Acompanhamento da gestação de uma shih tzu

 Se suspeita que a sua fofíssima shih tzu está grávida ou tem a certeza disso e está procurando toda a informação possível, entrou no site certo. Neste artigo que será dividido em 2 partes, vamos explicar-lhe tudo sobre a gravidez das shih tzu e o processo de gestação para que saiba o que a sua adorada cadela precisa neste momento tão especial da sua vida.


Muitos tutores de shih tzu tem essa dúvida: Coloquei minha shih tzu para cruzar faz uma semana, será  que pegou? Ou minha shih tzu acidentalmente cruzou com outro shih tzu, e agora? Será que minha cachorro está prenhe? (Gravida).  Calma temos tudo que você precisa logo aqui em baixo (Veja aqui em baixo)





Sintomas de uma shih tzu grávida


Pode ser que você tenha dúvidas se a sua cadela está realmente grávida, pois nem sempre as montas têm sucesso. Por esse motivo, de seguida vamos lhe mostrar alguns sinais que lhe podem ajudar a identificar se a sua cadela está grávida.


Mudanças do fluxo vaginal


A primeira coisa que deve saber se suspeita que a sua cadela pode estar grávida é que o ciclo menstrual não é um indicador viável, uma vez que é um erro comum pensar que é idêntico ao das mulheres, mas nada mais longe da realidade. Uma shih tzu menstrua duas vezes por ano aproximadamente, pelo que a ausência da menstruação não é nenhum sinal que nos possa indicar uma gravidez. O que se pode observar como sinal de gravidez é o fluxo vaginal, que pode mudar de cor e consistência, sem apresentar sangue.


Mudanças de comportamento


Ao nível do comportamento também há vários sinais que nos podem fazer pensar que a cadela está grávida. A diminuição do apetite ou uma mudança de desejo na alimentação. A vitalidade da cadela costuma ficar reduzida, fica mais cansada e permanece deitada e pode inclusive mostrar mal-estar geral. Para a preparação do ninho de filhotes, a cadela irá procurar um sítio adequado e arrastará as mantas até esse canto. Também pode começar a arranhar as paredes e a não querer sair para passear. Podemos observar soluços e uma atitude grosseira de forma geral.


Mudanças físicas


A gravidez de uma shih tzu dura de 58 a 60 dias, mais ou menos, e na metade deste período, com um mês de gravidez aproximadamente, é quando pode começar a notar que a barriga da cadela está maior, se distingue e começa a ficar mais baixa. Um sintoma chave de uma cadela grávida são as mudanças que ocorrem nos seus seios. Observando os seios da sua shih tzu verá que são maiores e que seus mamilos estão mais visíveis, é porque se estão preparando para a lactação. E pode acontecer ver leite mesmo.


Se detetou estes sintomas na sua shih tzu, então não espere mais e consulte o veterinário. Ele irá confirmar a gravidez com uma análise ao sangue e ecografia, para além disso irá assegurar que está tudo a correr normalmente. Neste momentos, mais do que nunca, deve envolver-se na saúde da sua shih tzu. 


Diagnóstico da gravidez 


Para confirmar o estado de gestação não se pode fazer um teste de gravidez a uma shih tzu com uma ferramenta que encontramos nas farmácias, pois estes testes estão feitos para detetar uma hormona que apenas está presente no ser humano.


Para se certificar deverá ir ao veterinário, que realizará os seguintes passos para diagnosticar a gravidez da cadela.


Teste sorológico: Com uma análise da urina pode-se confirmar a gravidez mas sem trazer dados sobre o número de filhotes nem a viabilidade do processo.


Palpação abdominal: Requer uma certa habilidade para detetar a gestação, é o método mais econômico e tradicional. Não é 100% confiável e além disso não revela problemas que possam ocorrer. Pode-se realizar a partir dos 23 e inclusive os 30 dias depois do acoplamento.


Ecografia: É sensível, confiável e segura para a sua shih tzu  e o procedimento não transmite ondas nocivas. Confirma a gravidez mas pode não especificar corretamente o tamanho da ninhada. Pode-se realizar a partir dos 21 dias do acoplamento aproximadamente.


Radiografia: Apenas se pode realizar a partir do 44º dia da gestação pela escassa visibilidade que os filhotes oferecem, além do dano da radiação que podem receber.


O momento ideal para o fazer é durante o último terço da gravidez, quando o risco para os filhotes é o mesmo que pode sofrer a cadela. É o método ideal e mais utilizado para fazer uma estimativa do número de membros da ninhada.


