O que os Shih Tzu podem e não podem comer? Confira

 Os Shih Tzu já perceberam que o "olhar de pidão"  encenado por eles, acaba dando bons resultados,  ou melhor, petiscos. Isto ocorro porque os tutores, normalmente, não resistem a carinha do Shih tzu e acabam dando algum alimento que não deveria dar! Está atitude deveria ser evitada, pois contribui para uma má alimentação do seu Shih tzu e ainda cria um péssimo vício no pet. Porém, o fator mais preocupante é a saúde do seu Shih Tzu, que precisa ser levada em consideração em primeira instância.  Por exemplo, não há nenhum problema em oferecer ao seu Shih Tzu algumas frutas e legumes de forma moderada!  Porém nem tudo é liberado para ele. Lembre-se que você é humano! O Shih Tzu é um cachorro. A alimentação do Shih Tzu é totalmente diferente da sua!   


Um especialista e veterinário da raça Shih Tzu dos Estados Unidos, doutor David Smith diz: "Se as pessoas fosse cientes que a melhor alimentação para seu amiguinho fosse a ração,  com certeza íamos evitar sérias doenças no pet. Infelizmente as pessoas tem um grave costume de dar alimentos que são apropriados para humanos! E não para cachorros,  mais porém algumas frutas e legumes podem ate fazer bem! Mais deve-se tomar muito cuidados para não oferecer certas frutas por ser tóxicas para os cães, principalmente o tão desejado para humanos, mais um terrível "veneno" para o Shih Tzu, O chocolate".


Confira algumas dicas dos alimentos que eles podem ou não comer





O que os shih tzu não podem comer:


Os shih tzu podem tomar leite?

Shih Tzu não pode tomar leite- Os Shih Tzu, geralmente, param de mamar com 40 dias após o nascimento. Isto ocorre porque com esta idade os dentes dos filhotes já  estão começandoa nascer e eles já podem se alimentar com produtos sólidos. Portanto, a partir deste momento a enzima capaz de digerir a lactose, isto é, a lactose intestinal, começa a desaparecer. Por isso que quando o leite é ingerido por um Shih Tzu adulto, ele pode ter diarreias, pois o organismo não consegue digerir este alimento. 


Os Shih Tzu podem comem abacate? Não.


Abacates contêm uma substância química chamada persina, uma toxina fungicida que vaza da fenda e fica absorvido na polpa.

Alguns animais — cavalos, pássaros e coelhos em particular — tendem a ter reações muito ruins a estas coisas. De acordo com a sociedade protetora dos animais, os cachorros não terão uma doença grave ao comer abacate, mas eles ainda podem ter uma dor de estômago, se eles comerem muito. No entanto, uma vez que os cachorros tendem a comer com muito zelo, eles também podem comer a fenda, o que pode bloquear o seu trato digestivo e causar sérios problemas.

Se seu shih tzu come, acidentalmente, um pouco de abacate, você provavelmente não precisa se preocupar; você poderá ver apenas um pouco de vômito e diarreia.

Se ela come um monte ou come a fenda, porém, uma visita ao seu veterinário pode ser necessária. E, claro, se você não tiver certeza, leve-a ao veterinário só por segurança.


Os Shih Tzu podem comer pipoca? Não é recomendado.


Pipoca não é tóxica para cachorros, e comer um pouco de pipoca não vai causar grandes problemas. No entanto, na nossa humilde opinião, ainda não é uma boa ideia dar pipoca para eles. Em primeiro lugar, comer milhões não estourados pode causar problemas para os cães, e todos nós sabemos como é muito fácil acidentalmente comer alguns milhos né?. A única diferença é que nós vamos tirá-las, mas nossos shih tzu vão engolir.

Consumir o milho não estourado pode perturbar o estômago do seu cachorro e levar a doenças dentárias. Além disso, de qualquer forma, a pipoca não tem muito valor nutricional.

Então, como a pipoca não totalmente estourada é tóxica para os cachorros, existem muitos riscos para valer a pena realmente.


Os shih tzu podem comer uvas?  Não.


A compreensão de como as uvas afetam os shih tzu é realmente recente, mas foi descoberto que elas estão associadas com insuficiência renal canina.

De acordo com a sociedade protetora dos animais, ninguém tem a certeza por que isso acontece.

Alguns shih tzu podem comer uvas sem ter efeitos colaterais significativos (mais uma vez, as razões são desconhecidas).

