Como acabar com a lágrima ácida do rosto do shih tzu

 Muitos tutores de cachorros costumam reclamar muito a respeito das manchas escuras ao redor dos olhos do pet, e Isso não é diferente nos cachorros de raça como os Shih Tzu.  Essas manchas de lágrimas encontradas nos pelos dos shih tzu são popularmente conhecidas como lágrima ácida ou de Epīfora como é chamada pela Medicina veterinária, que é justamente essa condição do shih tzu estar com os olhos constantemente lacrimejados. A epífora pode ser indicar doenças sérias, pois é um sintoma, não uma doença. Vamos entender tudo melhor? Lágrimas ajudam a lubrificar os olhos, certo?


O excesso delas deveria ser drenado pelos dutos lacrimais. Dutos saudáveis drenam as lágrimas para o fundo do nariz, garganta abaixo. Mas quando eles não estão funcionando corretamente, o excesso dos fluidos escorre para fora dos olhos, pela face do shih tzu. As consequências mais visíveis são as manchas e a umidade no pelo.


Por que as lágrima ácida se formam


De acordo com a Dra. Keane Tavares, médica-veterinária em uma pesquisa realizada, essas manchas se formam devido à ação de bactérias presentes na pele e também de substâncias presentes na própria lágrima. Mas por que alguns pets desenvolvem o problema e outros não?





Segundo a veterinária, a explicação está na produção excessiva e no acúmulo da lágrima, sendo que, na maior parte dos casos, tais fatos costumam estar associados a alguma patologia. Abaixo, ela lista as principais alterações que levam à epífora:


● Inflamação e/ou obstrução parcial ou total dos canais nasolacrimais.

● Irritação nos olhos ou conjuntiva.

● Alteração anatômica nas pálpebras que afeta a produção ou a drenagem da lágrima.

“Nesses casos, temos o acúmulo de lágrima nos olhos e, consequentemente, o extravasamento contínuo da mesma pelas pálpebras, resultando na pigmentação do pelo e a irritação da pele próxima aos olhos”, conclui a veterinária.


Causas das manchas de lágrima em Shih Tzu 

 

No caso dos shih tzu ( que tem focinho achatado), o derramamento das lágrimas tem a ver com a anatomia da face. Como o globo ocular é mais saltado, isso acaba comprometendo a drenagem da lágrima, que não ocorre de forma suficiente e acaba derramando lágrima para fora dos olhos. É como quando você chora e seu ducto lacrimal não consegue absorver tudo, então sua lágrima escorre em direção ao nariz. Isso normalmente acontecem porque eles tem muito pelo ao redor dos olhos e isso acaba irritando a região e aumentanto a produção de lágrima. Manter essa região sempre aparada e verificando se não tem pelos entrando constantemente nos olhos do cão é uma boa saída.

 

Outras causas do derramamento de lágrima: obstrução do canal lacrimal, deformações na pálpebra, inflamações etc. Leve seu shih tzu ao veterinário para se certificar de que não há nenhum problema físico ocasionando o excesso de lágrima.


 Lágrima ácida no pelo também podem revelar doenças sérias!


A epífora pode ser sintoma de várias doenças e nem sempre as lágrimas terão uma coloração que manche a pelagem, então é bom ficar atento para produção excessiva de secreção ocular, já que idealmente a área em redor dos olhos deve estar sempre seca.


Alguns shih tzu com epífora podem simplesmente estar com alergias, sazonais ou não. Outros podem apresentar o sintoma porque seus dutos lacrimais estão parcialmente entupidos, ou mesmo mal posicionados. Mas outras causas mais graves, como conjuntivites, ferimentos, glaucoma ou cílios que nascem “encravados”, também podem ser o mal que a epífora denuncia.


Shih Tzu lacrimejando cuidado


Seja qual for o motivo do lacrimejamento excessivo do olhos do shih tzu, o resultado é que o shih tzu fica com a área abaixo dos olhos sempre molhada, o que acaba virando um verdadeiro paraíso para bactérias e fungos, praticamente um spa!


