Shih Tzu no cio: Sintomas e Cuidados

 Geralmente quem tem shih tzu em casa, principalmente fêmeas, precisa saber lidar com um período bastante complicado da vida do animal: o cio. 

Além de provocar acidentes em casa, devido ao sangramento, o shih tzu no cio muda seu comportamento, por isso, é necessário tomar alguns cuidados importantes.


O que é preciso saber sobre o período de cio?


Assim como ocorre nos humanos, o período fértil de uma cadelinha é iniciado durante a puberdade. Em cadelinhas, ele costuma ocorrer entre 6 e 12 meses de idade. É denominado “cio”. Consequentemente, diversas alterações hormonais também são vistas nesta transição. O marco fica evidente a partir da secreção sanguinolenta da catiorínea.


O tamanho da cachorra interfere no seu primeiro cio, mas, normalmente, a primeira ovulação já ocorre aos seis meses de idade, em raças menores, e aos quinze meses, em cães de maior porte.





Sua cadela shih tzu está lambendo muito a área genital e urinando com mais frequência? Isso é um grande sinal de que ela pode estar no cio.  Para comprovar, basta verificar se a vulva está inchada e, depois, seguir as dicas que separamos a seguir para ajudar você a descobrir como cuidar do shih tzu no cio!


Assim, podemos perceber que alguns dos sinais de mudança comportamental que ocorrem durante este período são:


● Irritabilidade

● Cansaço

● Desânimo

● Uivos

● Latidos em excesso

● Impaciência

● Ansiedade.


Sintomas físicos


Quando o assunto é como cuidar de uma cadelinha no cio, além das alterações comportamentais também é preciso atentar-se aos sintomas físicos. Estes se apresentam durante o proestro.


Fases do ciclo reprodutivo


Uma vez que já citei os sintomas comportamentais e físicos, não posso deixar de falar sobre as fases do ciclo. Peço que deem atenção a este tópico, pois compreendê-lo vai tornar muito mais fácil a situação de como cuidar de uma cadelinha no cio.


Existem 4 fases durante o período de cio de uma cadelinha. Elas são:


proestro: nesta primeira fase, minhas aumigas se tornam capazes de liberar de hormônios que atraem os doguinhos. No entanto, elas ainda não ficam totalmente preparadas para cruzar. Já existe o aparecimento dos sintomas físicos que listei acima.

Estro: durante o estro a cadelinha apresenta mais receptividade com os doguinhos. Os sintomas físicos, portanto, têm a possibilidade de desaparecer.

Diestro: este é o momento em que a cadelinha encontra-se apta para a fecundação. Os hormônios ficam responsáveis por fazer a manutenção da gestação. Contudo, vale lembrar que, cadelinhas não fecundadas também passam pelo diestro.

Anestro: em último, o anestro funciona como uma fase de transição entre o encerramento de um ciclo e o início de outro.


Acho importante destacar que tanto a chegada do primeiro ciclo, quanto a manutenção dos próximos varia de acordo com o porte da cadelinha, estado de saúde e nutrição.


Afinal, como cuidar de uma cadelinha no cio?


Bom, agora que já te passei todas as informações sobre como funciona o cio nas cadelinhas, vamos retornar ao ponto de partida: como cuidar de uma cadelinha no cio. Como deixei claro, as alterações de humor podem transformar completamente a vida das doguinhas neste período. Por essa razão, você papai ou mamãe, em primeiro lugar deve redobrar a paciência com a filhota, ok? Pense no quanto pode estar sendo difícil para ela e tente acalmá-la. No mais, cumpra os seguintes passos:


1. MANTENHA A CADELA LONGE DO PORTÃO


Quando uma cachorra está no cio, todos os cachorros machos percebem, devido ao próprio cheiro exalado por ela. Além do mais, ela urina com frequência e atrai os pretendentes.


