Tudo sobre a saúde do Shih Tzu

  O Shih Tzu são uma das raças preferidas entre os amantes de cães, por serem uma raça de cães leais, brincalhões, essa fofura toda que eles transmite,  não são imunes as doenças. 


 Neste artigo vamos trazer algumas informações sobre as doenças mais comuns da raça Shih Tzu, para que você possa cuidar do seu cachorro cada vez melhor, atentando-se às particularidades da raça.


Doenças genéticas em Shih Tzu


Doenças genéticas normalmente estão associadas ao descuido de criadores de cães amadores, por isso é sempre importante pesquisar bem antes de comprar um cão de raça e solicitar a certificação veterinária dos pais do filhote que se pretende adquirir. Isso evita com que cães com problemas hereditários sejam procriados disseminando as doenças mais comuns para a raça. As doenças genéticas mais comuns em Shih Tzu podem ser:


● Braquicefalia excessiva:


Cães braquicefálicos são as raças de cães que possuem o focinho achatado, sendo que o Shih Tzu é uma delas. A braquicefalia excessiva, ou seja, quando o focinho é mais achatado do que o normal pode levar a uma série de problemas respiratórios como stress devido ao calor, estenose de narina e predispor o cachorro a outros problemas como palato mole alongado, síndrome braquicefálica e ceratoconjuntivite seca.



● Dermatite Atópica ou Atopia: Atopia é uma doença de pele difícil de ser diagnosticada, e está associada a alergias.


● Doenças renais familiares: As doenças renais de origem hereditária e congênita são causadas por má-formações genéticas, onde o filhote pode nascer sem 1 dos rins ou má-formações dos túbulos renais, o que compromete o funcionamento dos rins, causando uma série de problemas no filhote, que podem demorar a serem percebidos pelo tutor. Os sintomas mais comuns de uma doença renal são a falta de apetite, aumento no consumo de água, porém o cão urina menos. A doença necessita de exames para o correto diagnóstico e pode ser controlada se descoberta no início, mas sem tratamento, o cão pode vir a óbito.






Entre alguns problemas comuns entre cães, algumas raças têm predisposição ao desenvolvimento de certos problemas em relação à outras. Shih Tzus, em particular, podem também apresentar:


● Doenças nos olhos.


● Doenças de pele


● Doenças genéticas


Veja abaixo informações que preparamos para que você fique por dentro das doenças mais comuns dentro de cada tema.


Doenças nos olhos nos Shih Tzus


De modo bastante geral, a raça não costuma apresentar muitos problemas de saúde, porém por terem olhos grandes e pelagem longa na altura dos olhos, os problemas oftalmológicos estão entre as principais doenças que acometem os cães da raça Shih Tzu.


Dentre as doenças oculares mais comuns podemos ter:



● Lacrimejamento constante.


● Conjuntivite


● Úlcera de córnea


● Atrofia progressiva da retina


Lacrimejamento constante - É normal que a raça produza lágrimas constantes devido a conformação dos olhos, e isso pode prejudicar a pelagem em torno dos olhos, por isso é importante prender os pelos para que não caiam nos olhos e não irritem as glândulas lacrimais, levando a maior produção de lágrimas.


Conjuntivite - A conjuntivite canina é uma inflamação da mucosa dos olhos, e que pode ter vários fatores, inclusive uma infecção bacteriana secundária associada. Os sinais clínicos podem ser secreção purulenta, o que indica que há infecção por bactérias, lacrimejamento constante, olho inchado e sensibilidade maior à luz. Leve seu Shih Tzu ao veterinário, porque o tratamento exige certos cuidados a mais. Para evitar esse tipo de problema não mantenha os pelos dos olhos presos com um elástico muito apertado, pois isso pode impedir que o seu cão feche normalmente os olhos, já que a pele fica mais repuxada. Outros cuidados, seriam o de manter a área dos olhos sempre limpas com produtos específicos para isso, e tomar cuidado com o ressecamento após o banho ou em dias com muito vento. Para saber mais sobre A Conjuntivite Canina - Causas e Sintomas.


Úlcera de córnea - O Shih Tzu é uma raça de cães que possuem os olhos mais proeminentes e grandes em relação aos outros cães. Portanto, é um cachorro que possui mais predisposição a sofrer com úlceras de córnea, que podem ser causadas, em geral, por um trauma, como pelos, galhos, folhas ou qualquer coisa que possa bater nos olhos, lesionando a córnea, ou seja, a membrana que recobre os olhos. Caso note que seu cão não quer abrir os olhos, ou que algum dos olhos está inchado, pois para identificar a úlcera de córnea é necessário o exame com um colírio específico, para então se iniciar o tratamento com um veterinário oftalmologista, já que sem atendimento, é possível que o cachorro fique cego.


Doença de pele em Shih Tzu


A raça Shih Tzu possui uma tendência bem grande a desenvolver as chamadas dermatites, que são as doenças de pele causadas por alergias. Estas alergias podem estar relacionadas desde ao ambiente, pó, ectoparasitas ou produtos de limpeza, e até a alimentação.


Para se descobrir a verdadeira causa da dermatite, é necessário orientação veterinária, já que o diagnóstico pode ser demorado, e se o cão estiver com muita coceira e vermelhidão na pele, poderá ser necessário medicação para aliviar o sofrimento do cãozinho.


