Significado e benefícios da lambida do Shih Tzu

 Não existe ninguém mais amoroso e fiel do que os shih tzu né verdade?  É sempre incrível ver a dedicação deles por seus tutores, sua animação ao nos ver chegar em casa e seu afeto sem fim pela família humana. Muitos cachorros expressam sua adoração lambendo nossas mãos e rosto, algo que algumas pessoas deixam, mas muitos donos resistem. É tão fofo e amoroso, mas, para alguns, isso também pode ser bem nojento. Com certeza parece anti-higiênico, e há motivos para se ter cuidado, mas também existem boas razões pra deixar a inibição de lado e receber lambidas e ser amado pelo seu shih tzu.


Os Shih Tzu menos dominantes e mais submissos costumam lamber mais que os shih tzu mais dominantes e não-submissos, pois a lambida é um sinal de busca de aprovação. O Shih Tzu  lambe seu tutor, normalmente, para ter sua aprovação e buscar aceitação na matilha. É interessante que os cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, querem provar que deixar o cachorros lamber a nossa boca faz bem à saúde. Eles acreditam que os microrganismos do intestino de um cachorro podem ter efeitos positivos sobre os corpos de seus donos. 

Além do mais, esses cientistas estão recrutando voluntários para participar do estudo que vai testar essa teoria. Esse estudo irá focar principalmente no efeito que os cães tem na saúde de pessoas com mais de 50 anos. Cada participante irá ficar com um cachorro por três meses em casa. O sistema digestivo do ser humano tem 500 tipos de bactérias, boas e ruins. Os probióticos, por exemplo, são microorganismos que acjudam a manter saudável a flora intestinal e facilitam a digestão.




 

Na pesquisa, os cientistas vão avaliar se viver com um shih tzu em casa (e receber beijos deles) incentiva o crescimento de bactérias boas no intestino e se isso seria suficiente pra melhorar a saúde física e mental dos idosos. Vamos aguardar o resultado para que possamos tirar nossas conclusões.


Os benefícios da lambida do Shih Tzu 


1. O hálito do shih tzu  é bom para você

Os shih tzu têm um sistema imunológico diferente do nosso, então, a composição de microorganismos na boca e saliva deles é diferente da nossa. Deixar nosso cachorro respirar em cima da gente e ter contato com a nossa boca pode ter um efeito positivo em nosso sistema imunológico, preenchendo lacunas probióticas, por assim dizer.


2. O hálito humano é bom para o shih tzu 

Não é só você que se beneficia: o sistema imunológico do seu cachorro pode ser complementado e ajudado pelos seus microorganismos também!


3. Lambidas do Shih tzu podem te proteger de alergias

Fortalecer o seu sistema imunológico através do contato canino na infância pode te ajudar a evitar alergias e asma mais tarde. Além disso, adultos que cresceram com um shih tzu em casa, especialmente quando eram bebês e crianças de colo, têm um risco menor de desenvolverem alergias a pelos de animais, etc.


4. Lambidas do cão shih tzu melhoram o seu humor

Ser beijado aumenta a produção dos neurotransmissores dopamina e serotonina, além de produzir mais do hormônio oxitocina. Esses três juntos são como um coquetel de felicidade + relaxamento e nossos shih tzu o oferecem de graça sempre que precisamos. 


5. Lambidas estreitam o laço entre cão e tutor

Ao mesmo tempo, nosso coquetel neurológico de felicidade é servido quando nós nos abraçamos porque existe uma forte ligação entre a segurança física, conexão e bem estar emocional. Essa experiência não é exclusiva apenas a carinhos com outros humanos, ela também acontece quando nos enroscamos com nossos shih tzu. Então, quando você abraça o seu cachorro e ganha aquela lambida em retorno, vocês dois se beneficiam física e emocionalmente, ficando mais unidos. 


6. Lambidas indicam que você é quem manda

Na vida selvagem, lobos e coiotes lambem o líder da matilha para mostrar que eles sabem quem é o chefe. Os shih tzu têm esse comportamento instintivo também. Quando o seu shih tzu te lambe, é um sinal de obediência e reconhecimento da sua autoridade. 


