Veja a importância do passeio para seu Shih Tzu

 Saiba qual a importância e como os benefícios de passear com shih tzu regularmente podem impactar na saúde e no bem estar animal.


Hoje viemos falar sobre um assunto que amamos de paixão: passear!  


Já parou para pensar qual a importância que tem os passeios frequentes? 


Bom, da mesma forma que para nós, seres humanos, o passeio tem grande importância para a saúde física e mental.

Partindo do princípio de que os shih tzu enxergam o mundo também pelo olfato, sair às ruas significa ter acesso a uma infinidade de cheiros e explorar novos ambiente irá exercitá-lo não apenas fisicamente, mas mentalmente também!  


Então, vamos nos imaginar confinados dentro de um mesmo ambiente, convivendo sempre com as mesmas pessoas, sem muita interação com o mundo afora. Além de não ser nada saudável, é desesperador, não? Pois bem, para os cães é essa mesma sensação: entediante.


Por mais que ele tenha um bom espaço, um quintal enorme para explorar, correr e brincar. Não deixa de ser o mesmo ambiente, as mesmas condições, a mesma rotina.  





Pensando nisso, selecionamos abaixo os 3 motivos para passear com o seu shih tzu e os benefícios que essa prática trará não só para a vida do seu shih tzu, mas para a sua também!


1°  ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL FÍSICO


O enriquecimento ambiental físico vai muito além da necessidade básica dos cães no gasto de energia física.


Passear com seu shih tzu proporcionará que ele explore um novo ambiente e encontre novos desafios. Além de ser primordial para a saúde e o bem estar dele conhecer ambientes diferentes.


Tanto é que o conceito de Enriquecimento Ambiental surgiu exatamente sobre um trabalho realizado por biólogos no qual o estudo em animais silvestres em cativeiro apontava o comprometimento no comportamento e no bem-estar desses animais.


A partir disso, é notório a importância de passear regularmente com eles, permitindo que ele conheça novos ambientes. 


2°  SOCIALIZAÇÃO CANINA


Não há melhor forma de promover a socialização canina com passeios em ambientes que proporcionam experiências positivas de interação social.


Por isso, é importante manter regularmente os passeios à parques, eventos ‘’petfriendly’’ no qual possibilita que o shih tzu tenha contato com outros cães, com pessoas diferentes do seu convívio e inclusive, de animais de outra espécie.


Principalmente para cães que costumam ficar muito tempo sozinhos em casa, a necessidade e a demanda pelo contato social, é ainda maior.


Pois há inúmeros casos no qual a falta de estímulos sociais acaba comprometendo na sociabilidade canina de um modo geral, o deixando desconfortável em situações onde há outros animais e pessoas diferentes no mesmo ambiente.


Nesse caso, o ideal é começar aos poucos, mas nunca deixando de lado a importância da interação social.


3° CONEXÃO ENTRE PET E TUTOR


Passear é um dos momentos mais importantes para o cachorro e com certeza, uma das atividades mais esperadas do dia.


Portanto, manter a frequência dos passeios é uma das melhores maneiras de estreitar ainda mais a relação e a conexão entre o shih tzu e tutor.


Aumenta a proximidade, o elo do relacionamento e também a confiança além de fazer com que ele goste ainda mais de você pelo bem estar que o passeio é capaz de promover.


Certamente é uma das ocasiões que eles mais sentem gratidão perante seus tutores. Sem contar que é uma das horas mais especiais, capaz de promover felicidade entre pets e tutores.


FIQUE ATENTO NOS SINAIS  (NECESSIDADE DE PASSEAR)


Se seu shih tzu é muito agitado, ansioso ou até têm comportamentos agressivos, é sinal de que ele precisa gastar mais energia para relaxar. O tédio e ansiedade são responsáveis pelo comportamento nervoso do seu shih tzu e os passeios regulares fazem com que ele gaste energia e fique mais calmo. Saiba como acalmar um shih tzu agitado.