Outros, porém, podem desenvolver doenças graves, com risco de vida.

Se seu shih tzu ingeriu uvas e teve toxicose, você provavelmente verá alguma combinação de vômitos, fadiga e diarreia, o que significa que você deve levá-lo ao veterinário imediatamente. Se seu shih tzu comeu uvas no passado, mas não desenvolvem sintomas repentinos de toxicose, você ainda deve mencionar isso ao seu veterinário no próximo exame do seu filho.


Mais e as amêndoas meu shih tzu  podem comer?  Você não deve dar ao seu shih tzu nozes. De todas as nozes, as amêndoas estão entre as menos nocivas, e uma ou duas não vão internar seu cachorro, é por isso que elas estão na categoria de “Não recomendado”.

Ainda assim, esta não é a melhor decisão.

Quer dizer, por que arriscar dar a seu Shih tzu um estômago dolorido se você pode evitar isso? O sistema digestivo dos cachorros simplesmente não é preparado para lidar com nozes, e algumas nozes, como a macadâmia, podem ser tóxicas de verdade. Se seu Shih Tzu comer uma noz, preste atenção para estes sintomas: vômitos, diarreia e dor abdominal. Se você detectar algum desses, leve-o ao veterinário.


Os shih tzu podem comer aipo? É saudável, mas ainda assim não é recomendado.


Isso é complicado. Só pelo seu valor nutritivo, aipo é bom. Na verdade, as folhas verdes são ótimas para seu shih tzu. O aipo, em particular, contém muitas vitaminas (A, B, C, E, K), e também contém muita água, o que é bom.

Então por que não podemos recomendá-lo?

Nós tendemos a evitar de alimentar nosso filhote com aipo cru porque é duro e fibroso. Se eles fossem cachorrinhos simpáticos, educados, que dedicassem algum tempo para mastigar sua comida, isso poderia ser um pouco diferente. Mas eles não são. Como muitos cachorros, ficam animados quando comem e tendem a engolir muito rápido.

Se seu cão não mastigar corretamente o aipo, pode ser difícil de engolir e pode causar alguns problemas digestivos (e nosso Shih Tzu já é propenso a isso).

Então este é definitivamente o argumento e isso vai variar de cão para cão, mas para a maioria dos cachorros, você provavelmente irá encontrar um lanche com um pouco menos de risco (basta ver a lista toda acima).

 

Os Shih Tzu podem comer cebolas? E alho? Não.


As cebolas são um dos alimentos que todos os canais e artigos advertem em termos muito explícitos. Na verdade, todos os vegetais da família da cebola (alho, alho-poró e cebolinha) podem causar danos significativos às células vermelhas do sangue de um cachorro, se ele comer bastante deles.

Dito isto, é preciso uma boa quantidade de cebola para realmente causar um problema. Então, se seu shih tzu pegar uma cebola que caiu no chão enquanto você cortava cebola, ele vai ficar bem.

Alho, no entanto, é outra história.

De acordo com a sociedade protetora dos animais, “é mais forte, é mais tóxico”.

Então, se você estava se perguntando, “Shih Tzu pode comer alho?” a resposta é um definitiva: Não. E pelas mesmas razões ele não deveria comer cebolas. Isto vale para produtos de cebola e alho também (como a mistura de sopa ou cebola em pó), que por vezes podem ser ainda mais perigosos.


Os Shih Tzu podem comer chiclete? Não.


Chiclete é uma das coisas mais perigosas para um Shih Tzu comer. Além de ser difícil de digerir, o chiclete sem açúcar contém uma substância química chamada xilitol, um adoçante sacarina. Os seres humanos podem lidar com xilitol bem, mas nos cachorros, o xilitol pode causar quedas graves de açúcar no sangue.

Os cachorros podem desenvolver desorientação — ou até mesmo ter uma convulsão  após 30 minutos depois da ingestão de xilitol.

Normalmente não é fatal a menos que seu cão coma muitos, mas ainda é um problema muito sério que vai envolver seu veterinário.


Os Shih Tzu podem comer chocolate? Não.


Todo mundo já deveria saber disto, mas os cachorros absolutamente não podem comer chocolate. O chocolate contém duas substâncias químicas nocivas: cafeína e teobromina. Ambos são tóxicos para os cachorros. No geral, o chocolate mais escuro é, o mais perigoso para o seu shih tzu.

