Pele seca em shih tzu: Sinais e Tratamento

 Muitos tutores de cachorros e principalmente da raça shih tzu, se pergunta os motivos pelo quais geralmente se coçam tanto e acabam criando uma casca branca na pele. Assim como os humanos, os cachorros também podem ter pele seca. Isso inclui shih tzu, que podem coçar a pele com frequência quando ela está seca devido à irritação. 

Na maioria das vezes, a pele seca é um incômodo, mas não é um grande perigo para o seu shih tzu. Você só precisa saber como tratá-lo, para que seu shih tzu volte a se sentir confortável.


Sinais de pele seca





Existem vários sintomas que podem estar associados à pele seca. Alguns dos sintomas incluirão o seguinte.

Arranhões excessivos

Descamação excessiva da pele

Casaco Lackluster

Vermelhidão, inflamação e crostas

Os últimos sintomas podem apontar para algo mais sério, então você deve verificar com seu veterinário. Isso é particularmente verdadeiro se houver um odor incomum.

Agora que você viu os sinais, o primeiro passo é identificar a causa da pele seca. Isso o ajudará a determinar o tratamento correto.


Causas de pele seca do shih tzu


Existem vários fatores que podem fazer com que a pele de seu shih tzu fique seca. Alguns desses fatores incluem o seguinte.

Mudança de temperatura

Nutrição pobre

Muitos banhos

Alergias

Falta de vitaminas específicas 

A maioria deles são ambientais, como mudanças nos níveis de temperatura e umidade. O clima frio do inverno pode secar a pele de um shih tzu como a de um humano. Além disso, o sol quente também pode evaporar umidade suficiente para secar a pele também.

A nutrição deficiente pode privar seu shih tzu dos nutrientes necessários para ajudar a manter a elasticidade da pele. 

Além disso, tomar muitos banhos pode ressecar a pele também devido ao sabonete usado. É claro que reduzir o número de banhos também pode agradar ao seu shih tzu. E as alergias também podem desempenhar um papel na ressecamento da pele.


Condições Sérias do shih tzu


Em alguns casos, a pele seca pode ser o sinal de algo mais sério com seu shih tzu. Embora relativamente raro, pode ser que a pele seca seja uma indicação de uma ou mais das seguintes condições.

Parasitas

Doenças Endócrinas

Reações alérgicas graves da pele

Infecções e infestações

Câncer ou doenças genéticas

Se você não consegue identificar a origem da pele seca ou suspeita de algo mais sério, você deve agendar uma visita com seu veterinário.


Tratando Pele Seca do shih tzu


O tratamento mais comum para a pele seca é um hidratante. Pensando em ajudar os tutores a manter a pele de seus animais sempre saudável, trouxemos algumas dicas para hidratar a pele dos nossos cachorros peludos.


1 – Escove seu shih tzu regularmente


Além de ajudar a retirar os pelos soltos do shih tzu e evitar que o animal deixe seus fios pela casa toda, escovar os pelos do animal é uma das melhores maneiras de estimular os folículos da pele do cachorro para liberar óleos hidratantes. O ato também ajuda a desobstruir a superfície da pele.

A escovação é essencial para cachorros de pelos de todos os tamanhos, porém para os de pelo longo o ato é ainda mais necessário.


2 – Banhos


Banhos em excesso podem eliminar os óleos naturais da pele do shih tzu e deixá-la ainda mais seca. Já a falta de banhos pode causar caspa, que junto com o excesso de produção natural de óleo pode se transformar em uma capa dura e seca sobre a pele do cachorro.

O ideal é conversar com o veterinário do seu shih tzu para que ele possa indicar a quantidade certa de banhos e o melhor produto para higienizar o seu animal.


3 – Umidificador de ar


O clima seco é um dos grandes aliados para deixar a pele do animal seca. O uso de aquecedores e ar condicionado para melhorar os ambientes internos também ajudam a criar um ambiente seco, pois tiram a umidade do ar.

Utilizar um umidificador de ar dentro dos ambientes é uma ótima dica para trazer de volta a umidade e ajudar com a pele seca em animais e humanos e também da saúde respiratória.


4 – Produtos para pele


Já existem no mercado diversos produtos com propriedades hidratantes e calmante próprio para a pele dos cachorros e que podem ajudar a aliviar a secura. Alguns são naturais, outros mais suaves, em forma de condicionador e alguns até são medicamentos mesmo. Peça indicação para um médico veterinário e só utilize se o seu animal realmente precisar e somente o que for indicado por um profissional especializado.


Experiências:


Se você tem alguma experiência com seu cachorro com relação a pele seca ou até mesmo com os tipos de hidratação usada no seu shih tzu, fiquem a vontade para compartilharem nos comentários.  

Sua experiência pode ajudar outros tutores a cuidar melhor de seus cachorros. 



Comentários