 Seu shih tzu puxa a guia e não socializa com pessoas ou outros cães


Deixar seu shih tzu ter contato com outros cachorros, pessoas e ambientes nos passeios traz inúmeros benefícios, mas deve ser feito com calma e muito reforço positivo. Isso tudo fará com que ele fique menos medroso e aprenda a não puxar a guia e latir para outros cachorros.


Seu shih tzu passa o dia todo em casa e fica agitado a noite


A falta de estimulação mental e física por ficar o dia todo dentro de casa sem exercícios, faz com que seu shih tzu guarde toda a energia até você voltar do trabalho. Afinal, seu cachorro te que gastar toda a energia acumulada durante o dia!


Seu cachorro dorme muito, está gordo ou sempre doente


Exercitar seu shih tzu é uma das principais maneiras de mantê-lo saudável e no peso ideal. Quando estão em forma e passeiam regularmente, os shih tzu se sentem mais felizes, têm ainda mais vontade de se exercitar e seu sistema imune fica mais forte para lutar contra doenças.


Porém de as vezes seu cachorro vai querer correr sem a coleira, ppara isso você terá que acostumar ele a sair sem ela, que na prática vai ser bom pra seu cachorro se sentir livre. Mais essa liberdade tem que ser vigiada.  


Segue algumas dicas 


Quase tudo na vida é treino!   Num trabalho Novo, por exemplo, é preciso aprender e treinar para ser considerado um profissional competente.  É também assim no esporte, na música, no Teatro. Não é diferente com os shih tzu. 


Para que seu shih tzu aprenda comando e acostume-se com novos hábitos, é necessário muito treino e paciência do dono. Acostumá-lo sem coleira também é um exercício de aprendizado diário de dono e shih tzu!  Veja nossas Dicas Para começar a passear com seu shih tzu sem a coleira.



Dicas para treinar o seu shih tzu a passear sem a coleira 


1. O primeiro passo é simples: leve-o para rua, no início de coleira mesmo, para que se acostume os estímulos externos: carros, crianças, outros cachorros, enfim, o movimento todo de uma cidade.


2. Também fundamental é a relação de confiança e a hierarquia. O shih tzu precisa entender que seu dono é o líder e está no comando. Caso contrário, seguirá o caminho que bem entender e não obedecerá às ordens!  Para isso, mais uma vez a palavrinha mágica é treino. É uma prática diária de convivência, o que permite que um conheça bem o outro e a relação fique sólida e segura.


3. Nessa fase Inicial,  em que o cachorro ainda está com a coleira, é importante não puxá-lo para um lado ou outro. Dessa forma, ele entende que quando caminha ao lado do dono a coleira fica frouxa e não aperta como acontece quando ele fica distante. 


4. O uso de petiscos também pode fazer parte desse período. Os petiscos, elogios ou brinquedinhos favorito funcionam como estímulo para que ele perceba os benefícios de caminhar ao se lado.


5. Durante a caminhada,  Não é indicado segurar seu animal quando outro cachorro estiver por perto.

Isso dá a dimensão de um grande acontecimento e pode gerar expectativa e preocupação! O correto é continuar a caminhada e, dessa forma, mostrar que passar por outro animal é normal, faz parte do dia a dia.


6. Como é difícil saber o momento ideal para deixar o seu shih tzu sem coleira, é aconselhável fazer testes para ver se o tão esperado chegou.  Sem mudar o ritmo da caminhada, solte a guia e deixe que ela seja arrastada!  Caso ele tente escapar correndo, pegue rapidamente a guia e chame o seu shih tzu pelo nome de um jeito "FIRME" isso fará  com que ele aprenda que é mesmo importante ficar ao seu lado.



7. Além de tudo isso, é fundamental escolher lugares em que seu o shih tzu sem coleira é aceito. 



Liderança 


Parece óbvio,  Mas é preciso sempre reforçar:  é você que leva o seu shih szu para passear e não o contrário. 


Além de todos os benefícios já listados, é ótimo para mander a forma e aumentar o círculo social.  Amizades, namoros e até  casamentos já surgiram tendo o shih tzu como uma espécie de "Relação Pública". Então,  escolha os lugares ideais e bom passeio!

Comentários