Shih Tzu com tosse seca ou engasgando: Tudo o que você precisa saber

 Shih tzu com tosse e engasgo - Por que meu shih tzu está com tosse? Esta é uma pergunta feita muitas vezes aos veterinários. É uma ótima pergunta pois a tosse pode significar várias coisas. De modo geral a tosse é causada por uma irritação do sistema respiratório. O sistema respiratório inclui as abertura para o mundo externo (boca e nariz), passagens nasais, faringe (garganta), laringe (cordas vocais), traqueia, brônquios e pequenas passagens de ar dos pulmões. Adicionalmente a tosse pode estar relacionada com problemas do coração ou algum linfoma no peito. Pelo fato da tosse ser um sintoma de muitas outras doenças é importante que todas as tosses sejam avaliadas por um veterinário.


A tosse do canis em shih tzu, gripe dos cães, traqueíte ou bordetella são os nomes mais usados para se referir a uma condição muito comum em shih tzu no outono/inverno: acessos de tosse seca, repetidas e constantes como se estivesse engasgado, terminando geralmente com a eliminação de uma baba esbranquiçada sem nenhum outro sintoma associado. Essa tosse em shih tzu é causada por uma doença infecciosa altamente contagiosa entre os shih tzu, mas que não afeta o homem. Essa tosse é causada por uma combinação de bactérias e vírus e, por isso o diagnóstico e muito mais clínico do que laboratorial ou seja não existe exames para identificar a causa dessa tose. Eis algumas das perguntas que o veterinário pode fazer.


O que poderia ser a causa da tosse no Shih Tzu 





O que causa tosse no shih tzu - A tosse  canina em shih tzu afeta o trato respiratório superior ou seja o inicio da traqueia, normalmente não tendo comprometimento dos pulmões dos shih tzu. Geralmente esta associada a shih tzu não vacinados que vivem em aglomerações ou em contato com outros cães podendo acometer shih tzu com outra doença de base, como doença cardíaca, tumores na garganta, pneumonia, doença periodontal, parasitas e alergias. A tosse é a expulsão abrupta de ar dos pulmões através das vias respiratórias e pela boca aberta. Surpreendentemente o que soa como tosse pode ser outra coisa.


A tosse tem sido confundida com engasgos, chiados, dificuldade para respirar, náuseas, vômito e uma condição conhecida como espirro reverso. É muito importante que o som vindo do shih tzu seja apropriadamente identificado. A tosse e todos as outras condições listadas acima têm diferentes causas.


O tratamento dessas doenças também com certeza ira ajudar a aliviar os sintomas da tosse. Os principais causadores de tosse dos canis são os vírus conhecidos como Parainfluenza Canina tipo 3 (afeta a traquéia) e o Adenovírus Canino Tipo 2 (que afeta o interior dos pulmões) além da bactéria chamada Bordetella bronchiseptica que infectam o trato respiratório superior.


Tipos de tosse no Shih tzu 


Somente um veterinário vai saber detectar qual o tipo de tosse, as possíveis causas e o melhor tratamento para cada caso. Porém, de uma maneira geral, podemos apontar algumas características comuns da tosse canina em diferentes doenças. Confira:


● Tosse seca: geralmente está associada à tosse dos canis, uma doença contagiosa que causa tosse, espirros e febre. É muito comum no inverno e geralmente apresenta outros sintomas, como secreção nasal e falta de apetite;


● Tosse com “som de ganso”: é um sintoma da estenose de traqueia, problema comum especialmente em cachorros de pequeno porte. A traqueia fica obstruída e pode gerar complicações para a respiração do pet;


● Tosse com “som de buzina”: muito comum em casos de trauma, quando o pet sofreu uma queda ou pancada que está atrapalhando a respiração;


● Tosse úmida: é característica de problemas respiratórios, principalmente pneumonia. Geralmente, é acompanhada de fluidos, como sangue ou catarro,


● Tosse curta: pode estar associada a problemas cardíacos. (Você poderá ver mais sobre isso no final da matéria)


Além de indicar doenças, muitas vezes, a tosse canina é um sinal de alergias ou irritações. Poeiras e ácaros podem irritar as vias respiratórias do pet, causando tosse. Por isso, é importante manter a higiene do lar de seu filho de quatro patas sempre em dia.