E realmente, todos os tipos de chocolate devem ser evitados: doces, biscoitos, brownies, chocolate cozido. Mantenha-o longe de tudo isso e caso ele coma, vá correndo para o seu veterinário de confiança para evitar quaisquer problemas maiores. Nessas horas, é essencial ter um plano de saúde animal, porque a conta pode ficar alta!


Da mesma forma devemos ter cuidados ao dar milho ao nossos shih tzu, pois não é recomentado.  O milho é uma daquelas coisas que não vai prejudicar muito seu Shih Tzu se ele come um pouco, mas geralmente deve ser evitado. E certamente não deve representar uma parte significativa da dieta do seu shih tzu.

Além de causar picos de açúcar no sangue bastante significativos, o milho pode também causar (ou piorar) alergias e é muito difícil de digerir (como todos nós provavelmente sabemos por experiência própria). Se isso não bastasse, o milho tem um valor nutritivo relativamente baixo, e nem sequer é uma fonte particularmente boa de energia.

De qualquer forma, o milho não vai ser ruim para o seu cão, se ele comer um pouco, mas também não é o ideal. Como disse anteriormente, se não é bom dar, é melhor evitar. Certo? 


Os Shih Tzu podem comer romã? Não.


Esta é difícil, uma vez que as romãs são um super-alimento para as pessoas. No entanto, este não é o caso para os shih tzu. Na verdade, a maioria dos shih tzu vai ficar doente se comer romãs. Na maior parte, isso ocorre porque quase toda a parte comestível de uma romã, consiste de sementes (chamadas arilo), que são difíceis de digerir.

Groselhas estão na mesma categoria.

Os shih tzu que comem romã tendem a ter dores de estômago ou vomitar.

Na maioria das vezes, se seu cachorro comer uma pequena quantidade de romã, ela vai ficar bem, especialmente se ele vomitar.

Como sempre, no entanto, se você estiver preocupado, vá ao veterinário. E claro, se não faz muito bem, é melhor evitar.


Da mesma fora os shih tzu não podem comer pimentão.  Não somente os shih tzu,  mais todos os cachorros em geral, porque os pimentões podem não ser muito prejudiciais, especialmente as variedades mais suaves. O pimentão verde, por exemplo, é muito leve e contêm muitas vitaminas e minerais ótimos.

No entanto, outros pimentões mais ardidos podem causar estragos no sistema digestivo do seu cachorro.

Realmente, no geral, os cachorros não lidam com coisas picantes tão bem quanto os seres humanos de maneira alguma.

Então, este é um desses alimentos que eu opto por simplesmente agir de forma segura. É melhor nem arriscar!


 Alimentos que os Shih Tzu devem comer com moderação


Os shih tzu podem comer maçãs? Com moderação (e tenha cuidado com as sementes e o cabo)

Em geral, é bom servir uma porção de maçãs.

Como outras frutas, as maçãs contêm muitas vitaminas e minerais ótimos, e isso é sempre uma coisa boa.

Especificamente, as maçãs contêm vitamina K, cálcio, vitamina C e fibras solúveis.

De acordo com o grande Cesar Milan, as maçãs são duras e fibrosas o suficiente para ajudar a limpar os dentes de um cachorro, o que as torna uma alternativa passível e de baixo custo para mastigações odontológicas (embora você ainda precise escovar os dentes do seu filhote).

Então, por que só com moderação?

Em primeiro lugar, as sementes, o cabo e o caule de uma maçã contêm cianeto, que é tóxico tanto para os cachorros quanto para os humanos (os cachorros simplesmente têm um pouco mais de problemas para evitar de comer coisas do que as pessoas).

Além disso, as sementes da maçã tendem a ser fáceis de ingerir.

Elas tipo se “escondem” nas fatias da maçã, então se você for alimentar o seu cachorro com algumas maçãs, tome cuidado com o cabo e as sementes.

 

Os Shih Tzu podem comer cogumelos? Com moderação (e apenas comprado).

Aqui está a coisa mais importante para se lembrar aqui: o único cogumelo que é seguro para o seu Shih Tzu comer é o tipo que você pode comprar no supermercado. Se você pode comprá-lo no supermercado, e é seguro para você comer, é provavelmente seguro para seu Shih Tzu também.

Claro, você nunca deve deixar seu shih tzu comer cogumelos silvestres.

Para o olho destreinado, os cogumelos tóxicos são quase impossíveis de distinguir dos não tóxicos e os cogumelos que são tóxicos podem representar um risco grave à vida, especialmente para os cachorros. Algumas espécies de cogumelos selvagens podem causar danos ao fígado, rins, problemas digestivos ou até mesmo sérios danos neurológicos.

