Como fazer seu shih tzu parar de latir

 Ultimamente estamos recebendo muitas mensagens de tutores de Shih Tzu perguntando o que fazer para seus cachorros pararem de latir. Isso pode ser um verdadeiro incômodo para os proprietários e também para os vizinhos, que podem vir a reclamar e gerar um verdadeiro transtorno na convivência. Muitos tutores da raça acaba achando que os shih tzu não latem muito como os demais cães, porém devemos ter em mente que cachorros são cachorros independente de raça, eles vão latir sempre. Isso é bastante comum de acontecer, ainda mais hoje em dia, quando as pessoas procuram ter um shih tzu em apartamento para fazer companhia e depois acabam tendo problemas com os excessos de latidos do shih tzu. Primeiro de tudo, é fundamental saber o motivo pelo qual o seu shih tzu está latindo. E aqui eu tenho que ser bem sincero com vocês, na grande maioria dos casos de latidos excessivos, a culpa é do tutor! Você já vai entender o motivo.


Mas antes de qualquer um dos motivos, você tem que ter em mente, que todos os shih tzu latem, com exceção da raça Bassenji (mas em compensação cães dessa raça como o shih tzu uivam). Então, essa a matéria tem como objetivo, ajudar a você entender porque o seu shih tzu late excessivamente e como você pode fazer para diminuir essa quantidade de latidos. Como fazer o shih tzu parar de latir?


 Principais motivos pelos quais os Shih Tzu latem muito.





Busca de atenção / comida - Esse é provavelmente o principal motivo e como eu já disse, a culpa é do tutor! Imagine uma criança em uma loja de brinquedos. Ela pega um brinquedo e pede para você dar. Você diz que não. Ela simplesmente começa a chorar, se joga no chão, agarra na sua perna e diz que só vai parar se você comprar o brinquedo. Ai você vai e compra, pois afinal de contas, todo mundo está vendo essa situação e você prefere dar o brinquedo e ver o seu filho feliz e quieto do que continuar com ele berrando e fazendo pirraça, certo? Então, o que acontece nesta situação quando você passar em uma outra loja que tenha algo que seu filho quer, ele vai fazer exatamente a mesma coisa que ele fez na outra loja, que no final ele conseguiu o que queria. E até pode fazer coisas piores, caso você não dê o que ele quer.



Os cães da raça shih tzu, funciona exatamente desta forma


Se o shih tzu começa a latir para que você dê atenção por algum motivo, como pedir um biscoito que você esteja comendo, pedir para abrir a porta do quarto ou simplesmente por ciúme de você estar dando atenção à outra pessoa ou outro cachorro e você vai e dá atenção, você reforça este comportamento! Ou seja, da próxima vez, ele vai ficar latindo até que ele consiga o que quer e cada vez, vai ficar latindo mais e mais. Muita atenção aqui com as broncas, pois dar bronca neste momento, também é uma forma da dar atenção ao shih tzu e não vai resolver o problema.


Medo e dominância


Alguns shih tzu podem latir por medo ou por dominância. Nestes casos, normalmente esses cães conseguem visualizar outros cães ou pessoas do lado de fora da casa ou pela janela do apartamento. Eles latem com o intuito de afastar essas pessoas ou animais. Aqui, enquadram-se os casos de shih tzu que latem quando toca a campainha, pois eles já associaram que quando a campainha toca, alguém está do outro lado e pode acabar entrando no território deles. Muitas vezes também fazem por atenção, pois querem que você dê atenção a eles do que ir atender a porta. E mais, podem estar querendo chamar a atenção de quem vai entrar. Ou seja, neste caso, podem ser vários motivos juntos.


Latidos em excesso e cuidados


Shih tzu que latem quando ficam sozinhos em casa podem estar sofrendo de uma doença, uma síndrome clínica chamada de Síndrome de Ansiedade de Separação, que é caracterizada por um conjunto de comportamentos decorrentes de alterações neuro-biológicas no Sistema Nervoso Central dos cães. Essas alterações são comparadas àquelas apresentadas por pessoas que sofrem de Síndrome do Pânico e causam um forte impacto na qualidade de vida dos animais. Estes, além das vocalizações excessivas podem apresentar comportamentos destrutivos, micções e defecações em locais inapropriados, vômitos, excesso de salivação e depressão. 


Pode também trazer como conseqüências comportamentos compulsivos (p.ex. lamber em excesso alguma parte do corpo ou objeto externo, caçar insetos inexistentes, correr atrás da cauda, andar em círculos ou desencadear movimentos ritmados de cabeça ou com o corpo). Todos esses comportamentos que podem se apresentar combinados ou isolados normalmente são inconvenientes para os proprietários desses cães.


