Doença do carrapato: sintomas e tratamento

           Doença do carrapato: sintomas e tratamento


 Os sintomas da doença do carrapato não passam despercebidos nunca. Essa é uma das enfermidades mais conhecidas entre os pais de cães e também uma das mais perigosas para os animais. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea do cãozinho e os sintomas variam de acordo com o grau da doença, por isso todo cuidado é pouco.


Anúncios Patrocinados


A doença do carrapato pode causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do seu cachorro.


O que é a doença do carrapato?

Os cachorro costuma ser um dos hospedeiros favoritos do carrapato e, quando ocorre uma infestação, são altas as chances de algum parasita transmitir a temida doença do carrapato. Mas do que se trata essa enfermidade, afinal?





A médica veterinária Rebeca Albuquerque explica: “A doença do carrapato em cachorro é o nome popular dado a hemoparasitoses causadas por bactérias e protozoários. Tem como vetor o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus) que através de sua picada invade a corrente sanguínea dos cães parasitando diferentes células destes animais”. As apresentações mais comuns das doenças do carrapato são:


Erliquiose: causada pela bactéria Ehrlichia Canis, que parasita monócitos, granulócitos e plaquetas;


Anúncios Patrocinados


Babesiose canina: causada pelo protozoário Babesia Canis, que invade e destrói os reticulócitos de seu hospedeiro.


 A doença do carrapato pega em humanos?

É sempre bom lembrar que o carrapato do cachorro pega em humanos, mas isso não significa que a doença do carrapato é contagiosa. Se o seu pet estiver doente, você não vai adoecer só de ter contato com ele. No entanto, os humanos podem, sim, pegar carrapato de cachorro - e é o contato com o carrapato transmissor da doença que pode te fazer ficar doente, principalmente o carrapato estrela. Então se você tem dúvida se cachorro com doença do carrapato passa para humanos, a resposta é não, mas é importante combater os parasitas imediatamente para evitar que eles possam te infectar.


Confira os sintomas da doença do carrapato?

Se você já ouviu falar da doença do carrapato, sintomas certamente devem ser uma das suas maiores preocupações. O que poucas pessoas sabem é que os sinais clínicos vão depender da doença que foi transmitida para o animal, mas há sintomas em comum entre os dois quadros. De acordo com Rebeca Albuquerque, os principais sintomas da doença do carrapato em cachorro encontrados em suas duas apresentações são:


febre

apatia


Anúncios Patrocinados


anorexia

perda de peso


Na Babesiose, dependendo do grau de destruição dos eritrócitos, o animal pode apresentar coloração amarelada da pele e/ou mucosas, também conhecida como icterícia em cães. Por outro lado, quando é a erliquiose a doença do carrapato em cachorro, sintomas incluem:


> distúrbios da coagulação, como manchas vermelhas espalhadas pelo corpo e sangramento nasal

> alterações oftalmológicas

> alterações neurológicas (menos comum)


 Vacinas para doença do carrapato previne a infestação? 

Não existe vacina para cachorro contra hemoparasitoses. “Medidas que controlam a proliferação destes ectoparasitas são a melhor forma de prevenir que o cachorro contraia a doença do carrapato. Para isso, medidas profiláticas devem ser tomadas tanto para evitar infestações de carrapatos diretamente nos cães, quanto no ambiente doméstico. Os ovos dos carrapatos podem alojar-se em todos os lugares que o animal tem acesso, de mobílias e pisos a caminhas e roupinhas. Desta forma, para evitar a doença do carrapato, cachorro deve viver em um ambiente limpo e os utensílios do animal devem ser sempre higienizados.”


Doença do carrapato tem cura?


A doença do carrapato em cachorro sempre deixa os tutores preocupados, e uma das maiores dúvidas é se o problema é curável ou não. A resposta é positiva! É o que explica a veterinária: “Sim, a doença do carrapato tem cura. Quanto antes o animal for diagnosticado, maior as chances de cura da doença do carrapato. O recomendado é agir rapidamente e levar o animal ao veterinário logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.”


A doença do carrapato tem cura, e o tratamento vai variar de acordo com o tipo de microorganismo causador, com a fase da doença e com as alterações laboratoriais encontradas. “Por esse motivo, é de extrema importância que o animal seja levado ao veterinário logo que surgirem as primeiras manifestações. No geral, o tratamento se baseia no uso de antibióticos específicos e controle de ectoparasitas para evitar reinfecções

Comentários