É prudente ressaltar também, que algumas fontes recomendam nunca alimentar seu cachorro com cogumelos — só por precaução.  Se você tem diversas opções de comidas e até mesmo biscoitos saudáveis para cachorro, é desnecessário dar cogumelos – mesmo os que não são tóxicos, né?

 

Os Shih Tzu podem comer pão? Com moderação


Pão, obviamente, não é a coisa mais nutritiva que seu cão vai comer, mas não necessariamente vai ser ruim também.

Então, embora você pessoalmente não dê pão ao seu shih tzu ( é melhor optar por lanches mais saudáveis na maioria das vezes).

No entanto, há uma exceção muito importante aqui: os cachorros em geral não podem comer pão cru feito com fermento.

A massa crua feita com fermento aumenta e expande em ambientes quentes.

Sem tornar isso complicado demais, o estômago de um shih tzu é o ambiente perfeito para a massa do pão se expandir.

Tendo em conta que algumas massas vão literalmente dobrar de tamanho, isso pode, obviamente, causar grandes problemas, tais como um estômago dilatado, falta de coordenação, ou até mesmo coma e convulsões.


 Mais e os morangos eles podem comer? Os morangos caem na mesma categoria das amoras: eles são totalmente seguros para o seu cachorro, mas você não pode exagerar. Como a maioria das outras frutas, os morangos contêm uma grande quantidade de fibras, vitaminas e antioxidantes. Tudo isso é bom para os cachorros.

Além disso, você quer se certificar de que você removeu os caules e as folhas, pois elas podem ser perigosas.

E, claro, você vai querer evitar qualquer uma das coisas que às vezes vem com os morangos quando servidos aos seres humanos: chocolate, açúcar, xarope e creme chantilly.

 

Os Shih Tzu podem comer queijo? Com moderação.


Queijo não é particularmente nocivo para os cachorros e muitos cachorros amam queijo tanto quanto nós humanos. Alguns queijos, como queijo cottage, são até mesmo muito ricos em proteínas.

Dito isto, uma determinada percentagem dos cachorros é intolerante à lactose, e quase todos os queijos que você compra no supermercado serão processados muito fortemente e incluem produtos químicos extras, que muitos proprietários de cachorros gostam de evitar. Se você vai dar seu queijo ao cachorro, é melhor ficar longe de queijos com valores super altos de gordura e tomar muito cuidado para que o queijo não contenha quaisquer outros ingredientes prejudiciais.

 

 Alimentos que seu Shih Tzu podem comer


Aqui, você vai conferir com mais detalhes os alimentos que vão fazer o seu Shih Tzu super saudável

Por exemploserá que eles podem comer banana? Claro!

Existem muitas coisas boas sobre as bananas.

As bananas são perfeitamente seguras para cachorros, contanto que eles não comam, assim, um cacho inteiro delas. As bananas também têm muitos benefícios.

Por exemplo, elas têm muitos nutrientes bons que pode ser difícil para o seu cachorro obter de outra forma: vitamina B, vitamina C e potássio. Elas também têm muitas fibras, que, assim como nos humanos, podem ajudar a manter a regularidade do seu shih tzu.

A fibra (junto com outras enzimas naturais) também torna uma boa escolha para shih tzu com cólon inflamado ou problemas intestinais. Claro que você pode comer demais algo que é bom. Com as bananas, comer demais de algo que é bom pode resultar em constipação.

Ainda assim, uma porção adequada de banana pode ser um bom lanche saudável para o seu cachorro.

 

Os Shih Tzu podem comer cenouras? Com certeza!


As cenouras são um lanche saudável, incrível para Shih Tzu e eles ama elas.

Você descobrirá que as cenouras são um ingrediente muito bom para alimentar os shih tzu, uma vez que elas contêm betacaroteno, que é ótimo para os olhos do seu Shih tzu. As cenouras também são boas para pele e o pêlo deles, se tornando uma excelente opção de alimentação saudável.

Melhor ainda, os shih tzu tendem a gostar realmente da textura.

Quero dizer, pense nisso: uma cenoura é basicamente um bastão grande que você pode comer. As únicas restrições aqui (como toda comida) são de não exagerar e tomar cuidado com as cenouras, se seu cachorro tiver diabetes, uma vez que elas contêm açúcar.

