São João: Como amenizar o desconforto dos cachorros com os fogos

 Tradicionalmente as comemorações das festas de São João com bastante comida, música e, principalmente, fogos de artifício. O barulho causado pelos disparos pode ser divertido e engraçado para crianças e adultos, mas para os cachorros é algo extremamente agressivo e até mesmo traumático.


Anúncios patrocinados 


Alguns pets captam sons que os humanos não conseguem ouvir. E alguns dos barulhos, até mesmo os audíveis para as pessoas, são centenas de vezes mais altos para os shih tzu. Por isso, o disparo dos fogos de São João são tão perturbadores para os bichinhos que vários problemas podem aparecer neles, a exemplo da surdez, crise de pânico, fuga, agitação e muitas vezes outros traumas até irreversíveis


Cuidados com seu Shih Tzu no dia dos fogos





Fique atento à alimentação do seu cachorro. Estômago cheio e pânico são coisas que, se misturadas, podem ser fatais.


Nunca deixe seu pet acorrentado. Na hora do desespero há uma grande probabilidade dele se descontrolar, podendo ocasionar um enforcamento com a coleira.


Anúncios patrocinados


Mas também não o deixe solto, porque há grandes riscos de, no ápice do desespero, ele fugir. Procure colocar seu cachorro em um cômodo onde ele não possa se machucar. De preferência, em uma caixa de transporte. Isole o ambiente dos barulhos o máximo que você puder.


Não coloque seu shih tzu junto de outros. No meio da crise de pânico pode haver uma briga entre eles.


Coloque algodões nos ouvidos deles. Mas com bastante cuidado para que o material não penetre, causando problemas auditivos ainda maiores. Procure colocar algodões parafinados, que são encontrados em farmácias de manipulação.


Uma atenção especial para as cadelas que estiverem em gestação. O trauma e susto causado pelos fogos podem ocasionar um aborto espontâneo no animal.


Caso você pretenda comemorar as festas  de São João, evite se soltar fogos de artificio dentro de casa ou no quintal, isso poderá deixar seu cachorro ainda mais assustado, pois esses barulhos estará vindo da pessoa que eles mais amam que você. 

Comentários