Porém isso não é motivos para preocupações,  com todos os cuidados necessários,  seu shih tzu pode viver bem e sem preocupação.


Confira agora algumas outras opções na saúde do seu cachorro 


Traquéia em colapso


Esta condição é mais freqüentemente encontrada em cães pequenos, devido à estrutura de seus rostos. A traquéia (também conhecida como traquéia) é composta de cartilagem. Se a cartilagem enfraquecer, a estrutura se achatará e a respiração se tornará um processo difícil e doloroso para o seu cãozinho.


Isso pode ser corrigido através de cirurgia, se for grave o suficiente, mas às vezes seu cão se ajustará à traqueia colapsada (tanto tempo que não esteja prejudicando o fluxo de ar).


Doença do disco intervertebral


A Doença do Disco Intervertebral geralmente ocorre em cães com pernas mais curtas, mas com grandes costas, já que essa estrutura pode ser estruturalmente volátil para a coluna. Ocorre quando um disco escapa e pressiona contra a medula espinhal. Os sintomas incluem espasmos musculares , fraqueza no (s) membro (s), dificuldade para andar e extrema sensibilidade ao toque.


Infelizmente, à medida que o DIV progride, é possível que o canino tenha uma paralisia completa . Existem tratamentos, remédios e cirurgias disponíveis para ajudar a corrigir (ou pelo menos mitigar) os sintomas da DIV.


Luxação Patelar


Você vai ver isso em muitas raças de cães em toda a linha. Ocorre quando há uma separação no joelho do cão, fazendo com que ele se desloque em momentos aleatórios. A gravidade flutua drasticamente, já que a luxação da patela pode ser tão minúscula quanto o seu cão mancando por alguns dias no ano, até a necessidade de uma cirurgia corretiva.


Semelhante à Displasia da Anca mencionada, os sintomas da Luxação Patelar incluem uma marcha anormal, dor nos membros, dificuldade em andar, claudicação no (s) membro (s) e, na pior das hipóteses , imobilidade. No entanto, existem toneladas de tratamentos diferentes para essa condição e raramente é um problema que não pode ser corrigido.


Hipotireoidismo problemas de saúde de shih tzus


Esta condição afeta diretamente a tireóide de um cão , e não é tão comum em cães menores. Ainda assim, há alguns relatos de Shih Tzus sofrendo com isso.


Ocorre quando a tireóide não funciona adequadamente, o que significa que pode regular seu metabolismo.


Os sintomas incluem fadiga extrema, perda de cabelo , um apetite anormal, uma necessidade excessiva de urinar e ganho de peso.


Se esta condição durar muito tempo sem tratamento, um cão pode entrar em coma. No entanto, embora esta seja uma questão séria, muitas vezes pode ser tratada com o medicamento adequado.


Dicas para manter seu Shih Tzu saudável


As condições listadas acima são simplesmente os problemas de saúde que mais afetam a raça, e isso não significa necessariamente que o seu cão irá experimentar qualquer uma dessas condições. Shih Tzus são conhecidos por serem uma raça saudável com uma linhagem forte. Mas, como proprietário, é sua responsabilidade garantir que você faça todo o possível para garantir que seu cão tenha uma vida saudável. Aqui estão algumas dicas para fazer isso.


Leve seu  Shih tzu ao veterinário


Tomando seu Shih Tzu para o veterinário regularmente é a coisa mais importante que você pode fazer para manter seu cão saudável. A fim de ficar em cima de qualquer doença ou condição que possa surgir, é importante levar o seu cão para exames de rotina. Certifique-se de que o seu cão faça os seus exames anuais e tenha todas as fotografias de que precisa para viver uma vida longa e saudável.


Higiene


Higiene é uma maneira de certificar-se de que você está mantendo o controle sobre a saúde do seu cão. Higiene não inclui apenas cuidar de seus casacos . É também a manutenção da sua higiene.


Todos os cães devem ter seus dentes escovados 2-3 vezes por semana, suas unhas cortadas mensalmente e uma inspeção completa do corpo feita a cada duas semanas. Com Shih Tzus, é particularmente importante que você esfregue suas orelhas e limpe-as semanalmente.


Suas orelhas podem abrigar bactérias facilmente, e são propensas a infecções de ouvido. Não apenas seus ouvidos devem ser examinados, mas todo o corpo também.


Exercício


Seu Shih Tzu não é um cachorro grande, nem possui traços de caça ou de classe trabalhadora em seu sangue. Eles são corpos caseiros régios e confiantes, mas isso não significa que eles nunca deveriam sair do sofá.


Um Shih Tzu precisa de seu exercício para regular seu corpo e ficar em forma. Embora esses cães não sejam necessariamente propensos à obesidade, eles certamente podem ser preguiçosos. Certifique-se de que eles estão experimentando uma rotina de exercícios equilibrada e estável.


Dieta


Certifique-se de que não só você está alimentando o seu Shih Tzu a comida saudável e de qualidade, mas que você está monitorando o ganho de peso. Note que esta raça pode ser um pouco instável sobre a escolha de alimentos, portanto, há um pouco de trabalho a ser feito antes de você ter resolvido um plano de refeições que adere. Alimente-os bem e se eles começarem a ganhar peso, crie um equilíbrio entre as proporções dos alimentos e a quantidade de exercício que eles recebem.



Novamente falamos que todos cuidados devem ser realizados em seu Cachorro,  e deve ser levado constantemente ao veterinário.

Comentários