Para evitar isso, é importante manter a cadela distante do portão, pelo menos, temporariamente. Afinal, você não vai querer vários cachorros na entrada da sua casa à espera dela, não é mesmo?


2. EVITE PASSEIOS


Ainda que você esteja sempre acostumada a passear com sua cachorra na rua, é recomendável evitar esse hábito no período do cio. 

Se você não quer uma gravidez indesejada, é melhor não provocar os cachorros que certamente ficarão rodeando-a, esperando um simples descuido seu.

Nessa fase, é natural que os animais fiquem mais agitados, então recomendamos evitar os passeios e disponibilizar brinquedos e brincadeiras que possam ajudá-la a gastar energia.


3. TENHA PACIÊNCIA


Para as cadelas shih tzu, não é fácil enfrentar o período do cio. Com a alteração hormonal, elas podem ficar mais carentes e agitadas, exigindo que seu tutor evite dar broncas exageradas que possam deixá-las angustiadas ou estressadas. Lembre-se de dar mais atenção ao animal, transmitindo-lhe mais segurança e afeto.


4. FAÇA A HIGIENIZAÇÃO CORRETA


Ter um shih tzu em casa que esteja no cio significa encontrar manchas de sangue pelo chão constantemente. 

No entanto, é possível contar com a ajuda de fraldas higiênicas, entre outros produtos específicos, para fazer a higiene na área íntima do animal. Tomar esses cuidados pode amenizar o problema e deixar seu pet mais confortável.


5. OPTE PELA CASTRAÇÃO


Optar pela castração antes do primeiro cio é uma decisão acertada, quando não há interesse em crias. Ademais, essa escolha pode trazer vários benefícios para o shih tzu, como aumentar sua longevidade e reduzir os riscos de doenças (como câncer de mama ou de útero), além de prevenir outras complicações naturais na velhice. 



Dúvidas de Tutores 


Quando eu posso cruzar a minha Shih Tzu?  


Sua shih tzu somente pode conceber uma gravidez (e só vai aceitar um macho montando nela) enquanto estiver no cio. A cadela só pode ficar grávida durante o cio e a época mais fértil é entre 10 e 15 dias depois do início do cio.


Posso cruzar minha Shih Tzu no primeiro cio?


Teoricamente, a Shih tzu é capaz de conceber uma gravidez no primeiro cio, então você precisa redobrar os cuidados. Não é recomendado cruzar a cadela com menos de 1 ano de idade, pois ela não estará totalmente madura fisicamente nem emocionalmente (ela ainda é um filhote!). Você deve esperar passar o primeiro cio ou deixar a cadela ter 1 ano de idade para considerar cruzá-la.


Minha Shih Tzu pode ser castrada durante o cio?


Se você decidiu castrar sua Shih Tzu e não quer que ela cruze, é importante que você não faça isso durante o cio ou perto do cio. Castrar durante o cio é mais arriscado do que em outra época, pois o útero e a vulva estarão inflamados e cheios de sangue, fazendo com que a castração seja mais difícil e arriscada. A não ser que tenha uma emergência e seja necessária a castração durante o cio, provavelmente o veterinário irá preferir esperar passar o cio pra castrá-la.


Como saber que o cio acabou?


Você vai notar que a sua shih tzu voltou ao seu comportamento normal, a vulva voltou para seu tamanho natural e sua cor original. Isso acontece entre 3 e 4 semanas depois do início do sangramento.


Minha Shih Tzu pode entra na menopausa?


Conforme sua shih tzu vai envelhecendo, ela continua sendo apta a procriar durante o cio até o fim da sua vida. A fertilidade dela irá diminuir, mas ela não vai entrar em menopausa, como acontece com os humanos.  As cadelas entram no cio até o fim de suas vidas. Se você fez questão de cruzar sua shih tzu, considere castrá-la após ter cruzado, pra evitar complicações futuras quando ela for idosa.


Para tanto, sempre procure um veterinário de confiança que ofereça métodos seguros para realizar o procedimento.




Comentários