O parto da sua Shih Tzu 


Chega o momento tão desejado e esperado que é o parto da sua shih tzu. Se o seu veterinário não referiu que pode existir risco, então ela terá os filhotes em casa, caso contrário deverá ir a uma clínica veterinária rapidamente perante os sintomas.





Se finalmente recebeu os seus filhotes em casa, lembre-se que se trata de um momento muito difícil para ela e, que é provável que precise da sua ajuda. Faça turnos de vigia com o seu parceiro ou familiares para que possam estar ao lado da shih tzu neste momento tão especial. É fundamental que tenha à mão um número de emergência veterinário caso surja alguma complicação.


Começará a notas alguns sinais de que o momento se aproxima:


● Dilatação da vulva e dos ligamentos pélvicos.


● A cadela procura um sítio tranquilo.


● Fica irritada, nervosa (é normal não se deverá preocupar)


● Prepara o espaço para o parto em um lugar longe


Chega o momento do parto, o que deve fazer?


São os próprios filhotes que desencadeiam o parto. Existem três fases do parto:


Relaxamento ou dilatação do útero: De 4 a 24 horas de duração. A fêmea prepara-se para expulsar os filhotes. É um momento de inquietação e nervosismo. A vulva expande-se e pode inclusive secretar alguns líquidos.


Expulsão das crias: Quando as contrações começam a ficar mais intensas e têm uma duração de pelo menos 60 segundos devemos ficar relaxados e estar atentos pois o momento do nascimento está quase a acontecer. Vamos ver como a sua Shih Tzu lambe a sua zona genital. As contrações ficam cada vez mais fortes até que o primeiro filhote é expulso do corpo (continua unido pelo cordão umbilical à placenta). Os restantes filhotes viram de seguida com pequenos intervalos de tempo. No geral, o parto costuma durar umas 2 horas embora se possa estender consideravelmente se se tratar de uma ninhada grande (existem casos de até 24 horas). A fêmea vai lamber os filhotes para os estimular enquanto lhes corta o cordão umbilical. São muito poucos os casos em que não o faz, se vir que não tem forças ou não o faz, deverá fazê-lo você mesma. Lembre-se que deve contar os filhotes para saber que estão todos cá fora segundo os resultados da radiografia.


 (Dependendo da linhada uma shih tzu pode ter de 1 a 6 filhote!  Isso é uma estimativa) 


Expulsão da placenta: Durante o parto, cada filhote nasce envolvido em uma placenta, em cada das vezes em que a Shih Tzu a rompe para deixar o filhote respirar, come-a depois pois o seu valor nutritivo é muito alto. Se vir que não rompe a placenta, faça-o você mesmo, caso contrário os filhotes poderiam morrer. Além disso, aconselhamos que se a placenta expulsa for demasiado grande não deixe que a sua cadela a coma, pois pode resultar em problemas digestivos.


Problemas do parto


Podemos afirmar que na maioria dos casos não costumam existir riscos no parto, ainda assim e por este motivo é que lhe recomendamos durante todo o artigo que consulte o veterinário de forma periódica durante a gravidez, pois o profissional é que lhe indicará se a sua cadela grávida pode ter os filhotes em casa sem nenhum problema ou se precisará de uma atenção especializada, tudo isto através da análise de exames.


Se observar algum dos problemas no parto da sua Shih Tzu que lhe explicamos de seguida, chame o veterinário de urgência sem demora alguma:


● Ausência de contrações uterinas.


● Hemorragia.


●Parto anormal (os fetos ficam presos)


● Morte fetal


● Mumificação


● Aborto


Alguns conselhos para os três problemas mais comuns:


Caso um filhote fique preso: Se virmos que um filhote pequeno ficou preso no canal do parto, nunca o devemos tirar dele. O que deve fazer é rodá-lo no sentido dos ponteiros do relógio para fomentar a abertura da vagina.


A Shih Tzu não consegue cortar o cordão umbilical: Deve cortar você com uma tesoura, depois deverá fazer um nó.


Um filhote não respira: Deve abrir-lhe a boca e praticar a respiração artificial, além de lhe massagear a região do tórax energeticamente e trazendo calor sem o machucar. Agite-o um pouco enquanto lhe segura a cabeça com cuidado. Deve ter muito cuidado e conhecer bem a reanimação de cachorros recém nascidos antes do parto.


No próximo poste, vamos falar um pouco sobre o pós-parto da sua Shih Tzu e também sua Alimentação!   Fique sempre ligados no nosso blog.



Comentários