Cheiros fortes também costumam incomodar os cachorros. Sendo assim, utilize somente produtos destinados à pets e evite que ele entre em contato com produtos químicos de cheiro muito forte, como os de limpeza.


DIAGNÓSTICO: determinar a causa da tosse do shih tzu


Porque o shih tzu tosse - Usando as informações coletadas a partir das perguntas acima, juntamente com um exame físico completo, seu veterinário começará a ter um melhor entendimento do que causa a tosse de seu shih tzu. O veterinário pode também solicitar testes diagnósticos para auxiliar a descobrir a causa da tosse. Estes incluem:


● Radiografia torácica (raio x do peito) que são muito úteis

● Contagem sanguínea completa

● Perfil químico do sangue

● Exame de urina

● Dirofilariose

● Exame de fezes



Tratamento para um Shih Tzu com tosse


A tosse canina geralmente desaparece por si só em cerca de 5 a 12 dias de evolução. O tratamento busca aliviar os sintomas da tosse e evitar que evolua para uma traqueobronquite com infecção pulmonar. O veterinário geralmente vai indicar algum antitussígeno, as vezes antibiótico e anitinflamatório.


Manter o shih tzu hidratado e usar de nebulização com inalador ajuda bastante. Existe também uma vacina para a tosse dos canis que procura aumentar a imunidade diminuindo assim a disseminação da doença que é altamente contagiosa. O shih tzu deve também ser incentivado a beber muita água e ser mantido aquecido e confortável. O ar frio e seco dessa época do ano aumenta a irritação das vias áereas superiores, potencializando a tosse.


O tratamento da tosse dos shih tzu vai depender basicamente da sua causa. Por exemplo, pneumonia causada por bactérias que causam tosse requerem antibióticos juntamente com tratamento de suporte. Para um linfoma no peito pode ser necessário cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dos três. Curar a tosse causada por uma problema no coração envolve terapias para corrigir ou fortalecê-lo. Se seu shih tzu tem uma tosse produtiva é muito importante que ela não seja suprimida. Adicionalmente, supressores da tosse humana não devem nunca ser medicados em seu animal pois podem ser tóxicos. Como alternativa um supressor da tosse pode ser prescrevido pelo seu veterinário para casos da tosse não-produtiva.



Prevenções para evitar a tosse seca ou engasgos


Antes de tomar qualquer providência e começar a medicar o cachorro com tosse seca ou engasgando, leve-o a um veterinário e peça um check-up para ver se ele tem alergias ou algo crônico.

Você poderá saber quais os remédios e o tratamento que ele deve receber ou evitar.

Dessa forma, vamos listar algumas prevenções a se tomar para evitar um cachorro com tosse seca ou engasgando:


● Higiene: sempre mantenha o espaço em que se cão fica, higienizado, isso é a dica mais importante que podemos oferecer, porque evita vírus e outros perigos para o cachorro.


● Alimentação adequada: se você estiver proporcionando a alimentação adequada, com os níveis de nutrientes corretos, dificilmente seu cachorro terá problemas respiratórios, já que ele terá uma boa saúde.


● Lave as vasilhas: ao menos a cada 3 dias, você deve fazer a limpeza das vasilhas de comida e água, com isso você evita acumulação de germes ou bactérias, além de eliminar a chance de ter um ataque de formigas ou outros insetos a comida de seu cachorro.


● Medicamentos: após a indicação dos remédios e receitas garantidas com um médico veterinário de confiança, o cachorro com tosse seca ou engasgando, deve receber os medicamentos na dosagem e horário indicados pelo médico, para que fique melhor o mais rápido possível.