 

Os Shih Tzu podem comer amoras? Pode!


As amoras contêm muitas coisas. Incluindo as vitaminas A, B, C, E e K. Elas também contêm um pouco de fibras e toda uma série de antioxidantes.

Então, sim, elas são muito saudáveis. Na verdade, você verá que as amoras são um dos melhores alimentos para cachorros.

Só tenha cuidado para não dar demais para o seu shih tzu, o que pode causar dor de estômago, diarreia ou vômito. Em outras palavras, uma tigela inteira de amoras, provavelmente não é uma ótima ideia, mas algumas aqui e ali (ou como ingrediente em alimentos para shih tzu) é totalmente legal — e até mesmo saudável!

 

Os Shih Tzu podem comer peixe? Sim!


O peixe é uma carne boa, magra, que deve compor a maior parte da dieta do shih tzu. Uma das razões que eu realmente gosto de peixe, porém, é que ele fornece muitos ácidos graxos ômega, que às vezes são difíceis de encontrar nas comidas do shih tzu.

Também é bom para os proprietários que preferem que seus cachorros obtenham suas gorduras de fontes de alimentos inteiros em vez de suplementos. Se você quiser alimentar seu cachorro com peixe cozido, certifique-se que ele seja sem sal e sem tempero.

E claro, se certifique de não dar um peixe cheio de espinhos para o seu filho!

 

E das abóboras será que os shih tzu podem comer? Sim

No mundo da nutrição dos cachorros, a abóbora é basicamente um alimento.

Ela é comumente usada para tratar todos os tipos de problemas do estômago, incluindo ambos as constipações e diarreias.

Ela também tem muito betacaroteno, que é ótimo para a visão do seu cachorro.

No entanto, você não pode exagerar.

A abóbora tem um monte de vitamina A e muita vitamina A pode ser tóxica.

Você também deve evitar recheio de torta de abóbora açucaradas — e em alguns casos, você deseja evitar a abóbora crua.

Em vez disso, vá com a velha e simples abóbora enlatada.

A maioria dos cachorros podem obter muitos benefícios para a saúde com algumas colheres de abóbora enlatada.


A mesma coisa podemos falar do alface e do espinafre alface, seu shih tzu pode comer tranquilamente mais com moderação. A maioria das folhas verdes são tão boas para os cachorros como elas são para as pessoas.

Na verdade, você verá a abundância delas na comida do seu cachorro.

As mais comuns são, provavelmente, couve e acelga, mas você também verá espinafre as vezes.

Estas plantas poderosas contêm muitas vitaminas A, K e C.

O espinafre contém produtos químicos chamados oxalatos, que podem ser prejudiciais aos cachorros, mas seu cachorro teria que comer muito espinafre, então na maioria das vezes, os prós superam os contras.

Você também tem que tomar cuidado com alguns destes vegetais, uma vez que eles podem fazer com que os cachorros tenham gases.

Ou seja, você só deve alimentar seu cachorro com pequenas quantidades de repolho e couve.

Por mais engraçado que os peidos dos cachorros possam ser, gás excessivo pode ser perigoso, especialmente em raças mais propensas a inchar, que é uma condição potencialmente fatal.

No geral, no entanto, folhas verdes são uma boa opção.

 

Os Shih Tzu podem comer melão? Pode!


Como muitas outras frutas que nós já abordamos até agora, o melão está carregado com nutrientes, vitaminas e minerais ótimos.

Em particular, o melão possui muita vitamina A, B e C.

É também uma boa fonte de potássio.

Como qualquer alimento, especialmente alimentos mais doces (como fruta), apenas alimente seu cachorro com uma pequena quantidade e certifique-se que ele está comendo mais carne do que qualquer outra coisa.

Confira também a matéria se os cães podem comer manga.

 

Conclusão

Como você viu, o existem diversos tipos de alimentos que o seu Shih Tzu pode comer.

Alguns são benéficos, outros precisam de bastante controle e outros são péssimos.

Eu recomendo que você opte sempre pelos que fazem muito bem aos bichinhos. E só. Lembrando sempre nenhuma desses alimentos devem substituir a ração deles, pois tem nelas todos os nutrientes que nossos shih tzus precisa. 

Por isso sempre que precisar dar alguma coisa para seu Shih Tzu fora da ração, sempre é bom consultar seu veterinário,  pois o que um shih tzu pode comer talvez o seu não possa comer a mesma coisa!  Por tanto consulte seu veterinário. 



Comentários