Como fazer o filhote de shih tzu parar de morder?

Vamos considerar neste artigo os motivos pelo qual os shih tzu filhotes gostam tanto de morder coisas nos primeiros meses de vida. Sabemos que quando os shih tzu são filhotes eles tem a capacidade de derreter o coração de qualquer pessoa. São fofos, brincalhões, companheiros, fiéis mais Mordem! Essa é uma mania bem comum entre cachorro filhotes e, a princípio, você dá risada e permite a brincadeira. Mas, seus dentinhos afiados uma hora começam a machucar e o hábito se torna incômodo. E é assim que os tutores passam a se questionar: como fazer meu shih tzu parar de morder?


Geralmente quando eles são filhotes costumam interagir com sua mãe e seus irmão dessa forma com a boca e a brincadeira de morder é algo comum entre eles. Os cachorros tem menos sensibilidade para dor que os humanos, então quando os filhotes chegam em nossas casas, essas brincadeiras não são desejadas por nós. Um erro muito comum é que os tutores acham fofo e incentivam essas mordidas quando o shih tzu é filhote, mas o cachorro cresce com esse hábito e quando fica um pouco maior, o tutor se incomoda porque agora as mordidas machucam. Mas o shih tzu nunca aprendeu que não podia morder, pelo contrário, foi incentivado!


Você precisa ser consistente nos ensinamentos pro seu shih tzu , não adianta um dia você achar algo legal e depois você ficar bravo pelo mesmo comportamento que antes você achava fofo, até porque nem eles vão entender o que você quer. Mais para que possamos resolver esse problema com as mordidas, precisamos entender primeiro a necessidade que eles tem de morder coisas quando são filhotes.


Porque os shih tzu tem necessidade de morder?





Quando um bebê está com os dentes nascendo é comum morder tudo que vê pela frente. Isso acontece porque o surgimento da dentição incomoda e provoca dor, então morder é uma forma de aliviar. Com os filhotes de shih tzu é a mesma coisa. A diferença é que os cachorros já conseguem andar nessa época, tendo mais locais para morder. 

Apesar do nascimento dos dentes ser a causa principal, existem outros motivos que levam os filhote a morder e um deles é o tedio. Shih Tzu  que gastam energia, não têm com o que brincar ao longo do dia e vivem entediados acham divertido morder. Destroçar algo com a boca é uma forma de ser distraírem. 

A ansiedade também está entre as razões para o hábito nascer. Um cachorro que passa muito tempo sozinho em casa pode desenvolver transtornos de ansiedade e morder é uma forma de canalizar isso. Além disso, de quebra já chama a atenção do dono. Dar mordidinhas na mão é um jeito eficaz de atrair o tutor e forçá-lo a brincar.

Por último, pode ser uma forma de explorar o entorno. Pense que o filhote acabou de chegar ao mundo e tudo ao seu redor é novo. Diferente de nós, eles não podem apalpar, tocar ou agarrar com as mãos, então fazem isso com a boca. Essa é a única maneira que os shih tzu têm para conhecer o exterior. 


Como fazer seu shih tzu parar de morder?


Acredite, é muito mais fácil do que você  imagina só precisa ser consistente. Ou seja, se não pode morder, não pode morder nunca. Não adianta nada se às vezes você deixar e outras vezes não. Seu shih tzu vai ficar confuso, perdido e não vai aprender nada.  Confira agora 6 dicas muito importante que vai ajudar você. 



1. Direcione sua atenção para outra coisa

Para muitos filhotes de shih tzu, morder é uma forma de chamar atenção. Por isso vão atrás das mãos e dos pés para te provocar e induzir a brincadeira. Quando isso acontecer, tente direcionar sua atenção para outros tipos de diversão. Jogue uma bolinha, ofereça um brinquedo, vá até o quintal, etc. O importante é oferecer algo tão legal quanto à mordida. O ideal é você chamá-lo para brincar antes que ele te procure, assim você evita ser mordido e vai cortando a mania. Com o tempo ele irá se esquecer dessa brincadeira dolorida.


2. Ignore como forma de punição

Ignorar é sempre a melhor forma de punição, pois o shih tzu filhote entenderá que a mordida não tem efeito. Gritar, dar bronca e olhar feito nunca funciona. Na verdade, na maioria das vezes gera o efeito contrário, pois você está reagindo à ação dele. Então, quando as mordidas começarem, desvie o olhar, não fale com ele e se puder nem reaja. Se ele insistir, se levante e vá fazer outra coisa. Fique uns dez minutos o ignorando e só dê atenção depois. Repita esse processo toda vez que ele começar a morder.


3. Compre mordedores adequados

Para aliviar a vontade de morder, compre brinquedos feitos para isso. Ossos, cordas e até bonecos são exemplos de mordedores para cães. É importante deixar a peça a vista e oferecer toda vez que resolver brincar. Se o shih tzu não gostar muito do brinquedo, compre outro até que se apegue. Outra opção é oferecer alimentos crocantes para matar a vontade. Em pet shops vendem petiscos com essa função, mas há também alternativas mais saudáveis. Cenoura, maçã, pepino japonês, coco verde, abobrinha, pera e ossinhos são ótimos alimentos para que ele se mantenha saudável e entretido.


4. Aumente a carga de exercícios

Como alguns shih tzu mordem por causa de ansiedade ou tédio, aumentar a carga de exercícios costuma resolver o problema. Então, leve-o para passear todos os dias e brinque regularmente para gastar a energia acumulada. Ao final do dia, ele só pensará em descansar e não em morder. 


5. Não provoque mordidas a toa

Às vezes, durante uma brincadeira, irritamos o cachorro até ele ficar bravo, grunhir e tentar morder. Apesar de ser divertido, essa atitude só irá aumentar a vontade de atacar você ou outros objetos. Evite esse tipo de coisa, principalmente durante o adestramento.


6. Não faça da mordida uma chantagem

Os shih tzu são muito espertos, por isso, quando querem algo e não damos, eles mordiscam a pele para conseguirem o que desejam. Se você ceder à chantagem, ele vai aprender que deve agir dessa forma para conseguir as coisas.  Para evitar isso, espere seu shih tzu se acalmar, parar de mordiscar e, após alguns minutos, dê o que ele deseja. Com o tempo irá entender que sua forma de chantagem não funciona e deixará esse costume de lado.



Conclusão:  Nós amamos muito nossos cães e queremos dar a eles uma boa vida, mais com a devida educação, e para que isso funcione você deve ser consistentes nos ensinamentos. Não adianta você achar legal e fofo as mordidinhas e logo depois ficar bravo pelo mesmo comportamento. Isso só deixará o cachorro confuso e o adestramento não funcionará. Fazer o filhote parar de morder não tão fácil, mas com persistência, calma e paciência é possível que seu shih tzu consiga deixar essa mania de querer morder tudo.



Comentários