A infecção mais comum é causada por um fungo vermelho que produz manchas marrons-avermelhadas abaixo dos olhos do shih tzu, mas que também pode contaminar bocas e patas, conforme o shih tzu se lambe. Muitos outros fatores podem contribuir para o excesso de produção lacrimal, como água para beber que contenha altos índices de minerais, ingredientes nas rações secas (como polpa de beterraba), tintas em brinquedos de roer etc.


Como eliminar as manchas de lágrima ácida no shih tzu 

 

Se não houver nenhum problema físico com seu shih tzu, apenas o excesso de lágrimas normal e a acidez, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar esse problema.

 

Atenção: antes de fazer qualquer coisa, converse com seu veterinário.


1. Visitas regulares ao veterinário: o melhor jeito de prevenir é sempre examinar para identificar possíveis doenças como infecções, otites, alergias e obstruções no canal lacrimal, que são condições ligadas ao aparecimento das manchas no pelo.

2. Dieta e comportamento: como explicado anteriormente, corantes, aditivos, conservantes, milho, trigo e soja são ingredientes que podem causar alergias em shih tzu, portanto é importante estar alerta para coceira excessiva, lambedura das patas, balançar de cabeça e inflamações de ouvido, pois são indicativos de alergia, além das manchas de lágrimas ácidas.


3.  Água adequada: ela pode causar uma reação no organismo, por isso, prefira oferecer água filtrada ou mineral de pH alcalino (no rótulo, deve ser pH acima de 7.5) à água de torneira.


 4 . Alimentação


A ração Hills não tem nenhuma comprovação científica de que resolve a questão do PH das lágrimas do cachorro. O próprio fabricante não se posiciona dessa forma e não se compromete em relação à eficácia no tratamento das manchas de lágrimas. Fato é que ao longo dos anos, os proprietários e veterinários constataram que essa ração reduz o PH das lágrimas e evita as manchas. Mas não basta dar a ração. A ração é boa pra prevenir o problema, não para casos em que o cachorro já está manchado. Além disso, qualquer coisa que altere o PH da lágrima irá comprometer o resultado. Isso inclui petiscos, biscoitos, bifinhos, frango, cenoura, etc. Deve-se dar apenas a Hills, que inclusive é uma excelente ração super premium. Um biscoitinho vez ou outra não atrapalha, só não pode tornar isso um hábito e dar diariamente.


5. Ração premier pet raça específica shih tzu


Essa opção de ração também é excelente porque ela é específica para shih tzu,  além de reduzir o PH das lagrimas ela também elimina as manchas do pelo do seu Shih Tzu. A ração premier pet raça específica é super Premium e trás a melhor experiência para seu cachorro.

 

6. Limpeza


É preciso manter a região sempre seca. Duas vezes ao dia, o proprietário deve limpar com gaze e soro fisiológico e, em seguida, mais uma gaze seca para drenar toda a umidade. “Outra maneira de diminuir a secreção é massageando a lateral dos olhos para desentupir o canal lacrimal do animal

 

7. Angel’s Eyes


Nos EUA, esse produto é muito famoso por resolver o problema das lágrimas dos cães. É um pó que você mistura na ração por 2 meses (nunca mais que isso). Os resultados são impressionantes. Claro, seu veterinário precisa estar ciente se está ok para o seu cão consumir esse produto. Leve as informações da embalagem ou envie pro seu veterinário e pergunte se seu shih tzu pode fazer o tratamento. Não faça nada sem o conhecimento dele.


Conclusão:  Observando o comportamento e cuidando bem do seu shih tzu, não há motivos para se preocupar! O ideal é manter um cuidado constante, mantê-lo bem alimentado, higienizado e sempre levá-lo ao médico veterinário, para consultas até duas vezes ao ano. 

Comentários