Cachorro sente frio? Como identificar e ter cuidados

     Cachorro sente frio? Como identificar e ter cuidados


Inverno chegando, temperaturas baixando e a vontade de ficar debaixo do cobertor aumentando…nesta época do ano, muita gente têm dúvidas em relação aos cuidados com os cães. Afinal, cachorro sente frio ou não? A pelagem é o bastante ou devemos fazer alguma coisa para mantê-los quentinhos e confortáveis? É o que vamos te explicar nesta matéria.


Anúncios Patrocinados 


Por mais que pareça óbvio para muita gente, essa é uma dúvida bastante comum entre os tutores. Por isso, é importante saber se o cachorro passa frio e o que fazer para esquentá-lo durante esse inverno.





Cachorro sente frio?

Sim, cachorro sente frio assim como nós humanos, mas não da mesma forma que a gente. Isso porque algumas raças são mais sensíveis às baixas temperaturas do que outras. Por exemplo, um Husky Siberiano, devido à pelagem espessa feita especialmente para resistir ao frio, é mais resistente que um Pinscher, uma raça de pelo curto nada adaptada a condições tão adversas.


Dessa forma, devemos deixar claro que quanto mais pelos um cachorro tiver, maior será a resistência dele ao frio. Isso significa que os cães de pelos curtos ou até mesmo os pelados precisam de uma atenção especial durante o inverno.


Além da densidade da pelagem, que ajuda a controlar o calor, a gordura corporal também é um fator que contribui para o cachorro ser mais resistente ao frio. Ou seja, os cães magros e com pelos mais curtos e menos densos são os que mais sofrem.

 Por isso não recomendamos fazer tosa em pet de pelos longos durantes o inverno, esses cachorros como: Shih Tzu, lhasa apso, pequinês entre outros, não devem ser feita as tosas durante as épocas frias do ano.


Raças de cachorro que mais sentem frio:


Chihuahua

Pinscher

Greyhound

Whippet

Galgo italiano

Dachshund

Braco Alemão de Pelo Curto

Shih Tzu

lhasa apso

pequinês

Boxer

Boston Terrier

Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)


Como sabemos que o cachorro está frio?

Obviamente seu pet não vai chegar até você e pedir uma blusa de moletom. Por isso, é preciso se atentar a alguns sinais para saber se o seu cachorro sente frio. Como:


Anúncios Patrocinados 


Tremedeira

Passar muito tempo deitado e encolhido

Dormir mais que o habitual

Respiração e movimentos mais lentos que o normal

Letargia

Busca por abrigos e locais mais isolados

Querer ficar próximo de pessoas e outros animais

Percebeu que os sinais de que um cachorro sente frio são bem parecidos com os nossos? Mas, além disso, podemos ter uma ideia de como está o corpo do pet tocando a ponta das orelhas ou coxins (as almofadinhas das patas). Se essas partes estiverem geladas, corra e pegue um cobertor ou roupinha para ele!


Qual temperatura os cachorros em geral sentem frio?

A temperatura corporal média dos cães é de 39 graus. Dessa forma, quando ela está  abaixo disso, eles buscam algumas maneiras de se esquentar (como deitar e se encolher ou tremer). Porém, caso ainda sintam frio, eles podem ter problemas de saúde como “gripe” e pneumonia, por exemplo.


 Como proteger os cães do frio nesse inverno?

A primeira dica de como proteger o cachorro do frio é: ofereça um local quentinho e confortável para ele dormir. 

Além disso, utilizar roupa para cachorro também é uma excelente forma de protegê-lo do frio, principalmente se o seu pet for de pelo curto. O ideal é acostumá-lo desde cedo a usar o acessório para que não estranhe ou fique incomodado. 


Anúncios Patrocinados 


Agora, se o seu cão fica dentro de casa a maior parte do tempo, você deve oferecer uma caminha para cachorro e até um cobertor ou edredom para ele se manter ainda mais aquecido.


Outros cuidados com seu pet no inverno


Reduzir a frequência de banhos

Banhá-los com água morna

Reduzir a quantidade de tosas

Passeios em locais fechados ou, se possível, vesti-lo com uma roupinha para cachorro para sair de casa.

Comentários