Significado das lambidas do cachorro na gente

             A lambida de cachorro é sinal de carinho?


Em grande parte das vezes, é. Em uma matilha, o cachorro ou o lobo lambe os animais de que gosta. Atitudes como essa, antes reservadas apenas aos membros de sua própria espécie, passaram a ser aplicadas a seres humanos – em especial aos donos – quando os cães foram domesticados. Além de afeto, a lambidela pode ser uma demonstração de reverência.


Anúncios Patrocinados


 “Lambidas perto do queixo ou da boca estão relacionadas com submissão”, afirma Alexandre Rossi, zootecnista da Universidade de São Paulo e especialista em comportamento animal. “O filhote lambe o queixo da mãe para que ela regurgite comida”, diz. Os shih tzua adulto faz o mesmo com seu dono. O animal, no entanto, não espera que você cuspa alimento. O gesto é um sinal de que ele vê a pessoa como o Manda-Chuva do pedaço.


 Conheça agora 5 razões





1. Ansiedade

O cão com ansiedade pode expressar diversas reações no comportamento e na relação com os humanos. Um dos sinais de que o seu animal pode estar sofrendo com ansiedade é justamente as lambidas excessivas.


Anúncios Patrocinados


Desta forma, quando o cão lambe o seu tutor excessivamente, sem parar, pode ser que ele esteja com algum problema de ansiedade. A causa para ansiedade precisa ser investigada, por isso, é necessário fazer uma visita ao veterinário.


2. Identificação

Os cachorros são animais de matilha e enxergam os seus tutores como parte dessa matilha. Como o humano oferece alimento, carinho e atenção, eles podem usar as lambidas como uma forma de demonstrar identificação e agradecimento.


Pela lambida eles consegue reconhecer o humor, identificar o estado de saúde e ainda, descobrir por onde o humano esteve e até com quais pessoas ele andou antes de chegar em casa.


Geralmente essas lambidas são esporádicas e não interferem nas atividades do humano ou do animal. Dessa forma, não devem ser vistas com preocupação pelos tutores.


3. Demonstração de carinho

As lambidas também são uma forma de demonstrar carinho, neste caso, elas acontecem quando está havendo uma brincadeira ou interação entre o tutor e o cão. São lambidas rápidas e acompanhadas de outros movimentos e gestos carinhosos.


4. Necessidade de atenção

Se o seu animalzinho está se sentindo sozinho, ele pode usar as lambidas para chamar e sua atenção. O animal acredita que essa é uma maneira de atrair o seu interesse e demonstrar reciprocidade.


Lembre-se que ele precisa ter uma rotina bem estabelecida, fazer passeios, receber atenção, brincar e interagir com seus humanos, isso faz toda a diferença para a saúde física e mental dos cachorros.


5. Curar feridas

Ao identificar que você está com uma ferida, o cão pode tentar se aproximar para lamber o local. Eles fazem isso, pois querem tentar compreender o que aconteceu e buscar meios de ajudá-lo. Não esqueça que você é parte da matilha e por isso cão vai querer cuidar de você.


Quando tem coceiras ou até mesmo machucados, os cães também costumam morder e lamber a si próprios. Se o seu animal estiver se coçando ou se lambendo excessivamente, é necessário agendar uma consulta com o veterinário.


E não esqueça de manter uma rotina de higiene, vacinação e vermifugação do seu cachorro. Assim você garante a saúde, segurança e lambidas à vontade!


Como você pôde ver, há diversas para o animal ter esse comportamento. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre por que o cachorro lambe as pessoas e ampliado os seus conhecimentos sobre o seu melhor amigo.


Entenda os gestos de seu mascote

 

– Quando seu pet coloca o rabo no meio das pernas, ele está com medo. Melhor ter cautela: uma aproximação brusca pode deixar o animal agressivo

 

– Se o cão anda com as costas arrepiadas e abana só a ponta do rabo, esticado para cima, quer intimidar um oponente. Ou uma pessoa vista como uma ameaça

 

– Ao virar de barriga para cima, o animal se coloca em uma posição bastante vulnerável. Na língua dos cachorros, isso é uma demonstração de submissão

 

– Esta é fácil: o gesto de abanar o rabo relaxadamente, com movimentos amplos, significa que o cão está amistoso e confiante


Anúncios Patrocinados

 

– Quando o animal dá a pata, é sinal de que ele confia em você e quer alguma coisa. É um hábito comum principalmente nos filhotes de cachorro

 

– Um cão rodopiante pode estar se preparando para deitar. Mas também pode querer avisar que, em breve, seu chão estará cheio de fezes ou urina

 

– Mostrar os dentes é uma bravata. O cão exibe as armas, mas não quer briga. Significa algo como: “Saia antes que eu precise mordê-lo”

 

– Um cachorro que pula em cima do dono quer dizer “eu sou quem manda na matilha” – no caso, os moradores da casa, sejam eles cães ou humanos

Comentários