Por que os cachorros gostam de tomar banho de sol? Confira

 Assim como os humanos, os animais costuma ficar no tomar banho de sol. Mais a questão não envolve só vontade do shih tzu, esse comportamento melhora alguns aspectos da saúde do animal - Se você tem um shih tzu em casa, talvez já tenha se perguntado por que o seu shih tzu gosta de ficar no sol. O comportamento é de fato bem comum e pode ter causas diferenciadas. 

Mas não pense que ele faz isso por obrigação: os cães também sentem certo prazer em tomar um banho de sol. Justamente por isso, o hábito de buscar as frestas de sol pela manhã faz parte do instinto natural do seu cãozinho. Ainda assim, é comum que alguns tutores tenham dúvidas sobre a importância do sol para os animais. Esse comportamento é saudável? O cachorro pode tomar sol em qualquer hora do dia? O hábito requer algum cuidado especial?

Embora estações como a primavera e verão tenham temperaturas elevadas, os shih tzu adoram ficar no sol mesmo assim. 

Acha isso curioso? E de fato é. Portanto, saiba um pouco mais sobre essa questão super interessante e necessária para a saúde do seu animal de estimação.


Por que o meu shih tzu gosta de ficar no sol


Quando o assunto somos nós, não é todo mundo que gosta de tomar sol na praia, acomodado numa espreguiçadeira. Mas é difícil encontrar quem não goste daqueles raios de sol suaves que surgem pela manhã, especialmente nos dias frios. 





No caso dos cachorros, acredita-se que eles também gostem de sentir o corpo levemente aquecido pelo sol durante o cochilo. No entanto, cientistas especulam que existem diversos outros bons motivos por que o cachorro gosta de ficar no sol.


1. Absorção de vitamina D


Assim como acontece com seres humanos, o organismo dos cachorros sintetiza vitamina D a partir da luz solar. Uma das vitaminas lipossolúveis, ela é armazenada no tecido adiposo e é fundamental para a absorção de cálcio e de fósforo. Por isso, é importante para evitar problemas ósseos, como a osteoporose canina.


2. Alívio de dores musculares e articulares


Quem sofre de reumatismo sabe que as dores costumam piorar nos dias frios. Isso ocorre porque, com a queda das temperaturas, os músculos ficam mais contraídos, sobrecarregando as articulações. 

Além disso, o líquido sinovial presente nessas estruturas se torna mais viscoso com o frio, o que aumenta a rigidez do local. Ah! E se seu amigo já quebrou alguma das patinhas, aí é que a dor pode ser ainda maior! Nesses casos, você pode encontrar seu shih tzu no calor do sol para aliviar isso.


3. Proteção parcial contra ácaros


Como conselho para quem tem rinite, diz a sabedoria popular que faz bem sacudir os lençóis e deixá-los um pouco no sol para afastar os ácaros. De fato, ácaros e outros parasitas, como pulgas e algumas bactérias, não gostam de receber a luz direta do sol.

Por isso, um bom motivo por que os shih tzu gostam de ficar no sol é a prevenção de doenças, como a sarna. Mas só parcialmente! Para manter seu amigo realmente protegido, consulte um veterinário para dicas mais específicas.

Outro tratamento fundamental é o uso regular de medicamentos antiparasitários. Além disso, é importante manter cuidados de higiene, como banhos e limpeza regular dos ambientes em que o cachorro vive. 


4. Liberação de serotonina e regulação do sono


Alguns estudos sugerem que tomar sol alguns minutos por dia ajuda na liberação de serotonina. Neurotransmissor sintetizado no Sistema Nervoso Central, ela ajuda na sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e a depressão.

Outra substância associada aos banhos de sol, a melatonina é um hormônio derivado da serotonina que ajuda a regular o sono. Sendo assim, por se sentirem bem, essa se torna uma das razões do por que os cães gostam de ficar no sol.


Tomar sol é bom, mas é preciso seguir alguns cuidados!


Os banhos de sol caninos podem trazer diversos benefícios para os cães. Contudo, em excesso e em horários inapropriados, eles aumentam o risco de câncer de pele e de queimaduras. A seguir, veja alguns cuidados essenciais que garantem a segurança do cachorro no sol:


● Não deixe o pet ficar sob o sol nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h.


● Use filtro solar nas áreas de menor densidade capilar, como região dos olhos, orelhas, focinho, barriga e risca da coluna.


● Controle a duração dos banhos de sol. Banhos muito longos em dias muito quentes aumentam o risco de hipertermia. Tome cuidado principalmente com o cachorro no verão.


O sol de alguns horários é perigoso e para cães de pelagem branca e os albinos ainda mais perigoso. Mas os cachorros não sabem disso, portanto é necessário tomar alguns cuidados. 


Se seu Shih tzu é branco ou albino o ideal é mantê-lo dentro de casa o resto dia, protegido do sol, e pode leva-lo para passear a noite de novo para gastar mais energia e evitar o sol. Lembre-se que o sol pode causar feridas e até câncer de pele, por isso o protetor e a redução da exposição ao sol são essenciais.

Outro cuidado muito importante é hidratar bastante seu shih tzu, afinal a grande exposição ao sol também pode causar insolação. Fique atento a esses cuidados e sempre se preocupe em levar seu cão ao veterinário para averiguar se está tudo certo.



Queremos saber sua experiência com banhos de sol do seu pet! Deixe sua experiência nos comentários.



Comentários