Tosa higiênica em shih tzu: cuidados e passo a passo

 A tosa higiênica é tida como um dos cuidados mais importantes para a saúde e a higiene de cachorros e, quem é responsável por cachorros da raça shih tzu, deve ter sempre anotado na agenda esse compromisso mensal. Embora muitos tutores acreditem que levar seus cachorros para a tosa com frequência seja uma ação de proprietários que buscam apenas deixar seus amiguinhos bonitos e com o “penteado” em dia, essa preocupação traz muito mais benefícios além do estético, ajudando a manter os cachorros livres do acúmulo de sujeira e até de acidentes.


Para algumas raças específicas, como a shih tzu, a tosa higiênica é um compromisso inadiável, já que, com uma quantidade gigantesca de pelos em seus corpos, os cachorros de tais raças podem se deparar com diversas situações desagradáveis em função da falta de corte na pelagem.

Com o aumento dos lares com shih tzu o crescimento dos estabelecimentos dedicados aos cuidados com cachorros dos últimos tempos, hoje é possível encontrar ofertas variadas de estabelecimentos que realizam serviços de tosa por toda parte. Os proprietários de shih tzu e os próprios cachorrinhos que saem na vantagem, podendo tanto garantir a higiene de ambos como também a beleza dos cachorros.


A importância da tosa higienica 




 

Como já foi explicado anteriormente, a tosa higiênica pode ser considerada uma necessidade na vida dos shih tzu, e não um luxo, como é pensado por alguns. Ajudando a manter a saúde do cachorro por meio da prevenção do acúmulo de sujeiras em seus pelos, esse serviço é indicado a todo tipo de cachorro com pelos longos e principalmente os shih tzu, sendo que, quanto maior for o comprimento da pelagem de seu cachorro, maior deve ser a frequência das tosas. Nesse tipo de processo, há algumas áreas determinadas para que a remoção de pelos seja concentrada, incluindo, principalmente, as regiões da sola das patas, da barriga, da área íntima e do ânus. Cada uma dessas áreas destaca motivos específicos e quase óbvios para necessitar de cuidado mas, todos eles, tem uma razão em comum: a higiene.


Na área das almofadinhas da sola das patas dos shih tzu (chamada de coxim e também conhecida por almofadas plantares), a razão principal para a retirada de pelos é evitar que o cachorro escorregue na própria pelagem, que cresce bastante na região e dificulta a movimentação do animal sem acidentes. 

Na regão da barriga (onde, por serem mais finos, os pelos tem maior chance de se embaraçar) a razão para a importância da tosa é a mesma que nas áreas íntimas: impedir o acúmulo de sujeira. Por serem regiões diretamente ligadas às àreas de evacuação dos cachorros em geral, é possivel que restos de urina ou fezes fiquem agarrados à pelagem do shih tzu depois de fazerem suas necessidades, e este é um ambiente perfeito para a proliferação da bactérias e parasitas que podem trazer doenças de diversos tipos e níveis de gravidade ao cachorro.

Em boa parte dos pet shops que contam com este tipo de serviço a depilação na área das orelhas do cachorro também é incluida no pacote de tosa higiênica, assim como o corte e o lixamento de suas unhas, a limpeza da área dos olhos e o arredondamento de patas. Detalhes específicos também entram nos serviços de acordo com a raça do cachorro.

Apesar da grande variedade de opções, nem todas as pessoas requisitam todo o conjunto de higiene que inclui esse serviço completo, já que muitos proprietários acreditam que a remoção de muitos pelos também pode trazer problemas para seus cachorrinhos. Entre os temores destes donos, o principal é o de deixar desprotegida a pele do shih tzu, facilitando infecções e até mesmo queimaduras (principalmente na área da barriga) quando em contato com o chão quente.


Cuidados ao realizar a tosa higiênica


Para fazer a tosa higiênica é necessário alguns cuidados. Primeiramente todo o material utilizado na tosa deve ser esterilizado e os profissionais devem ser capacitados e qualificados, pois essa tosa também é realizada em partes sensíveis do pet como a barriga e qualquer descuido pode machucar seu  shih-tzu.