Como prevenir síndrome da ansiedade da separação


Existem duas medidas práticas para prevenir o desenvolvimento dessa síndrome. A primeira é respeitar o período natural de separação do shih tzu , ou seja, imitar o que ocorre naturalmente em grupos de cães, onde o filhote é posto à margem da matilha com cerca de quatro meses. Nesta fase o shih tzu  tem que aprender a se virar sozinho e não é mais beneficiado com alimento e abrigo. Para simular esta realidade em casa deve ser providenciado um cantinho para o filhote dormir longe dos quartos. 


A outra medida é promover o máximo de interação possível com o shih tzu, passear bastante, brincar bastante e escovar diariamente. A única ressalva é que toda interação deverá ser iniciada e finalizada por iniciativa do proprietário, não devendo este responder às solicitações do cão neste sentido para não gerar outros problemas de comportamento no peludo.


É importante ressaltar que os cães podem estar sofrendo de doenças e por isso latem. Porque assim a relação de tolerância e cooperação entre os vizinhos é capaz de mudar e a alternativa de tratar esses animais pode se mostrar mais consensual para todos (principalmente para os cães) do que providenciar a extradição do animal do condomínio ou duelos e atritos entre as partes.


Como fazer o shih tzu parar de latir?


No primeiro caso, por busca de atenção, o que você deve fazer é simplesmente ignorar o seu shih tzu. E ignorar, significa, não olhar, não fazer carinho e não falar com ele. Só dê atenção quando você perceber que ele já parou de latir e se acalmou. É claro que no início, vai ser muito difícil de conseguir, pois o seu shih tzu, estava acostumado com você fazendo todas as suas vontades quando ele latia.


Nesta estratégia, é muito importante que TODOS os membros da família atuem da mesma forma. Não adiante você ignorar e vir uma outra pessoa e fazer festa ou mesmo dar uma bronca. Desta forma, isso nunca vai funcionar. Para que esta estratégia funcione da forma certa, é muito importante recompensar o seu shih tzu quando ele estiver tranquilo ou pelo menos, tenha parado de latir por alguns instantes.


Faça carinho e eventualmente, ofereça petiscos, principalmente se ele estiver bem relaxado. Você vai estar reforçando este temperamento tranquilo e sem latir. O shih tzu é muito inteligente e vai perceber que se ficar latindo, não consegue a sua atenção, mas que se ficar sem latir, você dá atenção e até petiscos! No segundo caso, do medo ou dominância, se for o shih tzu que fica latindo na janela ou na varanda do apartamento, você pode precisar fazer com que este cão não tenha mais acesso a esses espaços.


Muitas vezes os shih tzu sobem num sofá para poderem ver pela janela e desta forma ficam latindo.Neste caso ou você impede dele subir no sofá ou coloque algo na janela que não deixe o shih tzu ver a rua. Pode ser simplesmente uma folha de papel no vidro ou se ela estiver aberta, um pedaço de madeira ou plástico, apenas na altura que ele consegue ver. Agora, mais importante que isso, é passear com o seu shih tzu! Ele precisa aliviar a tensão de ficar em casa o dia todo, se socializar com outros cães (importantíssimos fazer isso desde filhote!) e também precisa deixar o seu cheiro no ambiente, para que os outros cães percebam a sua presença.


Passeie preferencialmente duas vezes por dia, de manhã e no final da tarde ou início da noite. Caso você não tenha tempo para passear com o seu cão, peça para um vizinho que também tenha cachorro para passar com o seu ou simplesmente, contrate um passeador de cães (Dog Walker). Você vai perceber a IMENSA diferença que faz no comportamento do seu shih tzu! Outra coisa que você pode fazer para distrair o seu cachorro quando você não estiver em casa, é deixar um rádio ou mesmo a televisão ligada. Isso da a impressão de que ele não está sozinho naquele ambiente e pode deixá-lo mais tranquilo. 


LEMBRE-SE!  Não utilize esguichos de água ou objetos barulhentos para punir seu shih tzu quando ele latir! Você pode torná-lo um shih tzu mais medroso ou inseguro e por consequência, até mesmo agressivo! Esse tipo de atitude pode até resolver o problema naquele momento, mas em compensação, você não vai retirar a causa, o que faz ele latir e desta forma, seu shih tzu ficará mais ansioso e estressado. E quando você não estiver em casa para puni-lo destas formas, ele continuará latindo. Ainda existem outros motivos pelos quais o shih tzu pode latir, mas essas dicas já resolvem a maioria deles. Casos mais complicados necessitam da ajuda de um profissional veterinário. 

Comentários