Hidratação no pelo do shih tzu: Dicas infalíveis

Como hidratar o pelo do meu shih tzu? Alimente e escove seu shih tzu para um pelo adequado. Você pode comprar ou fazer produtos que irão hidratar o pelo de seu shih tzu em casa, e alguns podem ser feitos em casa com ingredientes que você já tem.  Essa hidratação também deve ser feita de dentro para fora, com alimentos nutritivos e suplementos para a pele e o pelo. Escovar o pelo regularmente também é uma obrigação para manter um pelo saudável.


Faça isso pelo menos uma vez por semana para ajudar a distribuir o óleo da pele através do pelo e mantê-lo brilhante e saudável.


Cuidados na hidratação


Se o seu cachorro está com os pelos danificados por fatores externos (não há nenhuma doença…), verifique a exposição ao sol, chuva, poluição, urina e saliva, além da frequência do uso de secadores, modeladores, pranchas e escovação. Sem notar esses detalhes, a necessidade de hidratação será constante, sem resolver o problema.

Nunca se esqueça: não utilize produtos destinados aos humanos em seu shih tzu. Os cachorros podem sofrer com alergias ou intoxicações.

Agora chegou o momento que você tanto queria: vamos para as dicas que definitivamente farão seu cachorro ter o pelo hidratado!





Produtos prontos para hidratar o pelo do Shih Tzu


Procure produtos prontos que hidratem o pelo do shih tzu. Eles vêm em sprays, espuma, xampus e condicionadores. Se o pelo for seco, compre um shampoo com ingredientes como glicerina e óleos. Use xampus para cães e nunca para humanos, pois eles são fabricados para remover o óleo e a sujeira e vão ressecar o pelo do shihtzu.

Condicione o pelo do shihtzu, depois de passar o creme condicionador. Use uma velha garrafa de xampu e dilua um pouco de condicionador com água. Depois, despeje o líquido no pelo e esfregue e enxágue abundantemente.


Produtos sem enxágue para Shih Tzu


Produtos hidratantes sem enxágue em spray e espuma servem para nutrir a pelagem e são fáceis de usar. A maioria deles também deixa o pelo brilhante, sedoso e livre de nós. Sempre escove o shihtzu ao usar estes produtos para distribui-los. Os sprays fornecem resultados imediatos e podem ser usados regularmente, geralmente sem acumular resíduos.

As espumas são mais grossas e devem ser espalhadas uniformemente na pele e depois o pelo deve ser escovado. Apesar de conter mais hidratante do que a maioria dos sprays, são mais difíceis de usar.


Soluções caseiras para hidratar o pelo do Shih Tzu


Faça seu próprio produto em casa utilizando ingredientes do dia-a-dia. Separe um ovo e bata a clara até ficarem nevadas. Adicione 1 colher de sopa de água na gema e bata até ficar cremosa e misture a clara e a gema. Molhe o pelo do shihtzu com água morna e aplique a mistura, esfregando. Enxague abundantemente.

Deixe o pelo de seu shihtzu mais brilhoso e afaste insetos com uma solução de meia xícara de vinagre misturada com um litro de água. Pulverize sobre a pele e escove através de. Use vinagre de maçã para um cheiro mais agradável.


HIDRATAÇÃO CASEIRA COM ENXÁGUE:(indicada por um veterinário)


• 1 abacate (depende do tamanho da pelagem do shih tzu)

• Mel.


Misture uma quantidade de abacate com mel(a depender do tamanho da pelagem do bebê) aplique no shihtzu e leve-o para tomar sol por uns 15 a 20 min, o ideal é fazer isso no horário entre 7 e 8 horas da manhã, depois dá o banho normalmente no peludinho!


HIDRATAÇÃO CASEIRA SEM ENXÁGUE:


● Silicone Creme( pode ser da marca dog clean, Nick, Perigot, Pet society, enfim alguma máscara de hidratação para shih tzu)

● Óleo Mineral;

● Óleo Gérmen de trigo;


Mistura-se 0.5 ml de óleo Mineral + 10 gotas de óleo gérmen de trigo + 10 ml de silicone creme e dilui em uma quantidade de água, pode ser meio litro ou 1 litro pra não ficar tão concentrada.


Coloca num borrifador a mistura e aplica na pelagem do shih tzu após o banho depois de tirar o excesso de água da pelagem, aplicar ainda com a pelagem úmida e secar normalmente!!


Evite banhos em excesso em seu Shih Tzu 


Sentir aquele cheirinho de cachorro recém-saído do banho é uma delícia, mas o uso frequente de shampoo e condicionador para cães pode ter efeito contrário ao desejado e retirar a proteção natural da pele. Em alguns casos pode até ocasionar dermatites. Como já citamos, usar produtos errados podem prejudicar a pele e pelos, causando a queda e ressecamento, por isso ler o rótulo com os ingredientes e a forma de utilização correta é essencial.


Escolha o princípio correto


Tal qual o segmento de beleza, os produtos para shih Tzu possuem princípios ativos, ingredientes e funções diversificadas, por isso não coloque no carrinho o primeiro produto que encontrar. Escolha o hidratante que possui o princípio mais adequado ao seu cão. Pode ser óleo de argan, queratina, multivitaminas… a lista é extensa! O objetivo é manter a pelagem saudável e bonita. Se você quiser auxílio na tosa ou modelar a pelagem, conte com sprays e máscaras texturizadas. Quantas opções!


Curioso para conhecer mais alguns benefícios da hidratação de pelos nos shih tzu? Veja só:


● Proporciona bem estar ao animal

● Elimina o ressecamento

● Fortifica o pelo

● Garante mais maciez e brilho

● Ajuda na proteção da pele


Tipos de hidratação para raça Shih Tzu 


A pelagem dos shih tzu pode ser hidratada de diversas formas. Com a hidratação de proteínas, a tendência é a diminuição na queda de pelos. Uma máscara restauradora deixa o pelo muito mais bonito. Para quem busca a redução do frizz, o óleo de argan é o mais indicado. Com a vinoterapia, que inclui um shampoo higienizador e uma máscara à base de uva, o pelo será revitalizado. Para potencializar a ação dos ingredientes, uma manta térmica pode ser utilizada, mas cuidado: após o uso, é preciso deixar o pelo esfriar para somente depois enxaguar retirando o produto e secar o animal.


Essa hidratação é para todos os cachorros? 


Sim! Sejam os cachorros de pelo curto ou longo como os shih tzu, como já informamos, SRD ou não, com pelagens de todas as cores. Aliás, os pelos escuros dos shih tzu ficar avermelhados quando expostos ao sol, pois queimam. Nos de pelo claro, a tonalidade fica com um aspecto amarelado, pelo acúmulo de sujeira. A hidratação garante o equilíbrio entre a limpeza e a proteção ao animal, gerando mais bem estar.


Alimentação do Shih Tzu


Um cachorro saudável tem uma pelagem saudável. Alimente o seu shih tzu uma ração nutritiva, à base de carne, sem subprodutos e com as proteínas adequadas. Adicione uma fonte de Omega 3 e Omega 6 à comida diariamente, como o óleo de salmão, óleo de linhaça ou óleo de peixe. Este suplemento também irá reduzir a descamação, coceira, e pele seca.


Comentários