Outro cuidado ao realizar a tosa higiênica é para não tirar totalmente os pelos das regiões, como por exemplo, a barriga.


No verão os cachorros se expõe ao sol o que pode acarretar em queimaduras. Na tosa higiênica o profissional vai reparar se está tudo certo com os ouvidos do shih-tzu, reparar na qualidade do pelo e da pele e qualquer desconfiança ele poderá recomendar uma visita ao veterinário.


Fazer a tosa higiênica como nas regiões como a peri-anal é de extrema importância para melhorar a higiene do animal.



Características importantes da tosa higiênica para os shih tzu


● Facilitar manutenção da higiene diária;

● No tratamento de Dermatites e outras afecções como parasitas;

● Auxilia no bem estar e saúde;

● Evitar o acúmulo de secreção e umidade;

● Preparação dos cuidados pré e pós-cirúrgicos;

● Facilita a amamentação;

● Problemas de controle das fezes e urina


A tosa higiênica é feita nas seguintes regiões: nas patas, região anal, partes íntimas e na barriga. Ela pode ser feita regularmente para manter em dia a higiene do shih-tzu. Ela é realizada com uma máquina de tosa ou até mesmo a tesoura.

 

Outros tipos de tosa para cachorros 

 

Conforme citado anteriormente, a tosa higiênica não é o único tipo de tosa que pode ser encontrado no mercado, e variações desse serviço podem ajudar bastante a manter seu shih tzu limpo e bonito, facilitando, ainda, a vida de seus donos, que tiram vantagem de outras praticidades com as visitas ao pet shop.

Entre as tosas da categoria de Grooming – que é a mais frequente entre os cachorros pequenos domésticos e na tradução significa algo como “enfeite” – as opções se resumem a Tosa Bebê, e Tosa com Tesoura. Para os que não tem muito tempo para gastar com a escovação e os cuidados que requerem uma pelagem longa, a Tosa Bebê é extremamente indicada, já que deixa seu cachorro com pelos de, no máximo, dois dedos de comprimento; evitando tanto que os fios se embolem quanto que acumulem resíduos de sujeira.

Tida como uma das mais conhecidas, a Tosa com Máquina também está entre as preferidas dos donos de shih tzu, garantindo uma pelagem bem aparada e de visual elegante, que ainda evita os problemas que podem ser causados por pelos longos demais.

Além destas, existe ainda o tipo mais clássico de todos, da Tosa com Tesoura, indicada para os shih tzu que tenham algum tipo de alergia às lâminas da máquina de tosagem ou que se estressem facilmente com o barulho que ela produz. Por ser mais demorada que as demais técnicas, esse tipo de tosa acaba não sendo o preferido por proprietários sem tempo, no entanto, seus resultados podem ser tão bons quanto os outros.

Esse tipo de corte também é indicado em partes da tosa higiênica, mais específicamente na remoção dos pelos da região anal, já que a área tem uma propensão maior a sofrer com alergias e é mais delicada.

Na tosa da categoria Trimming – que, apesar de na tradução significar “aparar”, é direcionada aos cachorros que participam de atividades regulares  – a diferença principal são os diversos detalhes adicionais que, além da tosa básica, incluem penteados, o molde dos pelos da cabeça de acordo com a raça e a “armação de botas” nos shih tzu, que consiste em dar volume à pelagem da pata dos animais com o uso de pós-especiais ou laquê.

Com as técnicas do trimming é possivel, ainda, disfarçar falhas nos pelos dos shih tzu e até mesmo realçar as nuances de suas marcações de cor, já que até maquiagens especiais para cachorros são usadas em alguns casos.


Porém caso você não tenha coragem para fazer a tosa higiênica sem seu shih tzu sozinho,  é aconselhável levar a um pet shop e deixar nas mãos de um profissional, Para não machucar seu cachorro.

Isso vale não apenas para a tosa higiênica, mais sim para qualquer tipo de tosa que você pretenda fazer em seu cachorro.   Sempre consulte um profissional e seu veterinário.


Comentários