● Vários cães: caso você seja tutor de mais de 1 cachorro, você deve fazer uma quarentena para o cachorro com tosse seca ou engasgando, já que esses problemas podem ser transmissíveis.


● Vacinação: por último, mas não menos importante, a vacinação serve para prevenir direto no organismo do cachorro problemas de saúde, isso alivia a preocupação do tutor, e ajuda o cão a não ter esses problemas, mas


Remédio caseiro para shih tzu com tosse 


Remédio caseiro para cachorro com tosse - Ainda que existam distintas opções caseiras que você pode recorrer para aliviar a tosse dos shih tzu. Se o shih tzu tosse regularmente durante mais de 24 horas, você deve levá-lo ao veterinário rapidamente. Usando as informações coletadas a partir das perguntas acima, juntamente com um exame físico completo, seu veterinário começará a ter um melhor entendimento do que causa a tosse de seu shih tzu. O veterinário pode também solicitar testes diagnósticos para auxiliar a descobrir a causa da tosse Se a tosse de seu shih tzu não vier acompanhada de outros sintomas que possam causar preocupação, experimente algumas destas opções caseiras:


Mel para tosse - Uma colher a cada três ou cinco horas ajuda a suavizar a garganta. Não dê mel em excesso, porque pode provocar desconforto no estômago. Não dê este alimento a seu shih tzu se ele tiver menos de um ano de idade, visto que tem esporas que podem danificar seu sistema imunológico, porque o mesmo ainda não está desenvolvido por completo. 


Porém tem um adendo importante sobre o mel, ele deve ser totalmente natural, o mel vendido nos mercados comuns podem ter uma alta taxa de açúcar. Recomendamos que você procure um produtor de mel próximo onde você mora para adquirir um mel natural.


Ofereça apenas um pouco em uma colher para que ele lamba e melhore sua garganta.


Alimentos ricos em vitaminas A, E e K, são essenciais para a saúde do cachorro, eles além de deixar o cão saudável, ajudam a curar um cachorro com tosse seca ou engasgando, alguns alimentos ricos nessas vitaminas são:


● Manga (em pequeno pedaços)


● Cenoura


● Batata-doce


● Espinafre


● Brócolis


● Alface


Estes são apenas alguns exemplos, uma alimentação natural e com essas vitaminas, além de proteína e carboidratos, são melhores que qualquer tipo de ração que se pode ter durante esse período da tosse.


Cuidados - Qualquer tosse que seu shih tzu tiver é motivo de preocupação. Como ilustrado acima a tosse pode ser apenas algo de pouco impacto ou ainda pode ser sinal de alguma doença grave. Para prevenir as causas da tosse um bom acompanhamento da saúde é necessário.Como sempre, você deve fazer seu shih tzu ter uma dieta apropriada para sua idade. Ele deve estar em dia com todas as vacinas e vermifugado. É importante também ter um bom relacionamento com o veterinário de sua confiança. 


Tosse seca pode ser problema cardíaco


O cachorro com tosse seca ou engasgando pode ser um problema sério como já deu para perceber durante o texto, porém ele pode se tornar crítico se você apurar os níveis cardíacos do seu pet. Por conta de ter de fazer uma pressão muito grande ao tossir, o cachorro força muito o coração, se durar muito tempo, isso pode passar para um problema cardíaco muito perigoso. Pode acontecer de o animal ter uma falha no fluxo sanguíneo, isso acontece com mais frequência em cães mais velhos, por isso é um perigo que o tutor não pode deixar passar, afinal todo cuidado é pouco nessa idade. A tosse engasgada e seca é a identificação mais comum desse problema cardíaco.


Conclusão


Podemos ver nesse artigo que os cuidados com nossos filhos de quatro patas nunca são demais, e que uma simples tosse pode virar uma “bola de neve” muito maior do que esperamos.

Comentários