7. Shih Tzu  que lambem são cachorros que se importam

Os shih tzu  não lambem seus amigos caninos apenas para enaltecer o líder da matilha, mas também para demonstrar preocupação. Mães lambem seus filhotes para limpá-los e mantê-los aquecidos. Quando o seu shih tzu faz isso com você, também é um sinal de que ele ou ela te ama e quer que você seja feliz. Essa é uma grande qualidade que nós devemos encorajar em um cão.


8. Lambidas aliviam o estresse do cachorro 

Os shih tzu  também lambem para reduzir o estresse. Se eles não podem te lamber, isso pode elevar o estresse deles e eles irão compensar lambendo o brinquedo favorito deles ou suas patinhas. Então, faça um favor ao seu shih tzu e deixe-o te lamber. Se você realmente não suportar receber aqueles beijos caninos babados no rosto, ofereça a sua mão ou braço no lugar.


Até o momento estamos vendo os benefícios da sua lambida, porém esses cachorros são surpreendente em todo aspecto, vamos ver algumas razões pelo qual os shih tzu gostam tanto de lamber seu tutores.


3 Razões por que os shih tzu lambem os tutores


1. Comunicação Canina 

Lamber é uma maneira dos shih tzu se comunicarem entre seus semelhantes. Eles se lambem em situações onde estão em algum ambiente “estranho” a eles, em locais onde dois ou mais shih tzu convivem juntos, ou quando apenas descansam em volta da casa com seus tutores. Nesta situação é muito comum eles lamberem a parte inferior de suas patas. Os shih tzu lambem as pessoas como uma forma de comunicação, mas as lambidas nem sempre transmitem essa mesma mensagem.

Uma lambida do shih tzu pode ser um sinal de saudação aos humanos que estiveram fora de casa o dia inteiro. Por exemplo, na escola ou no trabalho. Uma lambida em seu retorno pode ser uma maneira de dizer: “Olá”, “Estou muito feliz que você esteja em casa” ou “Confira o novo buraco que eu fiz no travesseiro do sofá! Ou o xixi que eu fiz na cama.”

Se eles estão perto de outros cachorros ou de pessoas, os shih tzu também lambem como um sinal de submissão e respeito. Shih Tzu lambem as pessoas para reconhecer uma forma de poder. Lamber é uma maneira dos cachorros no geral mostrarem que eles nos pertencem. Mas se você é uma pessoa submissa, certamente seu shih tzu  possui um certo domínio sobre você.


2. Exploração do ambiente 

Como observamos, os shih tzu usam a língua para se familiarizar com o ambiente. É apenas uma outra maneira pela qual eles experimentam e exploram o mundo. Essa exploração pode ser do ambiente dele ou de novas pessoas.

Quando os shih tzu nos veem pela primeira vez, é comum eles virem em direção a nossas mãos para cheirarem e, depois, nossas mãos encontram-se totalmente lambidas.

Mesmo que você tenha tido um pet  por anos, você pode ter tocado ou trazido para casa alguma coisa nova – seja um cachorro ou algum objeto – que deixa seu shih - curioso. Os shih tzu lambem as pessoas para tentar descobrir o que você andou pegando.


3. Lambendo suas feridas

No mundo antigo, pessoas sábias e curandeiras notaram que os cachorros lambiam suas próprias feridas assim como as das pessoas. Feridas, tanto na superfície quanto mais fundas, parecem chamar a atenção das línguas dos pets. Desde as antigas civilizações do Egito, Grécia e Roma até a Idade Média na Europa, você pode se surpreender ao saber que os shih tzu não eram apenas encorajados, mas até mesmo treinados para lamber feridas como um modo de cura. Felizmente, hoje em dia, temos antibióticos específicos para curar nossos machucados. Porém, é comum que uma pequena lesão durante a caminhada atraia a atenção de um Shih Tzu.


Conclusão:  Depois de uma matéria dessa podemos dizer que temos mais do que um cachorro em casa! Temos um filho, um médico, que nos dar muito amor e carinho. Queremos retribuir tudo que nossos shih tzu fazem por nós com todo cuidado e amor, porque eles merecem isso é muito mais.


Comentários