Como fazer seu cachorro se acostumar com outros cães

 Brigas entre cachorros é algo extremamente em comum quando temos mais de um cães em casa. Ainda assim, é muito positivo ter mais de um cachorro pois além de um fazer companhia pro outro, eles brincam entre si, falam a mesma língua e ficam mais equilibrados.

 

Muitas coisas desencadeiam a briga entre como disputa por recursos (território, comida, brinquedo, atenção) ou motivos reprodutivos (briga entre machos ou fêmeas no cio, por exemplo).

 

Existem algumas maneiras de você apresentar dois cachorros para que eles se tornem amigos com mais facilidades, sem estresse e com muita harmonia.

 

Tudo começa no primeiro segundo que os cachorros vão se encontrar! Não leve o novo cachorro pra sua casa esperando que seu antigo cão se acostume na mesma hora. Essa apresentação deve ser feita em um ambiente NEUTRO para que eles se conheçam e só depois eles vão pra casa.


Adaptação com outros cachorros 





Se você já tem um cachorro ou outro animal em casa e deseja aumentar a família pet, antes de tudo é muito importante observar o temperamento do seu pet. Se ele realizou uma boa sociabilização quando era filhote ou até mesmo depois de adulto, provavelmente ele não terá grandes problemas em receber e conviver com outro cachorros em casa, seja de qualquer raça. Entretanto, se ele é muito territorialista, dominante, medroso ou agressivo, é preciso ficar atento para evitar problemas.


Prepare sua casa para receber o novo filhote e planeje sua chegada


As improvisações e a falta de planejamento costumam ser as piores inimigas no processo de cachorros com outros cachorros. Antes da chegada do filhote ao seu novo lar, você precisará preparar sua casa para recebê-lo com o conforto e a segurança que ele merece nesse momento tão importante da sua vida. Também é fundamental que o ambiente esteja pensado para estimular a integração dos cães, mas sem forçá-los a compartilhar momentos e objetos contra a sua vontade.


Nesse sentido, é essencial que cada cão conte com seus próprios acessórios, o que inclui potes de comida e bebida, cama, brinquedos, etc. Além disso, inicialmente as zonas de descanso e brincadeiras dos dois cachorros não devem estar tão próximas, para evitar conflitos pelo território.


Fazendo a apresentação


Uma das formas mais tranquilas de se fazer a apresentação de dois cachorros é em ambiente tranquilo. Usando coleira e guia, leve seu atual cãozinho para passear e, durante o passeio, peça para alguém de quem seu pet já gosta para trazer o novo bichinho (também na coleira e na guia). Continue o passeio normalmente, com todos os animais juntos, mas deixe o cachorro emais antigo andar um pouco a frente do novato. Quando todos já tiverem gastando bastante energia e se sentirem tranquilos na presença um do outro, é hora de deixar os cachorros se cheirarem e interagirem. Dê bastante atenção para o seu animal mais antigo, assim ele não se sentirá ameaçado de perder seu espaço na casa.


Caso você esteja trazendo para sua casa um filhote que ainda não pode ir para a rua, a apresentação deverá ser feita dentro de casa. Escolha um momento no qual seu cachorro mais velhos estejam bem tranquilos para começar a fazer a apresentação. Traga seu novo pet – usando coleira e guia – para dentro de casa e observe por um tempo como todos irão reagir. Se você estiver confiante de que não haverá problemas, solte o novato da guia, mas mantenha a supervisão constante.


Muito provavelmente os cachorros irão se cheirar bastante, talvez até se estranharem um pouco. Fique atento, mas tente não demonstrar tanta preocupação e medo, pois essa é a forma que os cães encontram para mostrarem um ao outro a hierarquia da matilha. Só interfira nessa interação se os cachorros estiverem realmente se tornando muito agressivos e começarem a se machucar. Caso isso aconteça, coloque os cachorros  na guia e espere-os até que todos se acalmarem. Separar os cães  com uma cerca ou portão pode ajudar, mas é importante que eles possam se ver e se cheirar para irem se acostumando um com o outro. Evite deixar os bichinhos isolados completamente um do outro por muito tempo, pois isso poderá tornar a adaptação muito mais difícil.


Se o tempo for passando e a convivência entre os animais não melhorar, as brigas começarem a se tornar constantes e perigosas, você pode buscar ajuda de um adestrador de cães para ajudar você a resolver essa questão.


Comentários