Confira as dicas para conseguir dar remédio ao seu shih tzu

 Muitos tutores de cachorros dizem: Meu veterinário prescreveu um um medicamento e comprei o remédio, mas o “abre a boca, Totó” se mostrou uma tarefa quase impossível de ser realizada.

Calma, isso tem cura. Aliás, é prevendo possíveis patologias no futuro que se aconselha os donos a acostumar seu shih tzu desde filhote a ter a boca manipulada. Faça seu mascote brincar com seu dedo e permaneça alguns segundos tocando em sua gengiva e nas mucosas para evitar o sufoco na hora de administrar medicação via oral.


Esse é um momento tenso até mesmo para o cachorro mais obediente. Você fica sabendo como está a obediência do shih tzu, assim como a confiança que ele deposita nos gestos de seu dono. Se ele obedecer, já e meio caminho para o sucesso do tratamento. Contudo, existem animais que, ao perceberem que terão a boca manipulada ou que, dentro dela, será depositado um comprimido, pulam, saltam, fogem e até mordem, comportamento que obriga a levá-los de volta ao consultório veterinário para que profissionais possam resolver o problema.


O manuseio da boca do pet desde cedo facilita o processo





Talvez você já tenha reparado que enquanto alguns shih tzu permitem que seus tutores abram sua boca, outros reagem de maneira pior a essa tentativa. Em geral, isso ocorre porque, voluntária ou involuntariamente, alguns tutores de shih tzu acabam acostumando o cachorro a ter a área manuseada. Isso facilita situações importantes, como dar comprimido ao cachorro sem grandes preocupações.


É o que acontece quando o tutor escova os dentes do shih tzu desde que ele é filhote. Ou quando abre a boca do cachorro com certa frequência para ver se não há nenhuma alteração.


Desde que sejam feitas com jeito e muito carinho, essas atitudes ajudam o pet a entender que não tem problema deixar que o tutor mexa na boca dele. Além disso, facilita muito na hora de administrar medicamentos, como o comprimido para cachorros.


Portanto, se o seu shih tzu ainda é filhote, comece a acostumá-lo a esse manuseio desde já. Assim, você estará bem preparado se por acaso ele ficar doente.


Confira  5 Dicas Abaixo Sobre Como Dar Remédios Para seu shih tzu


1° Hora da comida!


Uma técnica bem comum, é dar o comprimidos para os cachorros junto da comida método clássico para fazê-lo comer sem perceber o gosto, aqui vão algumas dicas de alimentos para poder esconder os medicamentos:


🡪MISTURE NA RAÇÃO: Corte em pequenos pedaços ou até mesmo triturar o remédio, funciona muito bem, mas não deixe o remédio á vista!


🡪SACHÊ: Esconda o medicamento no meio do alimento pastoso ou úmido, mas use apenas sachê para cachorros, nada de utilizar o que você come em casa!


Caso não queira comprar o sachê, você mesmo pode fazer de outra forma em casa, umedecendo um pouco a ração com água quente, logo os grãos se transformarão em um ‘’bolo’’, e ai pode colocar o medicamento sem o seu amiguinho perceber o gosto e o conteúdo.


2° Cortar ou amassar o comprimido


Muitas pessoas tem a dúvida se pode ou não cortar/amassar os comprimidos, e a resposta é que, no geral sim!


Caso surjam mais dúvidas, leia a bula do medicamento ou consulte um veterinário para informá-lo melhor sobre o tipo de medicamento que seu cão está tomando.


Se não houver restrições, pode amassá-lo e cortá-lo SIM, irá facilitar a sua vida e a do cachorro.


3° Camufle o remédio em algum tipo de alimento


Adicione os pedacinhos do medicamento no alimento preferido do seu cachorro, esse método é ótimo para poder enganar, podendo mascarar o cheiro e o gosto do medicamento.


Esse método é bem funcional para os cachorros que comem rapidamente, sem cheirar antes o alimento. Pode ser um pedacinho de carne, algum tipo de fruta, legume ou até mesmo em algum tipo de petisco.


A banana e o mamão são os mais fáceis de colocar o medicamento dentro, antes, consulte quais tipo de frutas seu shih tzu pode comer, para que não tenham riscos!


4° Oferecer o comprimido


Pode parecer uma ideia um pouco louca, mas as vezes oferecer o comprimido ao seu shih tzu, pode ser mais tranquilo do que pensa.


Muitas vezes os animais preferem cheirar antes ou até mesmo pensarem que é algum tipo de petisco e comer imediatamente.


Entretanto, é possível dizer, que a maioria irá recusar. Caso não funcione, terá de recorrer a outro método!


5° Mas e se o remédio for líquido?


A maneira mais fácil e prática, é utilizar uma seringa para oferecer o medicamento, e inseri-la o máximo possível pela lateral da boca do shih tzu, entre os dentes e a gengiva, pois o shih tzu tentará fechar a boca a todo custo.


Tome cuidado para não machucá-lo, tenha calma! Seu cachorro pode ficar nervoso também, assim cuspindo o medicamento ou até mesmo engasgando. 


Porem seu shih tzu for super esperto que não vai ser enganado facilmente, então terá que fazer do jeito mais difícil.

– Segure o comprimido na ponta dos dedos de uma das mãos e use esta mesma mão para segurar a mandíbula. Com a outra mão, segure o maxilar e levante a cabeça do seu shih tzu apontando o focinho pro teto.

– Abra a boca do seu shih tzu e coloque a mão com o comprimido lá dentro o mais próximo possível da garganta. Retire rapidamente a mão da boca enquanto fecha a boca dele. Continue usando uma das mãos para manter a boca dele fechada enquanto segura o focinho ainda apontado pro teto.

– Quando perceber que ele engoliu o comprimido, pode dar um petisco. Isso vai fazer com que a ingestão do comprimido seja garantida e a experiência de tomar remédio não seja tão traumática. Não esqueça de observar seu cão por alguns minutos para ter certeza de que ele não escondeu o comprimido na boca.

Alguns shih tzu cospem o medicamento em minutos, fique atento!


Nestes casos deverá ser consultado um médico veterinário, para saber como agir.


Comentários