para aumentar a eficiência do arquejamento. Em dias muito quentes, se for possível ligue ventiladores em um local acessível ao seu shih tzu, para que ele possa se refrescar. E, claro NUNCA deixe seu shih tzu sozinho num carro, nem por alguns minutinhos. Os casos de morte de crianças e cães por causa disso não são poucos.


4. Ar condicionado é algo que nem sempre está disponível. Mas, se tiver como permitir ao seu shih tzu o acesso a um local refrigerado, ele ficará muito agradecido!


5. Sombra: um local abrigado do Sol é sempre mais fresco. Pode ser uma sombra de árvore, a cobertura da garagem, ou (por que não?) o teto de casa. Se o shih tzu ficar diretamente exposto ao sol, além do calor intenso ao qual estará sujeito, ele também correrá o risco de sofrer queimaduras e insolação.


6. Um lugar frio para deitar, como um piso azulejado ou a própria grama durante um tempo ajudam o cachorro a perder calor pelo contato.


7. Banho frio, mas com moderação! Brincadeiras com mangueira, na piscina, ou um banho com água fria podem ajudar a refrescar se estiver muito quente. Mas tome cuidado para não exagerar! A água não deve estar gelada – pois, se estiver, a situação pode até piorar. A água muito gelada tem dois efeitos perigosos: ela causa vasoconstrição periférica (os vasos sanguíneos da pele se fecham), dificultando assim a perda de calor e fazendo com que a temperatura interna se torne ainda mais alta; e o frio gerado por ela induz um mecanismo de compensação – ou seja, ela leva o corpo a “acreditar” que está frio, o que causa aceleração do metabolismo e aumento da produção interna de calor. Por isso, mesmo que o cão esteja entrando em estresse térmico, banho com gelo, nem pensar!


8. Evite exercitar seu cão nas horas mais quentes do dia. Os passeios devem ser feitos nas primeiras horas da manhã, ou no final da tarde – quando o sol é menos intenso, e as temperaturas são mais amenas. Se mesmo nestes horários estiver quente, certifique-se de que a atividade física será moderada: evite corridas ou passeios muito longos, especialmente se o seu cão não estiver acostumado com isso ou se for braquicefálico (tiver focinho curto), ou, ainda, se tiver algum problema cardiorrespiratório.


9. Roupinhas, nem pensar! Não custa dizer o óbvio… Os shih tzu já têm dificuldades o suficiente para lidarem com o calor, nós não precisamos dificultar ainda mais. Eles são lindos como vieram ao mundo, então deixe as roupinhas guardadas para o inverno.


10. A tosa pode ajudar os shih tzu já que eles tem pelagem longa a se refrescarem. uma boa opção seria a tosa bebê.


Se tudo não der certo?


Mesmo com os devidos cuidados (e, as vezes, com alguns descuidos), os cães podem entrar em estresse térmico intenso, gerando uma síndrome chamada intermação (em inglês, “heat stroke“). Este é um problema muito grave, que pode culminar com hipotensão, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal aguda, necrose hepática. Os cães mais susceptíveis a este tipo de problema são os braquicefálicos (que é o caso dos shih tzus), bem como os cardiopatas, e aqueles que têm problemas respiratórios (como colapso de traquéia ou outros que comprometam a respiração adequada). O uso de certas medicações, como os anti-hipertensivos e diuréticos, pode aumentar ainda mais a predisposição destes animais a terem este tipo de problema. 


É importante reconhecer os sinais


Os sinais que os cães braquicefálicos mostram quando estão muito incomodados com o calor são iguais aos outros cães considerados anatomicamente saudáveis. Porém, a intensidade dos sinais difere, assim como o que esses sinais representam.


Um shih tzu com a respiração acelerada apresenta riscos muito maiores do que uma raça com o focinho alongado.


Fique atento se o seu Shih Tzu começar a:


● Respiração ofegante.


● Língua para fora.


● Inquietação.


● Fraqueza.


● Letargia


● Olhar desanimado.



Primeiros Socorros 


O primeiro cuidado que deve ser tomado ao perceber que o seu shih tzu está entrando em estresse térmico pelo calor é providenciar uma ventilação adequada. Ligue um ventilador em frente ao focinho dele, e, se possível, use um aspersor (pode ser um borrifador de água). Se ele estiver consciente, forneça água fresca para beber. NÃO tente colocar água na boca dele se estiver desmaiado, e também NÃO MERGULHE O CÃO NA ÁGUA GELADA, esteja ele consciente ou não.


É muito importante levar seu shih tzu ao veterinário, que tomará as demais providências necessárias. Para transportá-lo à clínica ou hospital veterinário, coloque-o num carro que de preferência tenha ar condicionado. Se não houver, mantenha as janelas abertas de modo a fornecer a maior ventilação possível. Toalhas úmidas podem ser colocadas em contato com as áreas sem pêlos (como a barriga), para aumentar a perda de calor. Evite fazer com que seu shih tzu tenha que caminhar por conta própria, ele deve ser mantido em repouso! 


Com a detecção precoce da intermação e o tratamento adequado, os índices de sobrevivência podem chegar a 90%!


Os shih tzu são tudo de bom!


Como dissemos no início do post esses seres são únicos, especiais e carismáticos! Porém, necessitam de um grande cuidado para garatirmos sua qualidade de vida!  Se você não possui tempo, paciência ou poder aquisitivo no momento para arcar com consultas veterinárias recorrentes, quem sabe o ideal seja deixar para ter um shih tzu mais pra frente!

Comentários