O que há por trás das lágrimas ácidas

Os shih tzu são muito vulneráveis a essa condição incomum. É importante que você consulte o seu veterinário se o seu cão tiver manchas de lágrimas, pois isso pode ser um sintoma de um sério problema de saúde ocular.


Anúncios 


As manchas de lágrima ocorrem como resultado da produção de porfirina. Porfirinas são produtos residuais que ocorrem a partir da quebra de células vermelhas do sangue no corpo do animal.





Essas moléculas naturais deixam o corpo como outros resíduos sólidos. Eles são excretados através da urina, saliva e lágrimas nos  shih tzu. As manchas de lágrimas são mais visíveis em peles claras. Como moléculas que contêm ferro, as porfirinas causam manchas na face do animal e, como resultado, duram por um longo período de tempo.  Às vezes você pode se perguntar por que as manchas de lágrimas pioram quando esses animais saem. Isso ocorre porque a exposição à luz do sol tende a escurecer as manchas contendo ferro.


No entanto, você deve notar que nem todas as manchas que ocorrem no rosto do seu shih tzu são causadas por porfirinas. É possível que seu animal de estimação tenha desenvolvido uma infecção por fungos em seu rosto, especialmente se as manchas são de cor marrom. Sabe-se que as porfirinas causam manchas que geralmente são cor de ferrugem. Portanto, é importante que você tenha cuidado para não usar um produto destinado a manchas vermelhas para resolver manchas marrons ou vice-versa.


Anúncios


Quando um shih tzu tem uma infecção por fungos, seu rosto começará a cheirar. Esta é uma característica comum com a infecção. No entanto, é importante notar que os animais de estimação também podem ser infectados com uma infecção por fungos secundária e um rosto manchado porfirina, especialmente a partir da pele constantemente úmida. Normalmente, as infecções porfirinas estão ligadas à genética e aos níveis bacterianos inatos, uma vez que certas raças de cães são mais vulneráveis à coloração como os shih tzu.  


No entanto, a ciência ainda precisa averiguar por que alguns cães produzem mais porfirina do que outros.



Por isso que é sempre indicado oferecer ao seu shih tzu alimentos Super Premium raças especifica,  pois vem preparando e balanceados para seu pet.


E são aprovado pela Receita.


Comentários